Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 28/Mar/2012 às 00:31
8
Comentários

Denúncia grave: "Demóstenes e Cachoeira armaram o mensalão por vingança"

Quem diz é o ex-prefeito de Anápolis (GO) Ernani de Paula, que conviveu com ambos. Ele foi amigo do bicheiro e sua mulher Sandra elegeu-se suplente do Senador do DEM em 2002; "Cachoeira Filmou, Policarpo publicou e Demóstenes repercutiu"

maurício marinho mensalão policarpo cachoeira

Cachoeira e Demóstenes teriam fabricado por vingança a primeira denúncia que culminou no mensalão, afirma ex-prefeito

Marco Damiani

O Mensalão, escândalo político que pode ser julgado ainda este ano pelo Supremo Tribunal Federal, acaba de receber novas luzes. Elas partem do empresário Ernani de Paula, ex-prefeito de Anápolis, cidade natal do contraventor Carlinhos Cachoeira e base eleitoral do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

“Estou convicto que Cachoeira e Demóstenes fabricaram a primeira denúncia do mensalão”, disse o ex-prefeito. Para quem não se lembra, trata-se da fita em que um funcionário dos Correios, Maurício Marinho, aparece recebendo uma propina de R$ 5 mil dentro da estatal. A fita foi gravada pelo araponga Jairo Martins e divulgada numa reportagem assinada pelo jornalista Policarpo Júnior. Hoje, sabe-se que Jairo, além de fonte habitual da revista Veja, era remunerado por Cachoeira – ambos estão presos pela Operação Monte Carlo. “O Policarpo vivia lá na Vitapan”, disse Ernani de Paula.

O ingrediente novo na história é a trama que unia três personagens: Cachoeira, Demóstenes e o próprio Ernani. No início do governo Lula, em 2003, o senador Demóstenes era cotado para se tornar Secretário Nacional de Segurança Pública. Teria apenas que mudar de partido, ingressando no PMDB. “Eu era o maior interessado, porque minha ex-mulher se tornaria senadora da República”, diz Ernani de Paula. Cachoeira também era um entusiasta da ideia, porque pretendia nacionalizar o jogo no País – atividade que já explorava livremente em Goiás.

Segundo o ex-prefeito, houve um veto à indicação de Demóstenes. “Acho que partiu do Zé Dirceu”, diz o ex-prefeito. A partir daí, segundo ele, o senador goiano e seu amigo Carlos Cachoeira começaram a articular o troco.

O primeiro disparo foi a fita que derrubou Waldomiro Diniz, ex-assessor de Dirceu, da Casa Civil. A fita também foi gravada por Cachoeira. O segundo, muito mais forte, foi a fita dos Correios, na reportagem de Policarpo Júnior, que desencadeou todo o enredo do Mensalão, em 2005.

Agora, sete anos depois, na operação Monte Carlo, o jornalista de Veja aparece gravado em 200 conversas com o bicheiro Cachoeira (veja aqui), nas quais, supostamente, anteciparia matérias publicadas na revista de maior circulação do País.

Até o presente momento, Veja não se pronunciou sobre as relações de seu redator-chefe com o bicheiro. E, agora, as informações levantadas pelo ex-prefeito Ernani de Paula contribuem para completar o quadro a respeito da proximidade entre um bicheiro, um senador e a maior revista do País. Demonstram que o pano de fundo para essa relação frequente era o interesse de Cachoeira e Demóstenes em colocar um governo contra a parede. Veja foi usada ou fez parte da trama?

Brasil 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Helena Postado em 30/Mar/2012 às 22:02

    E pensar que Demóstenes e a revista VEJA, alias a mídia toda, sempre pregaram faxina, ética. Vamos cobrar. Já foi noticia no JN?

  2. ALTAMIRO Postado em 02/Apr/2012 às 15:37

    SOU A FAVOR DE QUE COBRE E PUNA COM CADEIA PRICIPALMENTE ESTE POLITICO QUE AINDA RECEBIA SALARIO PARA NOS DEFENDER DESSA MARACUTIAS

    • antonio Postado em 01/Mar/2014 às 11:11

      concordo Altamiro !

  3. Osmar T POA Postado em 03/Apr/2012 às 00:59

    Não sei por que, mas vindo da VEJA não me surpreende nada. Há muito tempo esta revista é parcial, moralista de cuecas!

  4. Paulo Wilson Pedrosa Postado em 05/Apr/2012 às 23:25

    Imagem os senhores e o Senador Demóstenes tivesse ingressado no PMDB ou mesmo no PT? Adeus eleições. A Receita Federal e a PF devem fazer um levantamento na vida pregessa do Senador para saber se ele não tem conta fantasma no exterior. Para ser sincero, o caso do mensalão é café pequeno.Este caso está me cheirando até a golpe de Estado. Este molusco tem tentáculos que atingem vários segmentos da sociedade. Muita gente boa vai cair na Canhoeira quando a Caixinha de Pandora for aberta. Inclusive, podem aguardar, os considerados "HONESTOS!"...

  5. Luiz Vinicius Postado em 23/May/2012 às 11:20

    Acho que a revista Veja faz parte da trama. A revista sempre teve um jornalismo ruim, parcial e de direita! Sempre puxou o saco do finado ACM e sua corja!

  6. Azuir ferreira Tavares Filho Postado em 13/Jul/2012 às 16:31

    Causaram um Prejuízo muito grande ao Brasil a Goiás, a Tocantins e a Brasília, Foram exemplo do pior e atingiram todo o Brasil. Em São Paulo vamos ver o Que Paulo Preto e Cerra vão falar da obra do Rodoanel que aumentou em 264 milhões e que por ser autorizado usar material de segunda pode ter comprometido uma grande plataforma que acidentou gravemente. DEMÓSTENES E CACHOEIRA ASSIM FIZERAM O MENSALÃO. Contra Dirceu uma vingança, e nisso puseram-se a agir. Tremenda lambança, e Ministério da Justiça conseguir. Uma Mina Verdadeira, dali conseguiriam a imensidão. Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. Demóstenes do DEM sairia, para bom cargo conseguir Para o PMDB ele entraria, na Justiça é melhor pra agir. Oportunista de Primeira, grande mestre na enganação. Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. Foi uma crise criada, e foi Policarpo quem publicou. Na Veja infâmia danada, que ao PT tanto prejudicou. Uma Quadrilha tranqueira, da calúnia e da insinuação. Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. E toda Mídia colaborou, e fez-se a notícia espetacular. Grande Teatro se montou, Conseguiram a Dirceu cassar. Foi Política ratoeira, contra quem enfrentou a repressão Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. Querem é faturamento, sem nenhuma responsabilidade. Ignoram espaço e tempo, perdem o tino na maldade. Ficam sem eira nem beira, e trocam o pé pela mão. Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. Contam que ninguém esta vendo, só pensam no lucrar. Mais o Povo esta aprendendo, sem a fome faz estudar. Realidade é coisa verdadeira, não é revista ou televisão. Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. O Brasil vive uma beleza, o mundo esta reconhecendo As cartas estão na mesa, e o povo esta tudo sabendo. Chegada a Hora derradeira, será mostrada na eleição. Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. Tem perna curta a mentira, e vai em frente a História. A Vida na verdade se inspira, o povo tem sua memória. Enganar é fazer besteira, sempre vem a hora da razão. Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. Não vai reescrever o passado, nem nosso Futuro mudar. O fato imundo desmoralizado, faz a essa Mídia condenar. Coisa de gente traiçoeira, à ocultar nossa transformação. Demóstenes E Cachoeira, Assim Fizeram O Mensalão. Azuir e Turmas: do Social da Unicamp, Campinas, SP, Amigos de Rocha Miranda, Rio de Janeiro, RJ e de Amigos de Mosqueiro, Belém , PA.