Luis Soares
Colunista
Compartilhar
PSDB 27/Feb/2012 às 18:39
13
Comentários

Folha de S. Paulo vibra com ingresso de José Serra à disputa pela prefeitura

No seu entusiasmo, a Folha cai no ridículo. Ela afirma que “até aqui, a pré-campanha só ofereceu um espetáculo de oportunismo”. A entrada de José Serra no páreo alteraria este cenário, possibilitando o surgimento de “novas idéias”

Serra Folha Prefeitura SPNenhum dos postulantes à prefeitura da capital paulista recebeu da Folha de S.Paulo uma saudação de boas-vindas tão vibrante como o tucano Serra. Em seu editorial de hoje (27), o jornal da famiglia Frias decreta: “O retorno de José Serra (PSDB) ao páreo das pré-candidaturas para a prefeitura de São Paulo contribui para devolver certa racionalidade à política na maior cidade do país”.

A Folha andava preocupada com as divisões no bloco neoliberal-conservador. Agora, porém, ela está mais aliviada com a “viravolta paulistana” – conforme o efusivo título do editorial. Segundo o jornal, as prévias do PSDB caminham para um desfecho tranqüilo – só mesmo os “palhaços” acreditaram na sua seriedade – e o pragmático Gilberto Kassab retornou ao campo da “racionalidade”.

“Novas idéias” para São Paulo?

O jornalão deveria, inclusive, agradecer ao prefeito. Afinal, como reconhece, ele foi decisivo neste processo. “Premido pela ameaça de desgarre do afilhado Gilberto Kassab e seu recém-criado PSD, ambos ansiosos para cair nos braços governistas do PT, o tucano encontrou forças para romper a hesitação que o excesso de cálculo político e o personalismo transformaram em sua marca”.

Leia mais

Tentando preservar seu falso ecletismo, que ainda engana muita gente, a Folha justifica o seu entusiasmo com a “viravolta” sob o argumento de que Serra ajudará no debate sobre os reais problemas da capital paulista. Ela só não diz que o tucano e a sua cria administram a cidade há quase oito anos – isso sem contar a desastrosa gestão de Celso Pitta, na qual Gilberto Kassab também participou.

O espetáculo do oportunismo

Neste período, os problemas da cidade só se agravaram. A própria Folha sabe disto. “O trânsito paulistano continua um inferno, as enchentes retornam a cada ano, as filas de espera para atendimento de saúde se medem em semanas ou meses e milhares de crianças permanecem sem creches”. Ela só não diz quem são os responsáveis por toda esta desgraceira! É o velho esquema da blindagem.

No seu entusiasmo, a Folha cai no ridículo. Ela afirma que “até aqui, a pré-campanha só ofereceu um espetáculo de oportunismo”. A entrada de José Serra no páreo alteraria este cenário, possibilitando o surgimento de “novas idéias”. Mas o próprio Serra já confessou que a eleição paulista representa para ele um “enterro”. O que de novo ele teria a apresentar?

José Serra bem que podia assinar um novo “termo de compromisso” com a Folha prometendo, caso seja eleito, não abandonar a prefeitura de São Paulo. Ambos ficariam com a marca da mentira e da total falta de racionalidade!

Altamiro Borges

Recomendados para você

Comentários

  1. Jânio Pires Postado em 28/Feb/2012 às 00:00

    José Serra ao estilo JQ, conseguiu roubar a cena nas principais manchetes no dia de hoje, a mídia deu destaque ao anúncio de sua manifestação em disputar as primárias em seu partido o PSDB, para concorrer à Prefeitura de São Paulo. Ultimamente os destaques tem sido assuntos que não possuem muito confiabilidade, Lindemberg Alves, 98 anos? Ficha Limpa passa a valer já este ano? Tiago Faria cometeu crime inafiançável? José Serra participa democraticamente e em pé de igualdade das prévias do PSDB? Só acredito vendo!

  2. selma pereira Postado em 28/Feb/2012 às 06:01

    Acho que São Paulo não pode passar pelas mãos de um inesperiente que foi incapaz de administrar um item da educação. Ninguem merece Haddad.

  3. Simone Postado em 28/Feb/2012 às 09:40

    Ufa! Ainda bem que Serra vai concorrer! Adeus Haddad!

  4. AVS Postado em 28/Feb/2012 às 14:34

    Altamiro, Gostei muito da forma como tratou do tema! Engraçado é como agente ainda fica indignado com isso, já são coisas tão esperadas, incluindo aí a cara-de-pau, de Serra. Contudo, acredito que o Prefeito (Serra), já está mais que eleito. Enquanto não existir à FIDELIDADE "MANDATÁRIA" nós veremos políticos como José Serra, ganhando e saindo...todas às eleições!!!

  5. Leandro Postado em 07/Mar/2012 às 13:19

    É engraçado como tem idiotas que acreditam no PSDB já está a mais de uma década no estado e a prefeitura está à 8 anos com o Kassab. a cidade está indo para o buraco, por que tanto serra, como Alckimin e kassab são de partidos que defende os propósitos da elite de grande empresários. A educação está totalmente sucateada, professores cada vez mais desvalorizados, a saúde está abandonada, nos hospitais da zona leste, não tem clinico geral a meses fora outros especialistas. A midia não dilvuga o quanto de pessoas que esses politicos matam por dia, deveriam está presos e sem direitos políticos e recebendo um salário mínimo e pegando transporte público para ver o que é bom.

  6. Notáveis Sabêres Postado em 24/Mar/2012 às 18:22

    SANTO DIO! Candidato de novo, até concordo, se, e somente se, respeitarem a saúde e credibilidade do cabeça de ovo. Pois, sabemos que sua saúde é fragil. Portanto, nada de atirar bolinha de papel, pois, é cruel, cruel, cruel. Cada um tem as suas fraquezas, né? Me prometam não tocar na operação SINAL FECHADO DA PF NO RN, sobre a inspeão veicular que renderia um bilhão e alguma coisa no governo de Vilma de Farias e que Serra e Kassab pediram copia pra implantar em Sao Paulo. Adios, sai da frente Hitler, Mussolini e cia.

  7. Camiko Reis Postado em 03/Apr/2012 às 07:47

    Acho impressionante como ainda tem gente que defende o PSDB, isso sim é ignorância

  8. SONIA SOUZA Postado em 07/Apr/2012 às 14:47

    SP tem que serrar o haddad do kit gay e do vazamentoi do ENEM aí o prejuizo aos cofre públicos são assustador!! PT É UMA VERDADEIRA TRAGEDIA GREGA em pleno Brasil do Século XX!!

  9. Henrique Postado em 14/May/2012 às 23:16

    O Sr Enganador/da Atômica Bolinha de Papel/dos Estados Unidos do Brasil foi o que mais 'doou' dinheiro público para folha e outros, em nome da educação(?) O jornalismo(?) da folha depende do dinheiro do tesouro paulista? O paulista ainda tem que pagar por sua lavagem cerebral

  10. Henrique Postado em 14/May/2012 às 23:20

    No Brasil, exceto SP, de 2000 a 2010 (CAPES): - nº de concluintes do ensino médio aumentou em 134 mil; - em SP: queda de 196 mil.

  11. Henrique Postado em 14/May/2012 às 23:22

    Dados do SAEB: - desde 1995, a proficiência dos jovens do Estado de SP nos exames nacionais caiu dramaticamente.

  12. Henrique Postado em 14/May/2012 às 23:25

    A renda per capita de SP é superior ao Chile, México e Uruguai, mas no Teste Internacional PISA, o Estado de SP ficou atrás de todos

  13. Henrique Postado em 14/May/2012 às 23:30

    Após 18 anos da mesmice burra do PSDB/SP, o gov/SP lançou um plano para recuperar o atraso, COM METAS PARA 2030! Nossa! Competência pouca é bobagem. ... Simon Bolívar tinha razão: "Um povo ignorante é o instrumento cego da sua própria destruição." ... Mas não existe alienação tão duradoura que o homem não possa lutar contra ela. Um dia SP acorda!