Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 02/Jan/2012 às 18:20
53
Comentários

Garoto negro é expulso de restaurante por ser confundido como mendigo

Com a arrogância típica de ignorantes, o gerente admitiu que teria sido ele mesmo o autor de tal atitude racista

garoto negro racismo preconceito brasil
Negar o racismo no Brasil é se esquivar do problema

Mário Sérgio, Luis Nassif Online

Neste final de ano pude testemunhar e viver a vergonha dessa praga do rascismo aqui em nossa multicultural São Paulo. E com pessoas próximas e queridas. Não dá para ficar calado e deixar apenas o inquérito policial que abrimos tomar conta dos desdobramentos desse episódio lamentável e sórdido.

Na sexta feira, 30, nossos primos, espanhóis, e seu pequeno filho de 6 anos foram a um restaurante, no bairro Paraíso (ironia?) para almoçar. O garoto quis esperar na mesa, sentado, enquanto os pais faziam os pratos no buffet, a alguns metros de distância. A mãe, entre uma colherada e outra, olhava para o pequeno que esperava na mesa. De repente, ao olhar de novo, o menino não mais estava lá. Tinha sumido.

Preocupada, deixou tudo e passou a procurá-lo ao redor. Ao perguntar aos outros frequentadores, soube que o menino havia sido retirado do restaurante por um funcionário de lá. Desesperada, foi para a rua e encontrou-o encolhido e chorando num canto. Perguntado (em catalão, sua língua) disse que “o senhor pegou-me pelo braço e me jogou aqui fora“.

LEIA TAMBÉM:

Olhos Azuis, a dor do preconceito
Estagiária negra é forçada a alisar cabelo para ‘preservar boa aparência’

O casal e a criança voltaram para o apartamento de minha sogra e contaram o ocorrido. Minha sogra que é freguesa do restaurante, revoltada, voltou com eles para lá. Depois de tergiversações, tentativas de uma funcinária em pôr panos quentes, enfim o tal sujeito (gerente?) identificou-se e com a arrogância típica de ignorantes, disse que teria sido ele mesmo a cometer o descalabro. Mas era um engano, mas plenamente justificável porque crianças pedintes da feira costumavam pedir coisas lá e incomodar. E que ele era bom e até os alimentava de vez em quando. Nem sequer pediu desculpas terminando por dizer que se eles quisessem se queixar que fossem à delegacia.

Minha sogra ligou-me e, de fato, fomos à delegacia do bairro e fizemos boletim de ocorrência. O atendimento da delegada de plantão foi digno e correto. Lavrou o BO e abriu inquérito. Terminou pedindo desculpas e que meus primos não levem uma impressão ruim do Brasil.

Em tempo: o filho de 6 anos é negro. Em um e-mail (ainda não respondido pelo restaurante Nonno Paolo) pergunto qual teria sido a atitude se o menino fosse um loirinho de olhos azuis.

Recomendados para você

Comentários

  1. BLOGDOED Postado em 02/Jan/2012 às 19:14

    FALTA VC DIZER QUAL É O NOME DO RESTAURANTE PARA QUE ESPALHEMOS O NOME PELA NET E INICIEMOS UM BOITCOTE!!!

  2. Adriano C. Tardoque Postado em 02/Jan/2012 às 19:44

    Vejam os efeitos do caso no profile do restaurante no Facebook:
    http://www.facebook.com/pages/Nonno-Paolo-Pizzaria-e-Restaurante/209912332358070

  3. Saci Postado em 02/Jan/2012 às 20:18

    acho justo... qual o nome do restaurante?

  4. Pastor Carlos Postado em 02/Jan/2012 às 21:17

    Pq faz um comentário destes e nãodivulga o Restaurante?Faça me um favor viu....será mesmo que é verdade isso?

  5. lu Postado em 02/Jan/2012 às 21:27

    cadeia é pouco pra gente ignorante e digo mais criminosa tbm, apoio literalmente em número gênero e grau, boicote a esse reataurante, esse caso tem que pra mídia pra fazer um estrago.

  6. Elisa Maria Postado em 02/Jan/2012 às 21:42

    O nome está no texto. Ontem já se falava sobre isso aqui e meus amigos lembravam que passamos por algo similar.
    O mesmo aconteceu aqui no Rio, em fevereiro passado com minhas sobrinhas, na festa de aniversário (!) de uma delas. Foi no quiosque OX, na praia de Copacabana. A dor dessa agressão a gente não esquece. Cadeia neles.

  7. Carla Motta Postado em 02/Jan/2012 às 22:14

    http://www.facebook.com/#!/pages/Nonno-Paolo-Pizzaria-e-Restaurante/209912332358070

    Nonno Paollo Pizzaria e Restaurante. Esse local precisa ser boicotado!

  8. tania Postado em 02/Jan/2012 às 23:02

    Aonde fica esse restaurante? Endereço é recomendável. A internet é ótima tanto pra apoiar como pra acabar com essas coisas. Em relação à uma pergunta acima, não. Se o garoto fosse lourinho, de olhos azuis, a não ser que estivesse imundo, completamente rasgado, haveria uma preoccupação de tirar o garoto dali mas não sem antes procurar pelos pais, é claro.

  9. Mih Postado em 02/Jan/2012 às 23:33

    O POVO QUE NÃO SABE LER!!! É O NONNO PAOLLO!!!

    QUE ABSURDO ESSA ATITUDE DESSE GERENTE DE M.E.R.D.A

  10. paulinho Postado em 03/Jan/2012 às 00:31

    nossa!! como que pode num pais com tanta beleza acontecer esses absurdos!!
    que acontecem aqui, poxa a pessoa tem que ter pelo menos um bom censo e pensar duas vezes ao fazer tal brutalidade!! se é q posso falar isto!!
    devo imaginar, como essa familia deve ter passado tal vergonha sobre esse assunto, é puro ignorantismo!! essa pessoa que feiz isso naum deve ter familia não!!!

  11. Gabriel Vince Postado em 03/Jan/2012 às 00:31

    Ah... o problema é ter confundido com mendigo ... porque preconceito de classe pode

  12. Batata Postado em 03/Jan/2012 às 00:46

    O nome do restaurante está no texto... me espantei com a burrice de quem perguntou, mas aí vi que o site é para petistas e entendi tudo. Petista só lê manchete, cartilha, cartaz de protesto e o twitter do Nassif. Ler um texto de 5 parágrafos é muito complicado para eleitores da Dilma.

    Quanto ao tema em questão, é um absurdo esse tipo de comportamento. Racista tem que ir para a cadeia. O restaurante também deveria receber uma séria punição, pois os empregados são escolhidos pela empresa e, portanto, são de sua responsabilidade.

  13. Ana Patrícia Postado em 03/Jan/2012 às 00:58

    Atacar para defender! Grande defesa Sr. Batata! Discutimos uma situação, e usa como escudo a ignorância de suas palavras em relação aos petistas. E ainda quer falar sobre 'absurdos'???

  14. Fopha Postado em 03/Jan/2012 às 06:33

    O nome do restaurante é: NONO PAOLO

    O nome do gerente é: JOSÉ EDUARDO FERNANDES NETO

    [email protected]

    R. Abílio Soares, 830/836, Paraíso - São Paulo - SP
    Fone: (11) 3884 0306 / 3884 2304 / 3559 8778

    NOVA página no Facebook (a antiga foi deletada pelo proprietário, após o ocorrido):
    https://www.facebook.com/pages/Nono-Paolo-Pizzaria-e-Choperia/199637016740411

    REPORTAGEM EXIBIDA ONTEM:
    http://g1.globo.com/videos/jornal-da-globo/t/edicoes/v/crianca-teria-sido-vitima-de-racismo-em-restaurante-de-sao-paulo/1752418/

  15. REINALDO Postado em 03/Jan/2012 às 08:54

    Este cara da sorte que nao e um primo ou um filho meu prq se nao ele tava fudido , iria faze-lo vira um ser humano a base de porrada .
    Ignorante !!!

  16. XKID Postado em 03/Jan/2012 às 10:33

    RACISMO HAHAHAHA ESTE PAIS DE HIPOCRITAS TODOS SABEM DESTA VERGONHA LOGO EM UM PAIS MULTIRACIAL VEM COM ESTE PAPO FAÇA UM TESTE PENSE QUE SUA FILHA LOIRINHA CRIADA SOBRE MUITO CARINHO E ATENÇÃO QUASE UMA BONECA CRESCE E APRESENTA SEU PRIMEIRO NAMORADO AQUELE QUE FOI GENTIL QUE NA MESA DO JANTAR COMENTOU COM SEU PAI E MÃE O PAI FALA TRAGA O RAPAZ PARA CONHECERMOS NO CHURRASCO DE DOMINGO ATÉ SUA AVÓ ESTARÁ A MENINA MUITO FELIZ FALA PARA SEU NAMORADO CARINHOSO E GENTIL ACEITA........... QUER SABER O RESULTADO PENSE NISSO SE DESEJARIAS ISSO PARA SUA FILHA HÁ SOU NEGRO E SEI COMO FUNCIONA MAS HJ JA NÃO DOU BOLA TENHO ARTIFICIOS MAIS LOUVAVEIS DO QUE DIZER UM PALAVRÃO OU UM MURRO NA CARA FICA A DICA

  17. Ru Pianta Postado em 03/Jan/2012 às 10:34

    assisti a reportagem hj no Bom Dia Brasil e realmente é lamentável o q ocorreu, sem justificativa e vergonhoso!!!!!

  18. XKID Postado em 03/Jan/2012 às 10:36

    DESCULPE-ME PELA POSTAGEM ANTERIOR,PELOS ERROS DE GRAFÍA POIS NÃO CORRIGI ANTES DE POSTAR.

  19. Sidney Postado em 03/Jan/2012 às 10:38

    O que eu acho engraçado e ver pessoas indignadas com o fato, isso é corriqueiro em nosso pais e não é somente em restaurante, observe na rua diariamente quando uma criança (pode ser qualquer cor) pede uma esmola em um farol, você observa a pessoas balançar a cabeça "NÃO" e sair com o carro, nós morramos num pais racista e não somente pela côr da pessoa, pessoas Gordas, Feias, mal vestida em sí, agora caso seja "BONITA" ou bem "VESTIDA" pode ser até uma má pessoa que é bem recebida, infelizmente.

  20. PlinioFRSampaio Postado em 03/Jan/2012 às 12:04

    é verdade sim, passou até na TV. Infelizmente, se o nome do restaurante for divulgado, o dono do blog pode ser processado ou algo do tipo. Mas quem quiser saber mais, clica aqui! http://goo.gl/4ukvG

  21. dj volla Postado em 03/Jan/2012 às 13:37

    Cara infelizmente, estamos no pais capitalista onde o dinheiro impera, mas um dia tudo isso vai ser revisto, sei que não devemos ficar calado temos gritar para o mundo, que tbm somos filhos de Deus, Deus na sua plenitude de justiça julgara conforme nossas obras, todos os joelhos dobraram diante dele, não adianta, isso e fato, pode passar o tempo mas a justiça virah, sendo do Homem ou de Deus mas vira..

  22. ANDRE Postado em 03/Jan/2012 às 14:44

    Essa porcaria não teria acontecido se fosse um louro de olhos azuis,ai esse gerente de bosta não teria agido assim,sou negro e sei o que é ser mal atendido,em qualquer destas porcarias de restaurantes.

  23. paolatina Postado em 03/Jan/2012 às 14:53

    Site deles já está fora do ar. Muitas pessoas que conheço mandaram mensagens de repúdio pelo site. Eles excluíram a página no Facebook. É muita falta de dignidade.

  24. Maria Xavier Postado em 03/Jan/2012 às 15:07

    Aiaiai a tênue linha entre justiça e barbárie.

    "Em coro, juntamente até com o novelista da tevê, vamos às redes sociais com tridentes, escopetas, facas nos dentes para pedir justiça. Não a justiça resultante de anos de evolução, com processo, direito de defesa, ressocialização, espaço para o arrependimento, ação corretiva. Mas a justiça dos antepassados, que expurgavam os pontos fora da curva com apedrejamento e sangue.

    Na era virtual, não basta cobrar justiça. É preciso expor a agressora, mostrar a cara, o número do celular, o endereço e o aviso: procura-se viva ou morta. Se amanhã ela for presa, processada e punida, não sentiremos a menor saciedade. Sangue se paga com sangue, e é assim desde que homens e animais engatinhavam juntos nos tempos áureos". PICHONELLI
    (http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-era-dos-homo-facers/?autor=394)

  25. por um mundo melhor Postado em 03/Jan/2012 às 15:26

    O BRASIL É TOTALMENTE HIPÓCRITA, ONDE OS MAIORES RACISTAS SÃO OS NEGROS. ONDE VC ACHA UM NEGRO NAMORANDO OU CASADO COM UMA NEGRA? PELO CONTRÁRIO NEGRO QUE É NEGRO TEM VERGONHA DE SUA PRÓPRIA RAÇA E SÓ SE MISTURA COM BRANCAS. DAQUI À ALGUNS ANOS NÃO EXISTIRÁ MAIS A RAÇA NEGRA, PORQUE OS PRÓPRIOS NEGROS JÁ ESTÃO EXTINGUINDO. SE A RAÇA NEGRA SE UNISSE COMO OS JAPONESES TALVEZ NÃO PRECISARIAMOS PRESENCIAR TAIS ATITUDES BRASILEIRAS.

  26. Grupo Teatral Palavra Viva Postado em 03/Jan/2012 às 17:27

    Bando de idiotas aí acima viu, vocês que pedem o nome do restaurante realmente leram o texto? O nome ta no corpo do texto! Faça-me o favor!

  27. lu Postado em 03/Jan/2012 às 17:37

    Caro senhor ou Sra por um mundo melhor; acredito que teria sido melhor não se pronunciar,percebo que pelo teor de sua declaração deve ser mais um racista retrógrado, se o objetivo é desmobilizar as idéias e posições que estão circulando na net,aviso vai perder seu tempo e digo mais se a pretenção desse comentário sem a menor relevância é defender a atitude do estabelecimento então crie um blog, para defender suas idéias, porque do contrário será uma das poucas pessoas a defender esse absurdo.

  28. Luis Soares Postado em 03/Jan/2012 às 18:19

    Pessoal, o nome do estabelecimento consta no último parágrafo do texto, como já alertaram alguns colegas, e que ainda colocaram informações adicionais como o profile do restaurante no facebook.

    O racismo por si só já estimula qualquer iniciativa em contrário, então prefiro acreditar que estamos todos do mesmo lado.

  29. industria do bem Postado em 03/Jan/2012 às 18:43

    Infelizmente isso é uma coisa mantida, um pais como o Brasil construído por negros existir este crime, o ser Humano ainda busca ser melhor do que o outro e o pior acaba destruindo a vida de uma outra pessoa ..

    Lamento, espero que o garoto se recupere deste trauma...

  30. paolatina Postado em 03/Jan/2012 às 20:03

    Vai rolar um panelaço em solidariedade à família em frente do restaurante! Será no sábado, dia 07, às 15h.
    http://www.facebook.com/events/210083792412625/

  31. ROBERTO CARLOS COVER RECIFE Postado em 03/Jan/2012 às 20:22

    a maior vergonha é saber que todos os dias acontece essas coisas, e em todos os lugares, mas infelizmente o nosso país é um país de jeitinhos, de propinas, conhecidos como "cala bocas" a "Lei" existe mas infelizmente não é cumprida. E só é rigorosa com aqueles menos favorecidos. Exemplo est´´a na "Lei Seca" se beber não dirija, mas todos os dias pessoas são atropeladas bebuns ao volante. Viva o Brasil....

  32. luis antonio sant'anna Postado em 04/Jan/2012 às 02:02

    acho que o negro têm que tomar atitudes mais duras em relação a estas coisas, ficar discutindo politicas de cotas e ações afirmativas não têm dado resultado està na hora do negro buscar o seu espaço,cobrar duramente dos nossos representantes negros no congresso e nos unirmos contra estas coisas.

  33. Eva Silvera Rivero Postado em 04/Jan/2012 às 04:10

    soy de origen ESPAÑOL- DINAMARQUE es una verguenza leer una cosa del genero .
    yo que no soporto lo que se ve aqui en ESPAÑA con los ciudadanos que vienen de SUR AMERICA y esa lacra del rasismo tambien esta ahi es una reberenda verguenza .
    si son tan rasista asi no pueden sobre vivir en BRASIL que es un pais multi rasial ahi esta su bellesa por su diversidad de rasas y cultura eso es lo que hace a BRASIL como tierra maravillosa .
    realmente es una pena .
    amo vuestra tierra es y sigo creyendo en el pueblo brasileño donde hay gentes maravillosas .

  34. Negro Rico Postado em 04/Jan/2012 às 09:32

    Acho que a justiça aqui no Brasil ta muito fraca na questão Racismmo e o preconceito Social, se tivessemos penas mais severa teriamos um pouco mais de respeito um pelo outro, acho que a iniciativa tem que partir da justiça porque não vai adiantar fazer justiça com as proprias mão ai você ta sendo errado perante aos olhos da justiça.

  35. Negro Rico Postado em 04/Jan/2012 às 09:36

    Acho a nossa justiça muito fraca em questão racial e social se fosse um pouco mais rigida aconteceria pouco ou não acho que não deveria ter fiança p/ atitudes racista e preconceito social.

  36. wanda costa Postado em 04/Jan/2012 às 11:42

    Gostaria de saber se esta foto é a foto da criança que fui cruelmente retirada do restaurante. no aguardo, Wanda Costa

  37. ITAMAR VANZELLA Postado em 04/Jan/2012 às 11:45

    É ISSO AI É JUSTO E CORRETO QUE O PROPRIETARIO DO RESTAURANTE PAGUE PELO ERRO DO INCOMPETENTE DO GERENTE NÃO É MESMO, "ACHO QUE VC ESTA FAZENDO ISSO ERRADO" NÃO É BOICOTANDO O RESTAURANTE E PREJUDICANDO QUEM NAO TEVE CULPA DO FATO OCORRIDO, SE QUER FAZER ALGO FACA CONTRA O FUNCIONARIO QUE TEVE O COMPORTAMENTE

  38. wanda costa Postado em 04/Jan/2012 às 11:46

    Realmente esta é uma "postura típica de ignorantes", entretanto também acho racista a chamada da Notícia... "Garoto Negro...". Sou totalmente contra, e me revolta movimentos recistas e preconceituosos, creio que todos temos o dever de levantar uma banseira, mas entendo que devemos ter cuidado para não cair no mesmo erro.Gostaria que informasse se esta foto do garoto que esta na reportagem é do próprio, no aguardo, melhores cumprimentos.

  39. Luis Soares Postado em 04/Jan/2012 às 12:47

    Wanda, a foto não é do menino.

    Sobre o título do tópico, não vejo estímulo racista. Ao contrário, a intenção é chamar a atenção para um ato de racismo contra um negro. Fosse um índio, por exemplo, também haveria de ser mencionado na chamada.

  40. LLEO Postado em 04/Jan/2012 às 21:44

    O nome do restaurante é: NONO PAOLO

    O nome do gerente é: JOSÉ EDUARDO FERNANDES NETO

    [email protected]

    R. Abílio Soares, 830/836, Paraíso - São Paulo - SP
    Fone: (11) 3884 0306 / 3884 2304 / 3559 8778

    NOVA página no Facebook (a antiga foi deletada pelo proprietário, após o ocorrido):
    https://www.facebook.com/pages/Nono-Paolo-Pizzaria-e-Choperia/199637016740411

  41. LLEO Postado em 04/Jan/2012 às 22:08

    Vai rolar um panelaço em solidariedade à família em frente do restaurante! Será no sábado, dia 07, às 15h.
    http://www.facebook.com/events/210083792412625/

  42. Gomes Postado em 08/Jan/2012 às 12:18

    Gostaria de ver fechado um lixo desse, com funcionarios sem preparo, arrogantes, se achando o dono do mundo é lamentável que a nossa justiça anda a passos de tartaruga, pois casos como esse a punição teria que ser imediata.Gerente dono enfim punir tds e fechar essa espelunca que se diz restaurante. Como fica a Cara do Brasil, volto afirmar minha revolta e ao mesmo tempo a minha solidariedade ao garoto e a sua família, pois o preconceito ronda varios segmentos da sociedade infelizmente (Velado)

  43. Ana Postado em 15/Jan/2012 às 12:42

    Gente, o nome do restaurante é Nono Paolo Restaurante e Pizzaria.
    E sim, o nome foi divulgado, é só ler melhor lá em cima.

  44. Arari Goncalves Postado em 27/Jan/2012 às 19:19

    Prezados amigos !!!!!!!!!!!!
    Assim como religião devíamos ser proibidos de discutir temas como etnia , raças e classes sociais , o comportamento de cada indivíduo ou um determinado grupo nao pode ser generalizado.Eu abomino a atitude do dono do restaurante em questão , creio que ele deve sim ser processado e responder por um ato tão repugnante , porém me entristece muito quando alguém fala que o próprio negro e racista , sem hipocrisia o negro pode casar com negra , mulata , branca , indiana , loura , indiana ,japonesa ou qualquer que seja a raça , prestem atenção quando achamos que negro só pode casar com negro estamos promovendo a segregação e a intolerancia.

    O negro casa com quem ele bem entender.

    Um grande abraço a todos.

    Obs.nao entro em discussão.

    Apenas comentário.

  45. monique Postado em 02/Mar/2012 às 12:22

    O facebook do restaurante já está no ar novamente!!! O assunto já caiu no esquecimento?????

  46. evelyn Postado em 01/Apr/2012 às 09:18

    Isso é o que o País a sediar a Copa do Mundo tem a oferecer??? Isso é uma vergonha.... Um absurdo essas coisas ainda acontecerem ainda mais em um país que reune tantas culturas quanto o nosso...

  47. Iva Postado em 05/Apr/2012 às 07:14

    Vivemos na Africa e estivemos no Brasil por duas semanas, em Salvador, a dita cidade de maior populaçao negra do país. Acontece que por causa das crianças, perambulamos mais por shopping centers, restaurantes e ficamos "peregrinando" pelos condominios onde moram parentes. Nao vi quase negro nenhum nestes lugares... quer dizer que mesmo na cidade de maior populaçao negra do país, o negro esta relegado às comunidades e periferias...

  48. michelle Postado em 04/Jun/2012 às 22:26

    E complikado e revoltante td isso neh?mas nao eskeçamos ke em todo lugar tem preconceito e racismo,as pessoas sofrem tds os dias,por serem negras,brancas,gordas,deficientes,pobres,ricas e etc.nao ta adiantando nada isso de lei.ke lei?a lei aki nao serve pra nada..ah serve sim,pra prejudicar cidadoes de bem!falta amor ao ser humano isso sim!e outra coisa hj em dia devido a violencia isso aconetece aos montes, so nao e noticiado,eu sou bem branca.entrei numa loja mariza aki na minha cidade e desde ke entrei o segurança me seguiu,olhava com ar desconfiado e fazia sinais para seu pço,como se diz,toma cuidado com essa dai!o racismo e o preconceito ta tao forte ke daki a pouko começa uma guerra civil,ah e quanto a pessoa ke postou ai sobre o brasil,ke na espanha vcs recebem td mundo bem,ke papo furado heim?ai a maioria de vcs sao racistas,ja vi em varios blogs espanhoes dizendo q europa e p europeus.e fora africanos e sul americanos me poupe de tanta hipocrisia!hj em dia tds os paises sao racistas,nao so brasil,espanha,eua,tds sem exceçao!ah proposito,pq sera q mautrataram uma senhora de 70 anos brasileira no aeroporto de madrid?logiko q existe pessoas boa em td lugar,tbm nao sou besta pa generalizar,so gosto ke levem esse assunto mundialmente,nao adianta a gente lutar aki ,e la fora pisarem em nos tbm neh?a vdd eh ..procurar deus e ter mais amor ao proximo,pois do jeito ke ta feia a coisa so deus salvaaaa!abraços

  49. Marcia Postado em 16/Nov/2012 às 13:15

    Alguém sabe o que aconteceu com os responsáveis pelo restaurante?

  50. Luciana Moisés Postado em 20/Feb/2013 às 06:16

    Não sei como é possível se realizar a copa do Mundo num País onde o racisco é visivel aos olhos do mundo. Os Organizadores da Copa do Mundo devem reflectir melhor.

  51. raiane Postado em 18/Mar/2013 às 13:30

    todos somos iguais

  52. adebisi Postado em 26/Nov/2013 às 14:58

    Ta bom pra requentar esta notici, visto que o restaurante age como se nada tivesse acontecido.

  53. Saulo Postado em 28/Feb/2014 às 14:15

    Me lembro bem desta notícia. Fiquei em dúvida quanto à veracidade.Filho adotivo de espanhóis. Nunca apareceu uma foto desta criança. E uma cidade perigosa como São Paulo, como pode uma mãe e um pai deixar a criança sentada na mesa enquanto vai pegar comida. Era para a criança guardar o lugar? Sempre suspeitei que foi armação. Pelo menos é o que eu penso.