Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 29/Dec/2011 às 12:56
8
Comentários

Chávez questiona 'coincidência' de câncer em líderes da esquerda na América Latina

“Fidel sempre me disse: Chávez, tome cuidado, esta gente desenvolveu tecnologias, cuidado com o que come, cuidado com uma pequena agulha e te injetam não sei o quê”

Cristina, Lugo, Lula e Chávez

Cristina, Lugo, Lula e Chávez

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, qualificou nesta quarta-feira (28/12) como “muito estranha” a sucessão de diagnósticos de câncer de vários líderes e ex-presidentes da América Latina e levantou a possibilidade de alguém ter desenvolvido “uma tecnologia para induzir” esta doença.

Em um ato de promoção de militares transmitido em cadeia nacional de rádio e televisão, Chávez inclusive recomendou cuidados extras a Evo Morales, presidente da Bolívia, e Rafael Correa, do Equador.

Leia também

Depois que nesta terça-feira foi divulgado que sua colega argentina, Cristina Kirchner, tem um tumor na glândula tireóide, Chávez, que está se recuperando de um câncer, considerou que “é muito difícil explicar” o que está acontecendo. O venezuelano frisou que não quer “lançar nenhuma acusação temerária“, mas questionou: “Seria estranho que tivessem desenvolvido uma tecnologia para induzir o câncer e ninguém saiba até agora e se descubra isto apenas dentro de 50 anos?”.

Nesse contexto, Chávez lembrou o caso de centenas de guatemaltecos submetidos a experimentos com sífilis por parte dos Estados Unidos nos anos 1940. “Não sei, só deixo a reflexão, mas isto é muito, muito, muito estranho”, sustentou o presidente, que foi operado de um tumor na região pélvica no último dia 20 de junho.

Chávez lembrou que, com o diagnóstico de Cristina, já são vários os líderes da região que passaram por esta situação, como a presidente Dilma Rousseff e seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Paraguai, Fernando Lugo. O venezuelano também mencionou o líder cubano Fidel Castro, que se afastou do poder em 2006 por uma doença não confirmada oficialmente, mas que acredita-se também possa ser câncer.

Leia mais

“Fidel sempre me disse: Chávez, tome cuidado, esta gente desenvolveu tecnologias, cuidado com o que come, cuidado com uma pequena agulha e te injetam não sei o quê”, relatou ao lembrar uma conversa com o cubano. “Em todo caso, repito, eu não estou acusando ninguém, só estou fazendo uso da minha liberdade para refletir e emitir comentários perante fatos muito estranhos e difíceis de explicar”, concluiu.

Fonte: Opera Mundi

Recomendados para você

Comentários

  1. aLaN0165 Postado em 29/Dec/2011 às 23:44

    Perante uma grande ameaça que se ergue enquanto seu poder se reduz à crises econômicas, os EUA precisam de medidas consistentes, que se remetem à mais medieval das táticas: matar o inimigo. Se foi o Tio Sam reponsável por isso, é QUASE impossível dizer, mas que realmente é estranho, é.

  2. Cacos do Cotidiano Postado em 30/Dec/2011 às 17:32

    Dos EUA espero qualquer coisa...

  3. DARIO Postado em 03/Jan/2012 às 11:42

    Eesperem o pior!

  4. Clau Brugnara Postado em 03/Jan/2012 às 13:46

    Já viram o documentário "O veneno está na mesa" do Silvio Tendler? - Estranho é que o governo brasileiro - através de organismos competentes, como os MINISTÉRIO DA SAÚDE, ANVISA, MINISTÉRIO DA AGRICULTURA..ETC.- se finja de morto diante do envenenamento contínuo do meio ambiente e dos brasileiros.

  5. Sidney Postado em 03/Jan/2012 às 16:11

    Arruma um pouco mais para o Lula, Sarney, Kassab, Dilma, Suplici, Ideli, Vacarreza, manda todo o estoque temos muito, vamos colocar na caixa D'agua em Brasilia.

  6. Paulo Marcos de Campos Batista Postado em 04/Jan/2012 às 21:24

    Ufa! Agora que vocês sugeriram que o Lula desenvolveu câncer por ação do imperialismo, acho que vou voltar a fumar o meu cigarrinho em paz.

  7. Thiago Rodrigo Postado em 24/Feb/2012 às 18:36

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Ana Postado em 26/Feb/2012 às 12:27

    Rídicula essa matéria... esse tipo de coisa coloca a esquerda completamente em descrédito e deixa gente séria envergonhada