Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 29/Nov/2011 às 10:39
91
Comentários

Após 22 anos, Boni admite que Globo armou contra Lula para eleger Collor

Debate decisivo da eleição de 1989, que na prática elegeu Fernando Collor, foi totalmente arrumado pela emissora. "Colocamos as pastas todas ali com supostas denúncias contra Lula, mas estavam vazias", revela o ex-chefão global

José Bonifácio

José Bonifácio

Todos já sabiam sobre a manipulação de imagens por parte do jornalismo da Rede Globo, no Jornal Nacional, um dia depois do debate do dia 14 de dezembro de 1989 entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello. Agora, no entanto, 22 anos após o ocorrido, o homem que formatou o “Padrão Globo de Qualidade” simula uma “revelação bombástica” para lançar sua nova obra, “O Livro do Boni”: a Globo manipulou o debate.

Leia mais

Em entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, transmitida pela Globo News, José Bonifácio Sobrinho, o Boni, dá detalhes da noite do debate, cuja repercussão foi considerada fundamental para a vitória no segundo turno de Collor de Mello, uma vez que antes do acontecimento os dois políticos estavam em situação de empate técnico.

Boni admitiu que a emissora assumiu o lado de Fernando Collor de Mello. Segundo ele, após ser procurado pela assessoria do ex-presidente, o superintendente executivo da Globo, Miguel Pires Gonçalves, pediu que ele palpitasse no evento. “Eu achei que a briga do Collor com o Lula nos debates estava desigual, porque o Lula era o povo e o Collor era a autoridade”, contou. “Então nós conseguimos tirar a gravata do Collor, botar um pouco de suor com uma ‘glicerinazinha’ e colocamos as pastas todas que estavam ali com supostas denúncias contra o Lula – mas as pastas estavam inteiramente vazias ou com papéis em branco”, disse Boni. “Todo aquele debate foi [produzido] – não o conteúdo, o conteúdo era do Collor mesmo -, mas a parte formal nós é que fizemos”.

Ao contar algo que todos já sabiam, fazendo questão de acrescentar detalhes picantes, para ter mais repercussão – trechos de sua entrevista já foram replicados por diversos veículos e portais de comunicação – o ex-chefão da Globo conseguiu protagonizar um dos maiores eventos literários do ano.

Pragmatismo Politico

Recomendados para você

Comentários

  1. ADRIANO ALMEIDA Postado em 29/Nov/2011 às 10:51

    O que eu acho mais interessante é a naturalidade com que é tratado um ato criminoso desse. Manipulação da opinião pública a qualquer preço.
    Um elemento desse, nocivo à sociedade, é tratado com muita pompa e respeito.
    A rede Globo de manipulação é uma concessão pública usada para prejudicar o povo brasileiro.

    • Eliel Miranda Tavares Postado em 17/Feb/2014 às 02:05

      E o pior de tudo isto é que os canais de TV é uma concessão pública e o estado vê isto de forma passional.

    • MILTON Postado em 18/Feb/2014 às 13:45

      ESSE CARA DEVERIA SER PRESO, AJUDOU COLLOR A MATAR VARIAS PESSOAS, PORTANTO CO-AUTOR DO CRIME, COMO DO RAPAZ ENVOLVIDO NA MORTE DO CINEGRAFISTA DA BAND

    • Luciano Nilo Postado em 28/Feb/2014 às 19:06

      Muito bem dito. Assino embaixo, Adriano.

    • Brígida Seabra Postado em 05/Mar/2014 às 11:23

      Concordo com você Adriano. A impunidade é um privilégio dos que tem o respaldo do PIG.

    • José Roberto Postado em 06/Mar/2014 às 10:54

      e tem até escolda de samba que homenageia esse bandido.

    • Adilson Postado em 10/Mar/2014 às 23:09

      E aposto ke vc, nesse momento, está assistindo a novela!!... BRASILEIRO É TUDO MEDÍOCRE, TUDO HIPOCRITA!!

      • mani Postado em 26/Feb/2015 às 01:03

        É verdade, Adilson!

    • Seraphim A. Sobral Postado em 18/Mar/2014 às 10:35

      O Adriano, em materia de crimes todas as Tvs, Jornais enfim todos os meios de comunicação falam o que querem, escreverem o que lhe convem mas mesmo assim gostaria que a GLOBO repetice nas poxima eleção a mesma safadeza com as candidatas, tanto pra vice como para presidente.

    • Marcelo Cavalcante Postado em 19/Aug/2014 às 08:54

      eEles tão longe de Deus e tão perto do USA e nós também só que da Globo

    • Alde Moraes Postado em 20/Oct/2014 às 08:25

      Também acho Adriano Almeida, entretanto eu sei que numa sociedade onde existe lutas entre casses com interesses tão divergentes, é óbvio que a parte mais forte, lideradas pelas elites, que se acostumaram a dominar, e a tratar o poder como direito e propriedade sua, aliando a tudo isso, a uma espécie de hereditariedade, como forma de se perpetuar no poder. Caberia, portanto, a quem acredita no contrário, jamais ter relaxado no que diz respeito a politização, organização e empoderamento, da classe trabalhadora, que ou tem isso, ou tem nada, para se defender e se contrapor ao projeto neoliberal, que tenta a todo custo se instalar no mundo inteiro, e que já levou toda a União Européia e os Estados Unidos à banca rota. Nesse sentido, penso re relaxamos, mais do que deveríamos e poderíamos, depois do fim da ditadura e, principalmente depois que o PT, começou a ganhar governos, Municipais, Estadual e Federal. Esta sinuca de bico, que vivemos agora, são as consequências de termos conduzido por 12 anos, um processo espetacular de transformações sociais, sem no entanto, termos dado a devida atenção, ao que mudaria nas cabeça dessas pessoas, em relação ao seu crescente nível de exigências, sem um avanço significativo em seu nível de politização, organização e participação social, como forma de garantir estes avanços, assumindo elas próprias a parte de responsabilidade que lhes toca, para que não haja retrocesso politico e social, levando - as a perderem todos estas conquistas e voltarem a estaca zero, se é que num retrocesso, na magnitude que imagino - num suposto governo de Aécio - haverá algum tipo de lugar para onde voltar.

    • Paulo Postado em 01/Feb/2016 às 20:01

      o mais engraçado é que o cara confessa uma coisa dessas e nada acontece. Não tem um promotor disponível para abrir um processo ?

  2. falsobrilhante Postado em 29/Nov/2011 às 15:45

    E o sacripanta ainda pretende faturar vendendo livro. Deveria era ser preso e concessão da rede de TV cassada.

    • lucineidedias Postado em 10/Mar/2014 às 21:18

      Concordo com você, e ainda tem quem pague esse inútil pra ler suas falcatruas.

    • mani Postado em 26/Feb/2015 às 01:07

      Concordo com você!

    • Marlon Bravo Postado em 27/Apr/2015 às 14:53

      O sinal da Globo é uma concessão pública !!! O PT nunca foi avisado ???

  3. Luis Soares Postado em 29/Nov/2011 às 16:19

    A Globo, e não só ela, se empenhou para levar Collor ao poder, omitindo propositadamente de divulgar a verdadeira história do "salvador da pátria" e manipulando todo o contexto daquela eleição com a finalidade de demonizar Lula. Oportunista e covarde como é, a mesma Globo, diante das denúncias feitas pelo irmão de Collor, fingiu quem era o candidato que a própria emissora havia endeusado e apoiado e foi obrigada a participar decisivamente da queda do ex-presidente. Ou seja, passam-se os governantes, suas imagens são moldadas de acordo com as circunstâncias históricas e políticas para o bem ou para mal, mas a Globo permanece intocável. Com a internet urge que o cenário comece a mudar um pouquinho.

    • mani Postado em 26/Feb/2015 às 01:09

      Acredito que deva mudar!

  4. JS Patrício Postado em 29/Nov/2011 às 19:33

    O que faz ele falar isso na maior naturalidade possível é saber que nada vai acontecer a sua queridinha " rede terrorista de televisão". Num país decente a concessão dessa tv já seria retirado de imediato. tem outros podres maiores que ele escondeu, esse ele só botou porque todo mundo já sabia mesmo.

  5. Miguel Carlos Carrascoza Postado em 29/Nov/2011 às 20:15

    Esta é só a primeira confissão. Vem por aí: debate com fhc-Serra- Alckimin, bolinha de papel, a foto da "montanha de dinheiro", mentiras do Jabour, as meninas do Jô, a vaia sofrida pelo Lula no Panamericano com apoio do Galvão Bueno, etc...

  6. Claudy Postado em 30/Nov/2011 às 09:48

    E fica por isso mesmo? Claro que a imprensa tem sua relevância, não só no Brasil, mas isso precisa ser feito com responsabilidade; o que efetivamente não aconteceu. Implementaram recentemente nesta corporação um código de ética que norteia suas ações. Dor de consciência?

  7. blogger Postado em 30/Nov/2011 às 11:16

    Esse é o padrão globo de sem-vergonhice .. . lamentável

  8. PapoD'elevador Postado em 30/Nov/2011 às 15:21

    Aleluia a globo por manter o Lula longe do Brasil, pena que ela nao manipulou mais vezes ai ele nao teria sido presidente e hj o Brasil poderia estar bem melhor!!!

    Obrigado Globo

    • IVAN Postado em 04/Sep/2013 às 11:58

      SEU JUMENTO, MELHOR PRA QUEM? VAI ESTUDAR CAVALO

    • Narlinha Postado em 17/Feb/2014 às 08:06

      Kkk pois é queridinho vai se lamentando porque LULA vai VOLTAR /

    • tenente Postado em 27/Feb/2014 às 15:40

      Eheheheheh... Os terroristas têm sempre quem os apoie, não é, Sr Papo? Não gostam do PT mas têm que levar com ele. Ou será que no vosso conceito de democracia a vontade do povo não conta?

    • Nunes Postado em 28/Feb/2014 às 06:43

      O mais interessante foi o Presidente que a Globo ajudou eleger foi Cassado e noticia no mundo inteiro pelo seu Impeachment !!!!

    • Luciana Postado em 05/Mar/2014 às 23:01

      Ainda bem que tu é PapoD'elevador: não se mantém uma conversa por muito tempo.

    • wander Postado em 07/Mar/2014 às 21:33

      MELHOR?????????????? VC SE ESQUECEU DE FHC QUE QUEBROU O BRASIL??????????? E QUE LULA TEVE QUE CONSERTAR??????????? O BRASIL AINDA PRECISA MELHORAR, MAS GRAÇAS AO PT, O BRASIL HJ EVOLUIU.

    • Seraphim A. Sobral Postado em 18/Mar/2014 às 10:43

      Beleza, gostei demais das tuas palavras se mais pessoas com o poder das palavra escritas, falada ou divulgada via tvs. tenho certeza que esse cara estava excluido da politica, enfim viva os donos do mensalão.

    • Edson de Almeida Filho Postado em 27/Apr/2014 às 23:33

      Pra falar merda já basta o Boni

  9. Delafonte Postado em 30/Nov/2011 às 15:40

    Não liguem mais a televisão na Globo! Assistam ao Youtube! A internet com seu conteúdo pulverizado apresenta opções plurais de comunicação. É totalmente isenta do controle dos poderosos.

  10. João Rodrigues Postado em 30/Nov/2011 às 18:04

    Em 2014 essa declaração do Boni irá aos palanques, e justamente contra os candidatos da oposição e a chamada grande mídia. Se hoje eles já quase não interferem na opinião popular, a partir de 2014 oposição e mídia influirão ainda menos na vontade eleitoral do povo brasileiro. O cidadão que está surgindo no bojo do, hoje, Brasil livre e soberano, aprendeu a não seguir mais as opiniões daqueles que governavam pautados em orientações do FMI e de outras instituições internacionais. Tomara que o Boni escreva outros livros...

  11. Kim Postado em 01/Dec/2011 às 00:31

    Petistas, não se sintam injustiçados, agora o PT está na fita usando os mesmos mecanismos desonestos que sempre foram utilizados por aqueles que vocês sempre xingaram...

    • JCRlvr Postado em 13/Mar/2014 às 15:46

      Verdade pura....

  12. Zeca Paes Postado em 01/Dec/2011 às 00:36

    Não se pode negar que de mídia ele entende. Qual é mesmo o tema do livro dele?

  13. dimitreze Postado em 01/Dec/2011 às 14:04

    Não vi ele fazendo nada de ilegal! Cai na manipulação quem é bobo! E o povo brasileiro é bobo!! Coloca suor e aí todos votam nele? Santa ingenuidade, Batman!!

  14. edy Postado em 02/Dec/2011 às 08:11

    ...e o povo brasileiro continua o mesmo telespectador fiel à um veículo sem princípios éticos, não pelo Lula, mas pelo contexto...A manipulação da notícia, a maquiagem dos fatos... Só a educação de qualidade poderá mudar o prfil deste povo ainda tão ingênuo.

    • Gina Postado em 21/Feb/2014 às 16:28

      Pois é..O que as pessoas não percebem é que isso vai além da política partidária. muito além.

  15. Manuel Fernandes Postado em 03/Dec/2011 às 18:15

    "...e o povo brasileiro continua o mesmo telespectador fiel à um veículo sem princípios éticos, não pelo Lula, mas pelo contexto...", é verdade, sim, mas não tanto por esse motivo, mas muito mais por falta de opção. A TV brasileira, realmente, é uma MER...CADORIA de péssima qualidade.

  16. cientista político Postado em 06/Dec/2011 às 15:14

    HOJE FARIAM A MESMA COISA SE HELOISA HELENA OU ANTONY GAROTINHO CHEGASSEM AO SEGUNDO TURNO

  17. Lau Baptista Postado em 10/Dec/2011 às 17:25

    Eu acho que o Boni está fazendo uma propaganda bem barata do livro que está lançando.
    O Collor sem gravata, com glicerina para parecer suor, e as pastas sem denúncias não teriam feito o Collor ganhar.
    O que aconteceu, foi claro, todos que assistiram aquela edição do jornal Nacional, entendendo ou não do assunto, viram uma das maiores barbaridades já feita durante uma eleição.
    Se o Brasil tivesse uma legislação séria sobre o uso da mídia, a Rede Globo deveria ter perdido os seus direitos de retransmisão.
    O jornal Nacional, além de ter dado tempo totalmente desigual para os dois participantes, as imagens do Collor eram de festa da vitória e as imagens do Lula ou de sua equipe, eram 3 ou 4 gatos pingados, sentados lá ao fundo de uma mesa enorme.
    Um dia, ainda tudo terá que ser reescrito.
    A história vai tomando forma com o tempo.
    Mas, sinceramente, achei feio o Boni nessa história.

  18. Lourdes Amorim Postado em 16/Dec/2011 às 16:04

    Mas esse Boni é mesmo muito cara de pau, mesmo. Quanto cinismo! E ainda tem a coragem de usar esta declaração para fazer marketing do seu livro. Porém, veremos o feitiço virar contra o feiticeiro em 2014, quando a sua cínica declaração certamente será usada na próxima campanha presidencial contra a oposição. Resta ao povo brasileiro repudiar meios de comunicação como a Rede Globo e apostar na internet, para a veiculação de notícias imparciais.

  19. HISTORIADOR Postado em 16/Dec/2011 às 22:16

    É por esse motivo que esses pulhas do tipo Boni, macomunado com os Marinhos e cia, tinham o maior medo do Brizola, pois acredito que se o velho Caudilho Riograndense, fosse eleito a globo já era, diferente de Lula que depois de eleito nada fez para acabar com o podério dessa fabrica de dinheiro e mentiras para o bem do país.
    Esse pessoal na Venezuela com o Chaves já tinham perdido a concessão.

    • Antonio Carlos Postado em 11/Mar/2014 às 08:23

      Achei esse , o melhor comentário, Brisola enxergava 100 anos na frente. Ele sempre acreditou na força da internet, pq os meios de comunicação do Brasil são manipulados. E se continuar assim serão igual os da Venezuela.

  20. RONALDO FERREIRA Postado em 14/Jun/2012 às 23:26

    O QUE ME EMPRESSIONA E A NORMALIDADE DOS FATOS APRESENTADOS, COMO SE FOSSE COMUM SE MANIPULAR UMA PRESIDENCIA DA REPUBLICA !!

  21. Mitchell Postado em 29/Sep/2012 às 13:48

    a globo não só manipulou esta eleição como continua a manipular e ditar o que o cidadão deve fazer ou seguir! A nossa arma hoje é simplesmente desligar o botão da televisão e parar com de dar ibope a este tipo de emissora...hoje em dia, infelizmente, outras estão seguindo o mesmo caminho, como é o caso da record e a band com o seu bairrismo acentuado! Enquanto o povo se preocupar em dar ibope para a emissora do bbb e novelas sem sentido, esse mesmo povo estará sempre sendo manipulado

    • claudio Postado em 28/Feb/2014 às 11:24

      isso msm só não dar mais ibope para a globo

  22. robertminas Postado em 11/Dec/2012 às 14:31

    Fiquem ligados na Record essa emissora não se dobra pra bandalheiras . E por isso que a globo tenta mina-lá,tentando hostilizar O bp Macedo e a iurd

    • Ana Santana Postado em 16/Feb/2014 às 18:55

      sei não, a Record tbm tem seus interesses...

    • mujica Postado em 18/Feb/2014 às 20:39

      Me poupe a globo é mafiosa , mas o Bispo Macedo é um baita safado iludindo o povo , só falta me vender terreno no ceú.

    • paulo Postado em 07/Mar/2014 às 15:06

      credo;; kkkk

  23. sonia maria Postado em 16/Feb/2014 às 15:26

    Agora veio se esconder aqui no Vale do Paraíba. Covardão a quem não dou um tostão.

  24. wilson maejima Postado em 16/Feb/2014 às 21:49

    COMO A MÍDIA MANIPULA AS MASSAS... Toda a Midia inclusive aqui no Brasil, há muito tempo deixou de ser noticiarista, difusora de informações,para ser um instrumento de ENGENHARIA SOCIAL, os jornais A FOLHA DE SÃO PAULO,O ESTADÃO,O GLOBO, TV GLOBO... E vocês não sabiam nada disso? Que vocês estão sendo manipulados e controlados,que vocês estão sendo feitos de TROUXAS ! O Brasil é um País MUITO RICO, é um País FANTÁSTICO... Temos que deixar de ser SERVIÇAIS, SUBMISSOS... Nós não merecemos estes TÍTULOS QUE QUEREM NOS IMPOR... Nos chamam de País emergente, País do terceiro mundo... JÁ SOMOS A 5ª ECONOMIA MUNDIAL... Como tôda a MIDIA inclusive a do Brasil foi COMPRADA por 05 ou 06 GRUPOS... MÍDIA VENDILHONA...O DINHEIRO COMPRA TUDO. Dizem VIÉS DA MÍDIA... Isto não existe mais, isto era lá muito antigamente. Hoje a MÍDIA não tem nada a ver com a difusão das informações, Tudo é calculado para produzir COMPORTAMENTOS PADRONIZADOS... É INCRÍVEL , a forma como ELES manipulam e controlam a MENTE da população,e muda a sua opinião,em dois ou três meses, fazem as pessoas mudarem de ATITUDE, e adotar NOVOS VALORES, como se aquilo valesse mais que uma vida inteira...entenderam? E A MAIORIA DAS PESSOAS NÃO SE TOCAM...que são apenas TROUXAS, manipulados e controlados pela mídia... Com apenas três meses utilizando se da MÍDIA, deste mecanismo, as pessoas ficam incapazes de julgar as coisas mais ÓBVIAS, são obras de ENGENHARIA SOCIAL,tecnológicas, técnicas de manipulação, e também a utilização da EXPIRAL DO SILÊNCIO...TERRÍVEL !!! Precisamos de NOVAS LEIS, de uma NOVA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA !

  25. erminia silva Postado em 17/Feb/2014 às 05:51

    Agora, me diz duas coisas: - Boni, desde então você consegue dormir à noite sem muito remédio? - Não se faz nada com esse tipo de declaração? O cara e a globo têm tanta imunidade assim que não acontece nada?

  26. fabio Postado em 17/Feb/2014 às 12:38

    A Globo elegeu o Collor, e depois tirou o Collor... Elegeu o Lula, nos 2 mandatos, e a Dilma em 2010... E agora em 2014? Vamos ver quem ela vai eleger. Isso tudo acontece pq mais da metade do povo brasileiro não tem discernimento para assistir o Jornal Nacional!!! Infelizmente esta é a triste realidade da nossa democracia...

  27. jose Postado em 17/Feb/2014 às 13:01

    Isso e so o comerco, a biblia diz que o mundo ja no maliguino.

  28. Alex Postado em 17/Feb/2014 às 15:08

    Menos, camarada. Ninguem seria tao ingenuo a ponto de desacreditar a poderosa para elevar um outro manipulador de consciencias, usando a fe.

  29. mauriliogrillo Postado em 17/Feb/2014 às 22:48

    Esta comprovado: Depois GERAR um Collor. so poderia GERAR um diretor do BBB.

  30. Iere Carlos Postado em 22/Feb/2014 às 11:32

    Resumo do debate: https://www.youtube.com/watch?v=R3rfi0OYedE

  31. JOÃO CARUSO Postado em 27/Feb/2014 às 12:08

    NA VERDADE, O BONI, SÓ POSTERGOU A FORMAÇÃO DA QUADRILHA QUE ESTÁ INSTAURADA EM NOSSO PAÍS - POBRE BRASIL.

  32. Caiudi Postado em 28/Feb/2014 às 11:40

    Tá certo que nos livrou deste cachaceiro mas em compensação colocou no poder outro fdp de carteirinha .Esta emissora sempre foi e será o câncer deste país.

  33. Vilma Postado em 28/Feb/2014 às 19:56

    Não votei no Collor-deu pra sentir a armação da Globo.Só que o voto de protesto, foi um erro que cometi.Sou contra a Globo, sempre...Errei mil vezes, quando votei no Lula-se arrependimento matasse, estaria morta...

  34. Rodrigo Nascimento Postado em 01/Mar/2014 às 19:17

    Mesmo assim ainda tem idiota que aprova o que esse imbecil fez.O problema aqui no Brasil não é o que se faz,e sim que faz. O Alckimin está sendo um péssimo governador, mas não vejo ninguém reclamando. Se o governante for da elite dane-se se ele não faz nada. Temos o Kassab outro exemplo de péssima gestão e não lembro pessoas escrevendo textos indignados c/ a prefeitura !!!

  35. Clovis jr Postado em 02/Mar/2014 às 17:10

    sinto vergonha lendo um crime como esse, alem disso o trata como o guru das TVs mas a minha satisfaçao foi perceber o declínio o descrédito a falta de credibilidade que a Globo estão tendo, O governo do presidente Lula foi um sucesso fez o sucessor e o Collor por ironia e um dos aliados do atual governo.

  36. Cesar Faria Postado em 02/Mar/2014 às 18:36

    se não fosse o presidente Collor,não andaríamos de carros importado, não teríamos telefone ,e tudo mais,ele abriu o mercado da importação,e vocês reclamam do que?

    • Sandro de Mendonça Vasque Postado em 03/Mar/2014 às 18:26

      Mas ele iniciou o temebroso processo de privatização e cruzada contra o funcionalismo público, com demissões, congelamento de salários e redução de benefícios. Essa sacanagem foi concluida em 8 anos por FHC.

      • Eduardo Postado em 07/Mar/2014 às 10:49

        E o que a Dilma vem fazendo com o funcionalismo, vc chama de que?

  37. Derli Angst Postado em 03/Mar/2014 às 16:29

    Vocês se queixando do prejuízo na campanha do Lula, o que eu vou dizer do meu Ulisses no primeiro turno, mostravam o Collor correndo aos domingos no parque e em seguida o meu candidato se arrastando na caminhada. A Globo tirou o candidato já no primeiro turno, vou me queixar pro Papa!

  38. Sandro de Mendonça Vasque Postado em 03/Mar/2014 às 17:55

    Lembremos de pelo menos 3 momentos; a Globo editou um debate com os melhores momentos de Collor com os piores momentos de Lula; o caso Miriam Cordeiro, faltando 4 dias para as eleições e a declaração insossa de Collor que o aparelho de som do Lula era melhor do que o dele. Isso sem contar a onda de pânico entre os empresários brasileiros, ameaçando todos fugirem para Miami se houvesse a vitória de Brizola ou Lula nas eleições de 1989.

  39. Kátia Regina de Oliveira Postado em 03/Mar/2014 às 18:20

    NOJO! E agora, crucificam o PT, como se corrupção nunca tivesse acontecido antes. NOJONOJONOJO!!!!!!

  40. Sandro de Mendonça Vasque Postado em 03/Mar/2014 às 18:39

    Porém a história do Brasil foi reescrita em 1992, com o impeachment de Collor... E ainda dizem que o governo PT é corrupto, o mais corrupto da história do Brasil!!!! Isso é um problema endêmico de quem chega ao poder!!!! FHC PRIVATIZOU AS ESTATAIS E CADÊ O DINHEIRO???? A REELEIÇÃO PARA PRESIDENTE NÃO ERA PERMITIDA E QUEM APROVOU A EMENDA????

  41. Abigail Guerry Postado em 03/Mar/2014 às 23:16

    O que ele não diz é que a Globo estava ao lado de Collor para eliminar Brizola. Eles promoveram Lula que, com a ajuda de muitos de ex mebros- que agora estão em outros partidos contra o PT,tirou Brizola do páreo e depois tiraram o Lula do páreo também. . O grande inimigo dos safados era o Leonel Brizola

  42. Walter Vieira Postado em 04/Mar/2014 às 07:45

    Essa Carniça, esse Escremento nunca teve nada de BONI, isso foi e será sempre RUNI. Somente agora e, com o intuito exclusivo de empurrar para alguns babacas a merda que deve ser o seu livro, abre a boca pra confirmar o que todos nós brasileiros já sabíamos sobre a eterna manipulação globosta.

  43. MEDEIROS PONTES Postado em 04/Mar/2014 às 10:26

    DESDE QUANDO SE TEM DÚVIDAS SOBRE O PAPEL DA GLOBO EM ENGANAR A SOCIEDADE ALIENADA POLITICAMENTE. FIZERAM O QUE FIZERAM COM O BRIZOLA, FIZERAM COM LULA E FARÃO COM QUALQUER UM QUE FIRAM SEUS INTERESSES. ESSA REVELAÇÃO MERECIA ERA CADEIA E NÃO VANGLORIAR-SE DE UM CRIME COMETIDO CONTRA A OPINIÃO PUBLICA.

  44. Claudio Rocha Vasconcelos Postado em 05/Mar/2014 às 00:08

    Agora entendem pq a Globo desceu o pau em Chavez quando ele fechou aquela emissora de TV na Venezuela? Ela fazia menos que a Globo fez nesse episódio e ele aplicou os termos da lei, que por sinal aqui no Brasil diz o mesmo, mas ninguém a aplica!

  45. Dídimo Cesar C. Monteiro Postado em 05/Mar/2014 às 14:14

    Acho que a Globo foi ainda mais longe ao retirar da disputa o Governador Brizola, que com certeza abateria o Collor nos debates. Lá em Minas Gerais, quando os computadores pararam, aí eles arrumaram para meter o Lula no 2˚ turno, pois seria mais fácil de ser vencido, com a sua inexperiência seria derrotado. Já com o velho Brizola seria diferente, sua vida politica vinha de muito longe e teria muito mais capacidade de ganhar do Collor. É isso aí, a Globo é pervertida, maléfica ao povo brasileiro, consequentemente trabalha em pró somente das classes privilegiadas através de suas mentiras e sacanagens nas telas da tv. Brizola foi o único político a combate-la, de frente, com muita coragem e personalidade. Esse, nos dias de hoje, vem fazendo muita falta ao Brasil.

  46. Thiago Teixeira Postado em 06/Mar/2014 às 13:10

    Estrume nacional = Boni.

    • CARLOS DE CARVALHO NETO Postado em 11/Mar/2014 às 08:46

      O PIOR DE TUDO É, QUE NINGUÉM NASCE CORRUPTO, NÃO EXISTE DNA DE CORRUPTO, OU DE BANDIDO CORRUPÇÃO SE APRENDE, NUMA AMBIÊNCIA TOTALMENTE DESCONTROLADA, UTILIZADA POR FALSOS MESTRES E FALSOS MORALISTAS/ÉTICOS, MUITO BEM TEMALISADO NUMA SÓLIDA FREQUÊNCIA INEBRIANTE, UM VERDADEIRO AMBIENTE DE PANDORA, PRÓPRIO A ELABORAÇÃO DE TODA ESPÉCIE DE PANDEMIA SOCIOGÊNICA, É NESTAS CASTAS QUE BROTAM O QUE HÁ DE PIOR NO PAÍS, INFELIZMENTE NOSSO POVO IMATURO AINDA NÃO CONSEGUE DISCERNIR O REAL DO MANIPULADO, E COM ISTO QUEM PERDE SOMOS TODOS NÓS, ESPERO QUE APÓS CHUVAS E TEMPORAIS NÃO VIEMOS A REPETIR A DOSE NESTA ELEIÇÃO, E LIBERTAR-NOS DE VEZ DE TUTELAS CENTENÁRIAS TÃO VIOLENTADORAS QUE O DESTINO DELAS, NÃO VEJO OUTRO SENÃO A CADEIA.

  47. Antonio Aparecido de Lima Postado em 07/Mar/2014 às 11:12

    E ainda continuamos acreditando nessa emissora.

  48. Paulo Sam Postado em 07/Mar/2014 às 22:53

    A ganancia não investiria, não investe, não jogaria na cara da ignorância algo. Se caso existisse alguma possibilidades remota de perder plenamente algo.

  49. ANDRÉ LUIZ Postado em 08/Mar/2014 às 11:20

    EU JÁ SABIA DA MANIPULAÇÃO ATRAVÉS DA LEITURA DO LIVRO NOTICIAS DO PLANALTO QUE RELATA TODAS AS MANIPULAÇÕES DA MÍDIA BRASILEIRA. A NOSSA MÍDIA PE HIPOCRITA. ELA ESTÁ FAZENDO CAMPANHA PARA DIMINUIR A IDADE PENAL, MAS SE CALA QUANDO DEVERIA FAZER CAMPANHA PRA PUNIR COM PRISSÃO MÁXIMA OS CRIMES DE CORRUPÇÃO. MAS ELA É CUMPLICE DOS CORRUPTOS. OU VC ACHA QUE ESSA MANIPULAÇÃO FOI FEITA DE GRAÇA?

  50. Luiz Alberto Postado em 08/Mar/2014 às 16:07

    Felizmente não deu certo, o Collor venceu mais foi expulso do planalto pela porta dos fundos, pena que Bono ainda continue destruindo com a noticia brasileira, e tem ainda escola de lamba, (uma mistura de lama com samba), presta homenagem a esse cidadão.

  51. wellington Postado em 09/Mar/2014 às 13:46

    A rede globo é uma vergonha para o país.

  52. Roberto Marques Postado em 11/Mar/2014 às 12:57

    Um homem vale por seus atos, esse Boni mostrou que não vale nada, mais uma vez o poderio econômico de uma empresa dá impunidade a um crime contra a nação, não foi contra o candidato, pois logo após esse ato o meliante ajudado pela Globo, sofreu o mais vergonhoso dos atos contra um político...empeacheman. (expulsão sumária...uma vergonha)ainda querem atribuir ao PT tudo de ruim que acontece no País...até a cheia do rio Madeira...vão se catar corja de bandidos....

  53. JOSE ALBERTO Postado em 11/Mar/2014 às 16:58

    TUDO FANTASIA, HOJE EM DIA ESTÃO TODOS JUNTOS, REDE GLOBO, LULA, COLLOR, RENAM, SARNEY, JADER BARBALHO, TEMER, ETC., FAZEM ESTAS SITUAÇÕES SOMENTE PARA ENGANAR A POPULAÇÃO, DEPOIS PARTEM ABRAÇADOS PARA O ABRAÇO...TRISTE REALIDADE, E AINDA TEM ALTO IBOPE ESTA REDE...TRISTE PAIS...

  54. Rosny Aryon Postado em 13/Mar/2014 às 17:11

    Eu não compro um livro deste Boni ordinário nem para usar como papél higienico, este cara é bandido e vem com a maior naturalidade falar que a Globo onde ele é diretor manipulou o rersultado final no caso o debate para decidir quem seria o presidente de um país, mesmo eu ter votado no Collor e nunca votei no Lula acho que foi um crime mesmo e teria que ser apurado e por este diretor na cadeia, deixar lá até apodrecer.

  55. helio lucio de carvalho Postado em 25/Mar/2014 às 13:11

    na epoca de eleição a minha ex esposa falou vou votar noCollor porque ele é bonitinho,eu ainda disse vcs vão se arrepender,pois a Globoa revista Veja estão fazendo tudo pro Collor ser eleito,e vai ser a maior m...... se ele ganhar, e deu no que deu,depois que passou a eleição, e começou a acontecer tudo aquilo,Globo e Veja tiraram o apoio que deram a ele e desceram a lenha,e deu no que deu...

  56. marco nunes Postado em 12/Apr/2014 às 11:54

    Pessoal o "tadinho" do Bonner "acreditou" que o debate não foi editado! Pobrezinho, tão bonzinho e ingenuo! e um jornalista deste ainda ganha premio como melhor do ano! que nivel de premiação!

  57. Rui Melo Filho Postado em 14/Oct/2014 às 11:00

    A Globo é um mal que precisa ser exterminado

  58. Mário Postado em 22/Feb/2016 às 11:05

    Que sacanagem! Foi uma pena o Lula não ter sido eleito em 89, pois assim, num país desorganizado e mergulhado no caos econômico todos conheceriam a "competência administrativa" do PT, e estes bandidos nunca mais seriam eleitos nem para síndico de prédio do Guarujá.