Luis Soares
Colunista
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Racismo não 25/Oct/2011 às 10:26
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'Macaca' e 'Crioula', consumidora ofendida na C&A vai receber indenização

De que vale ter um garoto propaganda negro, se a empresa é conivente com funcionários racistas? Além de ser demitida, é preciso que responda por crime de racismo

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A rede de varejo negou a ocorrência do fato, mas não comprovou sua negativa

A C&A Modas terá que indenizar em R$ 8 mil, por danos morais, uma cliente que foi agredida verbalmente por uma funcionária. A decisão foi da 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio.

De acordo com Ana Paula de Oliveira, ela apresentou sua identidade para tentar fazer um cartão da loja, mas o documento não foi aceito pela a supervisora da loja, que, na presença de outras pessoas, afirmou se tratar de um documento falso, rasgando-o e exigindo a apresentação de outro documento identificador que não estivesse adulterado.

Durante a confusão, a funcionária proferiu ofensas como “tira essa crioula daqui, tira essa macaca daqui”. E, por fim, a autora teve que ser retirada das dependências da loja, sob cordão de isolamento formado pelos seguranças do local.

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A rede de varejo negou a ocorrência do fato, mas não comprovou sua negativa. “O evento vivido pela autora certamente rendeu-lhe dor, angústia e aflição, rompendo seu equilíbrio psicológico, até porque agredida injustamente de forma verbal em local público e na presença de seus filhos, ensejando, pois, direito à indenização pelos danos morais”, citou o magistrado na decisão.

Nº do processo: 0174492-22.2007.8.19.0001

Fonte: TJRJ

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Comentários

  1. Natália Dias Postado em 29/Jun/2012 às 13:57

    'A rede de varejo negou a ocorrência do fato, mas não comprovou sua negativa.' Vamos rasgar a constituição também? Não estou defendendo ningm. Mas a prova do ocorrido cabe à quem acusa. Espero q algm tenha se prontificado à testemunhar em seu favor, ou q ela tenha pego contato de algm que presenciou. Infelizmente crimes desse tipo não são punidos por falta de instrução/ informação das vítimas.

  2. Joana Postado em 20/Jan/2014 às 12:43

    Entrei na loja do shopping raposo e uma funcionária me abordou dizendo que a loja estavam sem sistema, que não era possível registrar nenhuma compra no caixa. Ao que eu respondi que então a loja não deveria estar aberta!! Ela disse que estavam pensando na possibilidade de fechar parcialmente. Eu perguntei se , caso eu voltasse em outro horário, o sistema continuaria fechado para mim. . Ela ficou sem resposta. E eu acabei indo embora porque estava sozinha.