Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 06/Oct/2011 às 18:54
1
Comentário

Golpe sujo: EUA ameaçam suspender ajuda

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) podem perder todo o financiamento norte-americano caso reconheçam o Estado da Palestina.
Com uma nova ameaça de ordem econômica, os Estados Unidos voltaram a defender o não-reconhecimento da Palestina como Estado pleno na ONU (Organização das Nações Unidas). Nesta quinta-feira (06/10), a secretária de Estado do país, Hillary Clinton, afirmou que os EUA poderão retirar o apoio financeiro à Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) caso a entidade reconheça a Palestina como seu membro de pleno direito.
O pedido palestino na Unesco foi feito na última quarta-feira (05/10). No mesmo dia, o Conselho da entidade aprovou uma recomendação com 40 votos favoráveis de 58 possíveis. 
Leia mais:
Até o final deste mês, o pedido será finalmente aceito ou rejeitado na Conferência Geral da Unesco. Caso seja aprovado, a mudança permitirá que a Palestina apresente pedidos de reconhecimento como patrimônio mundial da humanidade de territórios palestinos que atualmente são ocupados por Israel.
 
Os EUA votaram contra a recomendação. A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse ainda que  “é confuso” que um órgão das Nações Unidas tome decisões sobre o estatuto de um estado enquanto essa questão está sendo discutida no Conselho de Segurança. 
Leia também:
A ANP (Autoridade Nacional Palestina) reconheceu a decisão da Unesco como uma vitória diplomática. Os palestinos esperam agora pela decisão do Conselho de Segurança da ONU a respeito do seu pedido de reconhecimento feita na Assembleia Geral da entidade, no último mês de setembro.

_

Agências Internacionais & Opera Mundi

Comentários

  1. vera Postado em 07/Oct/2011 às 00:53

    É a Democracia Americana!! Ela só é implantada através de duas armas: a de fogo e a do boicote!!

O e-mail não será publicado.