Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 01/Oct/2011 às 17:13
16
Comentários

Ex-presidente Lula ganha prêmio de $100 mil dólares e doa a país africano

Lula ganha mais um prêmio em razão de sua contribuição para reduzir a desigualdade social no Brasil e no mundo
Lech Walesa e Lula, duas figuras singularmente históricas
Ao receber o prêmio Lech Walesa, na Polônia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que decidiu doar os US$ 100 mil, ou cerca de R$ 181 mil, a um país africano. 
O país que receberá o valor será escolhido pelos diretores do Instituto Lula e pelos membros da fundação criada por Walesa. Lula também se encontrou em Gdansk com o sindicalista e ex-presidente polonês.
_
Leia mais:
Walesa, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz, lembrou que quando conheceu Lula, em 1980, acreditou que estavam em caminhos diferentes. “Deixamos o comunismo e o senhor queria introduzir o socialismo. Parecia que estávamos em caminhos opostos, pois parecia não haver terceira via”, comentou. “O senhor não tinha razão há 30 anos, mas hoje mostrou que tinha razão.”
_
O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, disse que Lula e Walesa fizeram mudanças radicais sem promover o caos em seus países. Para Tusk, os dois líderes promoveram o crescimento econômico e o bem-estar para as populações.
Leia também:
O prêmio Lech Walesa foi criado em 2008 pela fundação do ex-presidente polonês para reconhecer personalidades destacadas por seu apoio à liberdade, democracia e cooperação internacional. A fundação informou em nota que Lula foi escolhido “em reconhecimento por seus esforços para conseguir uma cooperação pacífica e a compreensão entre as nações, especialmente para reforçar o papel dos países em desenvolvimento no mundo dos negócios, e por sua contribuição para reduzir a desigualdade social”.
_

_

Agências

Comentários

  1. Carmen Regina Dias Postado em 01/Oct/2011 às 22:37

    A grandeza deste homem me emociona. Suprema honra ser brasileira
    e ter assistido ao primeiro comício dele, quando ainda era metalúrgico.
    E que me cativou para sempre. É o mesmo Lula.

    • MARIA QUEIROZ RODRIGUES Postado em 05/Jul/2015 às 15:31

      EU TAMBÉM ESTAVA LA , COM UM IMENSO ORGULHO !

    • Sonia Souza Postado em 30/Mar/2016 às 20:58

      Carmen, gesto realmente nobre do Sr. Lula... porém, devemos lembra-lo que aqui no país temos muita gente vivendo abaixo da linha da pobreza ?? Quer mudar o mundo? Comece pelo seu próprio país.

  2. Marco Antônio Oliveira Postado em 02/Oct/2011 às 11:20

    Lula, esse homem é uma verdadeira falácia, e diga-se de passagem: o mais vagabundo e deletério que eu já conheci em toda minha vida...
    Marco A. Oliveira.
    San Francisco, CA, U.S.A.

    • Aloísio Afrânio Peixoto Postado em 05/Jul/2015 às 13:37

      Segundo a UNICEF, nesta última noite, mais de um milhão e meio de crianças dormiram pelas ruas de grandes cidades americanas. Ainda tem gente que diz que o capitalismo deu certo.

      • Adyneusa Postado em 31/Aug/2015 às 19:07

        Só quem diz são os 1% mais ricos do mundo.

    • Dicson Postado em 06/Jul/2015 às 15:03

      Quem disso usa disso cuida, até 2018, para vocês restará o suicídio em massa!!!!!!

    • Adyneusa Postado em 31/Aug/2015 às 19:09

      Queria ser um vagabundo como ele e ter essa inteligencia, não sou capaz de dar uma meia palestra das que ele dá, nem tenho 1/3 do conhecimento dele, e nem ganho metade do que ele ganha numa palestra em um ano, acho que nem vc, te entendo.

    • Sandra Ávila Postado em 26/Feb/2016 às 09:38

      Despeitado, morda seus cotovelos que estão doendo muito. O presidente tucano nunca foi homenageado, antes ele foi até humilhado e tirou os sapatos no aeroporto dos EUA. Kkkkkk

    • Gilberto José Muniz Postado em 27/Feb/2016 às 18:25

      Marco Antônio Oliveira. Você demonstra não saber o que sejas"falácia, vagabundo e deletério". Estude para não deizer bobagens e sair da rudeza.

  3. dbacellar Postado em 02/Oct/2011 às 20:55

    Marco Antônio: ah, é claro. E engana todo mundo, não é? Ou será que são só as classe média e alta de alguns estados do Brasil que têm um preconceito irracional contra ele (irracional se não for considerada a luta de classes, que, segundo a direita brasileira, não existe, por aqui...)?

  4. Elizabeth Galvão Postado em 04/Oct/2011 às 20:05

    Lula, o maior e melhor presidente que já tivemos, colocou o Brasil no mapa do mundo, podia ter doado esse dinheiro para amenizar o sofrimento de quem procura os hospitais públicos do nosso país.

    • Sonia Souza Postado em 30/Mar/2016 às 21:00

      Concordo plenamente, Elizabeth Galvão.

  5. samuel Postado em 06/Jul/2015 às 11:26

    Isso é o que eu chamaria de "dinheiro de pinga" , literalmente!!!!!!!!!!!!!!!

    • Adyneusa Postado em 31/Aug/2015 às 19:06

      Quisera eu ter esse tanto de dinheiro de pinga, e não doaria, não tenho a grandeza do Lula.

    • Sérgio Augusto Haeming Postado em 26/Feb/2016 às 13:51

      Não adianta... mente de coxinha nem Cristo salva. Freud, Young tentaram...mas só W.Erich chegou perto em seu livro,Escuta Ze Ninguém.