Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 27/Sep/2011 às 15:43
1
Comentário

Lula é o 1º latino-americano nomeado doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris

É o sétimo título de doutor recebido pelo ex-retirante nordestino, que na Presidência levou o Brasil a um patamar de protagonismo global
Lula foi recebido por Sarkozy, que o convidou
para uma série de debates sobre educação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta terça-feira 27 o título de doutor honoris causa do Instituto de Estudos Políticos de Paris, a Sciences Po. Lula é o primeiro latino-americano a receber a homenagem e o segundo chefe de Estado, depois do ex-presidente tcheco Vaclav Havel. Ele se torna, assim, a 16ª personalidade a receberá a láurea desde a fundação da instituição, em 1871. Lula já recebeu outros seis títulos de doutor honoris causa – em instituições de Minas Gerais, Pernambuco (de três universidades), Bahia e Portugal (Coimbra).
O diretor da Sciences Po, Richard Descoings, disse que o ex-presidente “mudou a imagem do Brasil”. Segundo ele, foram levados em consideração para a concessão do título os programas sociais promovidos durante o seu governo (2003-2010).
Lula chegou na segunda-feira 26 a Paris, onde se reuniu com o presidente da França, Nicolas Sarkozy. O encontro durou cerca de 60 minutos, e Sarkozy falou da “intensa amizade” que desenvolveu com Lula nos últimos anos.
Leia mais:
Sarkozy convidou o ex-presidente para fazer a abertura de uma reunião que ocorrerá em Paris, em 21 de outubro, reunindo organizações não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa para discutir a questão do desenvolvimento. O objetivo do encontro, promovido pelo governo francês, é levantar subsídios para serem discutidos em reunião do G20.
Na quarta-feira 28, após reunião com representantes do Partido Socialista francês, o ex-presidente viaja para Gdansk, na Polônia, onde será agraciado com o prêmio Lech Walesa, criado em 2008 para reconhecer personalidades destacadas por seu respaldo à liberdade, democracia e cooperação internacional. A cerimônia de entrega ocorrerá na quinta-feira 29 às 11h30 (hora local). Lula se encontrará com o ex-presidente, sindicalista e Prêmio Nobel da Paz Lech Walesa, cuja fundação concede o prêmio anualmente.
Ainda na quinta-feira, Lula irá para Londres, na Inglaterra, onde dará uma palestra às 20h (hora local) no Museu de História Natural. O tema será “Crescimento econômico e desenvolvimento social: a experiência do Brasil”.
Leia também:
Na sexta-feira 30, o ex-presidente falará em uma conferência promovida pela revista The Economist dentro do evento The High-Growth Markets Summit (Encontro Sobre Mercados de Alto Crescimento, em tradução livre). Lula foi convidado pela revista para falar sobre a experiência do seu governo na cooperação e aumento do comércio Sul-Sul.
O ex-presidente volta para São Bernardo do Campo ainda na sexta-feira.

_

CartaCapital &  Agência Brasil

Comentários

  1. Carlos Postado em 27/Sep/2011 às 16:22

    Parabéns ao Lula. Realmente o seu legado se estenderá por muito além do período em que foi presidente. É bom vivenciar história sendo construída.

O e-mail não será publicado.