Luis Soares
Colunista
Política 05/Set/2011 às 23:25 COMENTÁRIOS
Política

Jovem haitiano é humilhado sexualmente pelas 'forças da paz'

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 05 Set, 2011 às 23h25
Emissora revela vídeo em que adolescente é abusado sexualmente no Haiti por militares. Brasil lidera Missão no Haiti desde 2004  – (vídeo do abuso abaixo)
O Uruguai determinou o retorno de cinco militares envolvidos em um caso de abuso sexual a um adolescente haitiano de 18 anos.
Um vídeo feito a partir de um celular mostra o jovem sendo abusado e humilhado sexualmente e foi divulgado pela rede americana ABC.
O Uruguai mantem 1.200 homens na chamada “força de paz” das Nações Unidas. As denúncias ainda estão sendo investigadas, mas o chefe do contingente naval do Uruguai no Haiti, Alberto Caramés, também foi afastado. No Uruguai, Caramés e os cinco soldados serão submetidos a um Conselho de Disciplinar Militar.
Além disso, a porta-voz da MINUSTAH (como é chamada a missão da ONU), Eliane Nabaa, reconheceu hoje (5/9) que as acusações de abuso sexual podem causar “prejuízo” à relação dos “capacetes azuis” (os soldados da ONU) com o povo haitiano.
Assista ao vídeo:
Esta não foi a primeira denúncia de abuso sexual contra a MINUSTAH nem contra os uruguaios. A liderança militar da Missão é do Brasil desde 2004.

Fazendo Media

COMENTÁRIOS