Redação Pragmatismo
Compartilhar
Democratização Comunicação 10/Aug/2011 às 19:56
120
Comentários

Wikileaks tira máscara da mídia brasileira e comprova: estão a serviço dos EUA

Aconteceu o que já era de conhecimento dos menos desavisados. A grande imprensa brasileira foi finalmente desnudada, com tudo comprovado em documentos oficiais e sigilosos. Quem ainda tinha motivos para outorgar credibilidade à estes veículos e seus jornalistas, não tem mais

William-Waack-Globo
William Waack, da Globo, aparece nos documentos secretos

Novos documentos vazados pela organização WikiLeaks trazem à tona detalhes e provas da estreita relação do USA com o monopólio dos meios de comunicação no Brasil semicolonial.

Um despacho diplomático de 2005, por exemplo, assinado pelo então cônsul de São Paulo, Patrick Dennis Duddy, narra o encontro em Porto Alegre do então embaixador John Danilovich com representantes do grupo RBS, descrito como “o maior grupo regional de comunicação da América Latina“, ligado às organizações Globo.

O encontro é descrito como “um almoço ‘off the record’ [cujo teor da conversa não pode ser divulgado], e uma nota complementar do despacho diz: “Nós temos tradicionalmente tido acesso e relações excelentes com o grupo”.

Outro despacho diplomático datado de 2005 descreve um encontro entre Danilovich e Abraham Goldstein, líder judeu de São Paulo, no qual a conversa girou em torno de uma campanha de imprensa pró-sionista no monopólio da imprensa no Brasil que antecedesse a Cúpula América do Sul-Países Árabes daquele ano, no que o jornalão O Estado de S.Paulo se prontificou a ajudar, prometendo uma cobertura “positiva” para Israel.

Leia mais:
Wikileaks revela gravíssima sabotagem dos EUA contra Brasil com aval de FHC

Caso Assange: como o fundador do Wikileaks poderia sair de Londres?

Revista Veja morre de medo da força da internet; entenda

Os documentos revelados pelo WikiLeaks mostram ainda que nomes proeminentes do monopólio da imprensa são sistematicamente convocados por diplomatas ianques para lhes passar informações sobre a política partidária e o cenário econômico da semicolônia ou para ouvir recomendações.

Um deles é o jornalista William Waack, apresentador de telejornais e de programas de entrevistas das Organizações Globo. Os despachos diplomáticos enviados a Washington pelas representações consulares ianques no Brasil citam três encontros de Waack com emissários da administração do USA. O primeiro deles foi em abril de 2008 (junto com outros jornalistas) com o almirante Philip Cullom, que estava no Brasil para acompanhar exercícios conjuntos entre as marinhas do USA, do Brasil e da Argentina.

O segundo encontro aconteceu em 2009, quando Waack foi chamado para dar informações sobre as conformações das facções partidárias visando o processo eleitoral de 2010. O terceiro foi em 2010, com o atual embaixador ianque, Thomas Shannon, quando o jornalista novamente abasteceu os ianques com informações detalhadas sobre os então candidatos a gerente da semicolônia Brasil.

Outro nome proeminente muito requisitado pelos ianques é do jornalista Carlos Eduardo Lins da Silva, d’A Folha de S.Paulo. Os documentos revelados pelo WikiLeaks dão conta de quatro participações do jornalista (ou “ex-jornalista e consultor político”, como é descrito) em reuniões de brasileiros com representantes da administração ianque: um membro do Departamento de Estado, um senador, o cônsul-geral no Brasil e um secretário para assuntos do hemisfério ocidental. Na pauta, o repasse de informações sobre os partidos eleitoreiros no Brasil e sobre a exploração de petróleo na camada pré-sal.

fernando-rodrigues-folha
Cai também a máscara de Fernando Rodrigues, da Folha.

Fernando Rodrigues, repórter especial de política da Folha de S.Paulo, chegou a dar explicações aos ianques sobre o funcionamento do Tribunal de Contas da União.

Outro assunto que veio à tona com documentos revelados pelo WikiLeaks são os interesses do imperialismo ianque no estado brasileiro do Piauí.

Um documento datado de 2 de fevereiro de 2010 mostra que representantes do USA participaram de uma conferência organizada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), na capital Teresina, a fim de requisitar a implementação de obras de infra-estrutura que poderiam favorecer a exploração pelos monopólios ianques das imensas riquezas em matérias-primas do segundo estado mais pobre do Nordeste.

A representante do WikiLeaks no Brasil, a jornalista Natália Viana, adiantou que a organização divulgará em breve milhares de documentos inéditos da diplomacia ianque sobre o Brasil produzidos durante o gerenciamento Lula, incluindo alguns que desnudam a estreita relação do USA com o treinamento do aparato repressivo do velho Estado brasileiro. A ver.

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Postado em 10/Aug/2011 às 23:31

    Esse William Waack é um dos que nunca me enganaram, junto com Alexandre Garcia, Monica Waldvogel e mais uma leva de globais travestidos de imparciais. Outros não valem a pena citar pq são "paga-paus" assumidos.

    • FERNANDO AUGUSTO Postado em 13/Sep/2013 às 14:59

      falta pegarem o Merval pereira. Esse com certeza tem relação com os gringos.

    • PAULO ANTONIO DA SILVA Postado em 05/Jan/2014 às 19:13

      ISTO ESTA CLARO NO NOSSO PAIS NÃO EXISTE MÍDIA SEM COMPROMISSO COM O CAPITALISMO SELVAGEM,O JORNALISTA QUE ESTA NA CAPA DESTA DENUNCIA E CONHECIDO COMO AGENTE DA CIA.INFELIZMENTE O MOVIMENTO COMBATIVO NÃO TEM MEIOS DO PORTE DESTAS MÍDIAS PARA COMBATER ESTA PRAGA DE MANIPULAÇÃO QUE ENFRENTAMOS DIARIAMENTE,POR ORA TEMOS A WEB DE MODO INJUSTO E VIGIADO MAS,,ESTAMOS LUTANDO.

    • Kleber Postado em 12/Jan/2014 às 12:54

      O que estão fazendo os agentes do SERVIÇO DE CONTRAESPIONAGEM BRASILEIRO?? N A D AAAAAAAAAAAA

    • Ilson Roberto Postado em 06/Aug/2014 às 23:10

      Todos eles são uns lesa pátria, aos poucos vamos sabendo quem são os judas traidores.

    • JESIEL Postado em 04/Jul/2015 às 21:15

      ISTO EU JA SEI HA MUITOS ANOS E TANTO QUE DEIXEI DE COMPRAR JORNAL HA MAIS DE CINCOI ANOS

  2. Luis Soares Postado em 11/Aug/2011 às 00:04

    A grande mídia brasileira no geral é carente de originalidade. Reflete os destaques das agências de notícias internacionais e pensa fazer jornalismo. Para muita gente, até que faz. Olha que criticar a globo ainda é motivo para ser chamado de extremista ou conspirador por uma parcela considerável da sociedade, por incrível que pareça.

    Mas é por ser colonizada pelos norte-americanos que a imprensa tupiniquim vive a espernear quando o Brasil trilha caminhos opostos e não prioriza os EUA em acordos internacionais; em questões de política externa, etc. A cartilha é a mesma usada pelo governo FHC. E é assim que notícias boas são transmitidas em tom pessimista, e más notícias ganham destaque excessivo.

    • eduardo Postado em 03/Sep/2013 às 20:03

      Carente de originalidade? São paus-mandados, de quem tem ainda mais $$$

    • sergio luiz brito Postado em 06/Nov/2013 às 09:55

      Com a gestão do Lula a Inteligência fechou muitas de suas sucursais dentro do Brasil. Más é nos meios de Comunicação é que estão os maiores empreendimentos da NSA dos "emergentes". O Brasil continua presa dos ianques sim, más hoje com a hostilidade governamental. aquela sabotagem em Alcântara mexeu com mts pró tio san. Basta vermos a Índia que pegou pesado na contra espionagem norte americana, investiu pesado(apesar das suspeitas do PORQUE ninguém questionou a entrada Natural no CLUBE ATÔMICO). O Brasil é terreno hostil para os EEUU. É a rede social que tem feito a Grande Diferença para despertar patriotas mornos, e assustar traidores. Olha a Argentina se armando contra o monopólio do Clarin(A Globo de lá). O MELHOR lugar para o Brasil estar é sempre em oposição aos caminhos norte americanos. Investir maciçamente em Inteligência e Ciência e Tecnologia, imitando os Indianos que já dominam a tecnologia espacial, e nós não temos sequer , autorização de Lançar um Satélite Nacional por nossos próprios recursos e tecnologia.

    • pedro dias moreira Postado em 07/Jan/2014 às 08:45

      Falou tudo Luis soares é isso mesmo tá dando nojo assistir esses telejornais do Brasil 99% do tempo deles só se fala de mortes e violências e matérias fabricadas contra o governo em especial na Globo.

    • Kleber Postado em 12/Jan/2014 às 13:01

      As noticias internacionais só são divulgadas aqui, depois que passam pelo crivo de alguma censura, como era feita na época da ditadura. O povo Brasileiro continua a ser enganado constantemente. Todos os Partidos Políticos Brasileiro, sempre tem alguém de alguma agencia de espionagem Americana em seus quadros de funcionários ou envolvidos de alguma forma .

    • marcelino Postado em 15/Feb/2014 às 13:54

      perfeito!!!!

  3. Beto Navalha Postado em 11/Aug/2011 às 00:19

    carissimo, poderia postar a fonte apenas para evitar reações...

    • joão do brasil Postado em 27/Sep/2013 às 12:52

      é para rir ....Sabe quem são os fundadores do WikiLeaks?Não então procure saber primeiro isso,depois chegara a conclusão

      • Orlando Pinheiro Postado em 28/Feb/2015 às 10:33

        João, conta pra gente aí, quem são os fundadores, vai.

  4. Victor P. Postado em 11/Aug/2011 às 14:26

    Pessoal,

    Só faltou a fonte... não consegui encontrar nenhuma referência a RBS, William Waack ou Estadão (ou Estado de São Paulo) no site da Wikileaks...

  5. Luis Soares Postado em 11/Aug/2011 às 16:28

    As informações são extraídas dos telegramas das embaixadas americanas ao redor do mundo que começaram a ser divulgados desde dezembro do ano passado. São mais de 250 mil telegramas no total. Desses, 3 mil referentes ao Brasil.

  6. Victor P. Postado em 11/Aug/2011 às 17:56

    Sim, mas onde estão os telegramas contendo estas informações? Vocês poderiam postá-los para referência, pois no site do wikileaks eu não encontrei...
    Falar que tal pessoa está envolvida com tal pessoa segundo um dos 3000 telegramas do wikileaks e não mostrar o telegrama ou uma "fonte oficial" é bem fácil...

  7. Luis Soares Postado em 11/Aug/2011 às 18:47

    Victor, lista para os documentos já publicados até o mês de março/2011:

    https://docs.google.com/document/d/1tnC9ojPJ57YMv22Hmth1kTJUOw8v9Ie0ScLk0Kz7gO0/edit?hl=pt_BR&pli=1

    • EVANDRO Postado em 27/Jun/2014 às 09:41

      O VICTOR É UM IANQUE DESFAÇADO MEU CARO...

  8. Theo Postado em 11/Aug/2011 às 23:33

    os documentos no google docs tem o titulo pacote eleiçoes 2010... fonte bem duvidosa... texto sem fontes, e já adjetivando a notícia com opinião própria sobre o assunto... falar de jornalismo imparcial é burrisse isso não existe, nunca existiu. Por favor, nos liberte da nossa ignorância.

    • Edson Postado em 11/Jan/2014 às 22:11

      ...burisse (sic!)... de quem???

  9. Luis Soares Postado em 12/Aug/2011 às 02:01

    Acho curiosa essa insistência em negar o que é evidente. Os documentos estão aí, são oficiais, se achou ruim manda um e-mail pro Julian Assange, fundador do Wikileaks, já que o tipo de jornalismo que ele faz te desagrada. Melhor, vamos assistir ao Jornal da Globo. É quase 1h da manhã, Waack está no ar.

    • José Evaristo Postado em 20/Feb/2014 às 23:01

      É o famoso complexo de vira latas que esta gente submissa ainda carrega no DNA. Luis Soares.

  10. Misty Postado em 16/Aug/2011 às 20:43

    Burrice se escreve com C, meu caro Theo. Ao criticarmos algo, precisamos passar credibilidade escrevendo certo.

    • Cássio Postado em 16/Sep/2013 às 17:28

      E o correto é "escrever corretamente" e não "escrever certo". Você perdeu credibilidade.

      • Fernando Postado em 05/Oct/2015 às 22:41

        E vc também por ter utilizado erroneamente as aspas. Além disso, escrever certo está adjetivado, portanto, correto. Não há a necessidade de adverbialização. Ah! Sim, a aula é de graça (e não de grátis, não esqueça...)

  11. Misty Postado em 16/Aug/2011 às 20:46

    Ok que precisamos comprovar de onde tiramos informações desse porte, mas as criticas que vocês estão cunhando só podem ser classificadas como resistência ao que está sendo dito. Qualquer pessoa com o mínimo de senso crítico já percebeu o quanto a Globo realiza disserviços diários e disseminam as idéias norte americanas. A iniciativa é mais do que válida, vamos parar para de fato ler o que está escrito? Vamos de fato pensar criticamente sobre o lixo televiso? Bom dia, essa é a realidade.

    • Pereira Postado em 08/Jan/2014 às 16:18

      Disserviços e "a globo disseminam" são duas preciosidades...

    • João Carlos Postado em 21/May/2014 às 08:23

      Só porque queremos as fontes corretas??? Seu comentário é que ficou com cara de tendencioso....

  12. Henrique DJ Postado em 21/Aug/2011 às 13:08

    "Burrisse" é dose heim... Realmente, nos liberte desta ignorância!!

    • Mário Roberto Mendonça Postado em 13/Jan/2014 às 12:52

      Prefiro escrever burrice com S, por descuido, do que ser realmente burro a ponto de não enxergar a realidade da mídia brasileira quer a todo custo o Brasil de quatro p'ros americanos.

      • João Rubim Postado em 14/Feb/2015 às 22:45

        É isso ai Mário, disse tudo. Se fosse no tempo de minha avó, ela diria pra esses metidos entendedores de português E PUXA-SACOS DA IMPRENSA BRASILEIRA: VÁ CAGAR NO MATO.

      • Orlando Pinheiro Postado em 28/Feb/2015 às 10:40

        Mário, também prefiro o seu burrice com s por descuido, tendo a percepção de realidade que você tem. Abç!

  13. Eliezer Silva Postado em 21/Aug/2011 às 19:56

    Tudo bem. a crítica é válida, mas se colocarem o link dos documentos no wikileaks vai acabar a discussão e vai legitimar muito mais o ponto que vocês querem provar, né?
    Abraços e continuem o bom trabalho.

  14. um pouco Postado em 22/Aug/2011 às 00:38

    Não é preciso provar nada.Observe a programação da Rede Globo e tenham a conclusão.A intenção dos programas é emburrecer a população, somente isso.Faz quanto tempo que o canal possui os mesmos programas,exemplo:sessão de tarde,malhação,novelas com temas repetidos de outras épocas, Jornais que distorcem histórias entre outros.A Rede Globo está a favor de quem a patrocina, se for os EUA ou mesmo o Governo brasileiro, é simples ela vai defender quem melhor contribui com grana e influencia política.

    • Luiza Ferraz Postado em 30/Jul/2014 às 16:49

      Realmente a programação é massante, emburrecedora, odiosa e manipulativa. Eu deixei de ver TV há muito tempo. Plin plin não me pega não!

  15. Tatiane Ribeiro Postado em 22/Aug/2011 às 10:19

    A Fonte:
    Segue aqui galera: http://apublica.org/2011/07/semana-wikileaks-a-embaixada-e-a-midia-%E2%80%93-parte-ii/

    O site oficial do Wikileakes no Brasil é o da agência de notícias A Pública, produzido pela Natália Viana e outros jornalistas que se auto-intitulam independentes.
    Confiram as diversas informações sobre os documentos no site www.apublica.org

  16. Sula Postado em 22/Aug/2011 às 11:23

    Os piores cegos são aqueles que não querem enxergar.E infelizmente o Brasil está cheio de gente cega e prepotente,que se nega a enxergar a verdade, mesmo quando desnudada internacionalmente. São verdadeiros entreguistas do Brasil.
    E alguns ainda escrevem burrice com dois "ss"...

  17. aedensothis Postado em 22/Aug/2011 às 11:43

    Natália Viana e outros lá também cometem erros de digitação o tempo todo, pessoal. Dá um tempo com isso da "burrisse". O problema disso é a FALTA DE REVISORES NO MERCADO... ou a DESVALORIZAÇÃO DESSA FUNÇÃO...

  18. Maykon Souza Postado em 22/Aug/2011 às 17:17

    Putz, Misty,
    olha só a mancada que você deu: criticou o tal do Theo falando que ele precisava passar credibilidade com o que escrevia, que burrice era com "C" e não com dois "S" e aquele blábláblá todo, e você escreveu "dIserviço", com I. Ficou feio pra você, hein?! Desserviço é com "E", meu caro. Cadê a tal da credibilidade? Que patético...

  19. Natali Postado em 22/Aug/2011 às 18:19

    Não estão se importando com a noticia em si e sim em erros de ortografia... interessantes os leitores desse nosso país!

    • luiz ramos Postado em 07/Jan/2014 às 13:25

      se os leitores deste pais não sabem escrever, tambem não sabem ler...

  20. Latinoamericano Postado em 22/Aug/2011 às 21:06

    Bourdieu tinha razão....

  21. Cheryn Postado em 23/Aug/2011 às 05:20

    Sempre tentando fugir da verdade... Freud explica!!! hahahha

  22. Victor P. Postado em 23/Aug/2011 às 17:22

    Amigos, não é questão de ser cego. Vocês podem argumentar que qualquer pessoa, emissora ou corrupção é corrupta, o problema é quando você diz que se baseou em documentos de um lugar (Wikileaks) e esses documentos não se encontram na fonte, só isso.
    Você tem todo o direito de dizer que a Globo é X ou Y, mas se você diz que isto está descrito em documentos da wikileaks, divulgue a fonte exata...

    • Denise Pinto Postado em 11/Jan/2014 às 19:14

      Gostei da sua boa vontade em procurer a fonte. Eu não sou fã número 1 da Globo, mas aprecio alguns jornalistas,como Alexandre Garcia, que dizem nem ser da Globo mais. O Globo Repórter, por exemplo, é um programa que gosto. Exemplo: a edicão de 13/12/2013, que mostrou a situacão da saúde pública no Brasil.

  23. Luis Soares Postado em 23/Aug/2011 às 20:45

    Não é questão de ser cego. É questão de ser desonesto ou preguiçoso. A fonte já foi postada, mas como algumas crianças estão a espernear irei repostá-la aqui nos comentários e reforçá-la no texto. Infelizmente não dá para supor nada além de desonestidade ou preguiça por parte de quem afirma que os documentos não se encontram na fonte, como é o caso do colega acima. Não é de se espantar que a verdade factual nunca seja digerida pelos que são dotados da síndrome da 'necessidade de não acreditar'.

    Eis a íntegra dos arquivos:

    http://wikileaks.org/cable/2009/06/09BRASILIA791.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/07/09BRASILIA905.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/09/09BRASILIA1098.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/07/09BRASILIA931.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/09/09BRASILIA1127.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/10/09BRASILIA1250.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/12/09BRASILIA1407.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/12/09BRASILIA1429.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/12/09BRASILIA1486.html

    http://wikileaks.org/cable/2010/01/10BRASILIA5.html

    http://wikileaks.org/cable/2010/02/10BRASILIA49.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/06/09SAOPAULO372.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/07/09STATE77662.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/09/09SAOPAULO551.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/09/09RECIFE60.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/10/09SAOPAULO601.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/10/09RIODEJANEIRO348.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/10/09SAOPAULO624.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/11/09STATE114981.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/11/09SAOPAULO660.html

    http://wikileaks.org/cable/2009/12/09SAOPAULO667.html

    http://wikileaks.org/cable/2010/01/10SAOPAULO18.html

    http://wikileaks.org/cable/2010/01/10SAOPAULO44.html

    http://wikileaks.org/cable/2010/02/10RIODEJANEIRO32.html

  24. islam-brasil Postado em 23/Aug/2011 às 21:53

    Esta ai a verdade, eu sou muçulmano e sei disto. A cia e o Mossad trabalham ativamente no Brasil e me ameaçaram de morte e tortura.

    Foram eles que treinaram o miliciano wellington menezes, e tentaram armar para ele se fantasiar de arabe, eles mataram 12 crianças em realengo , o governo brasileiro sabe disto mais como é fraco não pode fazer nada.

    A midia brasileira que é comandada por eles, eles logo após o atentado tentaram inventar que wellington era muçulmano(porque estava tudo armado, nos dias anteriores ao atentado de wellington varios programas falaram mal do islam inclusive o programa da Hebe que fez um especial anti-islamico uma semana antes do ataque terrorista de wellingont).

    Iual eles fazem em varias partes do mundo : eles atacam e culpam muçulmanos, lembrando que em lugar algum nunca ficou comprovado a participação de um unico muçulmano,nem WTC nem qualquer outro.

    Estamos vivendo a terceira guerra mundial, e o Brasil é só uma brincadeira no meio disto.Eles mataram 12 crianças aq no Brasil e nada foi feito, vergonha morar num grupo assim, o Brasil sequer um país pode ser considerado.

    • luiz ramos Postado em 07/Jan/2014 às 13:35

      todos têm o direito de de delirar, assim como têm como escolher onde quer morar, desde que assuma os direitos e deveres de sua escolha.Não está satisfeito em morar aqui, vai morar na PQP!

  25. Ikaros Marx Postado em 24/Aug/2011 às 19:02

    ...
    Terceira guerra mundial? E nós não fomos convidados(algo que ocorreu nas outras duas)? Então num é mundial! Olha tudo bem... Que a rede globo divulga ideais americanistas, e faz um dês-serviço pela informação e formação do brasileiro acredito, nada mais óbvio, alias. Agora botar a culpa do massacre do Massacre do Realengo na Cia e no Mossad? Sei que eles não são santos, e podiam muito bem tentar jogar a culpa a fatores religiosos, mas sem motivo nenhum: o Brasil não tem forças (ainda) para influenciar a situação em Israel e na Palestina (vide o Libano, que a visão do Brasil não adiantou em nada para firmar ou derrubar o governo vigente). Agora sobre questão de não ter provas, não afirme uma coisa sem provas, e depois queira criticar outra por falta de provas.

    Pulando essa pequena critica, achei muito interessante a matéria. É bom ver que ainda existem pessoas nesse Brasil que tem um pouco de dedicação a pensar não somente no informar, mas no formar, e também mostrar as farsas mais consolidadas de nossa nação. Infelizmente a política de "emburrecimento" da população, não são coisas americanistas, mas tradicionalmente brasileiras, e, creio eu, não mudarão tão cedo. Apesar de ver um pais que sobrevive relativamente bem um período de crise econômica mundial, ainda vejo um pais de terceiro mundo. Espero que no futuro, melhoremos esse pais que nos acolhe e abriga.

    A todos uma boa noite, e boa sorte!

    • sergio luiz brito Postado em 06/Nov/2013 às 10:17

      O BRASIL MOSTROU SUA CARA!(como implorava o jovem e sábio Cazuza). Ninguém é cego de ver a melhoria social e Potencial do Nosso País, pombas! PARABÉNS IKAROS Marx pelo seu comentário e por sua sobriedade! Vamos chegar no Topo do TOP. Eles que nos aguardem! Abração de Abraão a tds...Pois foi ele Pai de Isaque e de Ismael, certo amigo e dedicado Islam Brasil? Paz!

    • Denise Pinto Postado em 11/Jan/2014 às 19:22

      Também acho que a política de "emburrecimento"é brasileira e não americana.

  26. Gabriel Ribeiro Postado em 25/Aug/2011 às 15:36

    Os alienados continuam defendendo as grandes emissoras de mídia. É lamentável, é alienação demais. Não precisa ser nenhum gênio para perceber que a mídia em sua maior parte, produz mentira. Os veículos de comunicação de massa são quem determinam o que devemos fazer, comer, escutar, consumir etc. Por isso é essencial que busquemos a leitura cientifica cada vez mais, para que possamos aumentar o nosso nível de questionamentos.

    • Vitor Postado em 19/Sep/2013 às 19:24

      Eu concordo plenamente com você Gabriel,ainda tem um bando de coxinha questionando a veracidade das informações.

    • luiz ramos Postado em 07/Jan/2014 às 13:40

      os governos, em todas as esferas, são os maiores anunciantes dessas midias, patrocinadores até de alguns jornais televisivos...

  27. Gustavo Postado em 26/Aug/2011 às 18:55

    A princípio, um país, por meio de seus representantes oficiais, buscar informações sobre política de outro país com pessoas referência no assunto não é problema. Não vejo motivo para tanto alarde. As relações internacionais já se dão há anos...

  28. MARCUS VINICIUS MAVILICO Postado em 06/Oct/2011 às 16:10

    Dorme com um bagulho desses....Morte ao CAPETAlsmo!!!!!!!!

  29. eguadetroia Postado em 22/Oct/2011 às 13:51

    O PT agora está apelando para a CONSPIRAÇÃO. Chega. Com tanto desmando. Corrupção deslavada, comprovada. Filho do Lula que até poucos dias não tinha renda nenhuma declarada, agora figura no rol dos maiores produtores mundiais de boi de corte. Pra isso não tem nada no http://wikileaks.org/cable/2009/11/09STATE114981.html

    • FAbrício Postado em 24/Nov/2013 às 11:40

      Talvez você deva confiar mais na fonte da Forbes. Então vá lá e veja a matéria desmentindo isto sobre o filho do Lula e crie vergonha na cara.

    • Denise Pinto Postado em 11/Jan/2014 às 19:26

      Poderiam levantar um documento sobre o enriquecimento ilícito de Lula e seu filho, sobre os investimento do Brasil em Cuba e Angola, sobre o envolvimento de Lula no mensalão,...

  30. Le Postado em 09/Nov/2011 às 17:34

    Achei bem interessante o artigo e queria agradecer ao Luis Soares por ter repostado as referencias,as minhas criticas quanto a essas postagens sao:

    1-Como mencionado acima, as pessoas ficam mais preocupadas em erros de ortografia quanto a noticia em si.
    2- A necessidade de ofender pessoas com pensamentos divergentes dos nossos, nao consigo entender porque alguem nao pode apenas expor seu ponto de vista sem mas.
    3- A facilidade com que se perde o foco da conversa,começamos com uma noticia que evolui para algo totalmente diferente.
    4- E por fim e mais triste foi todo o barulho apenas porque as pessoas pediram uma confirmação confiavel sobre uma materia postada que poderia ter sido resolvida em 30 segundos, mas que pelo jeito acaba sendo mais interessante ficar discutindo.
    Se possivel por favor vamos ser mais diretos e praticos, mas claro essa é apenas a minha opinião.
    Eduardo

    • Aran Postado em 21/Jul/2014 às 17:38

      Parabéns Le....ainda estamos aprendendo a divergir e com o divergir e por isso os argumentos se perdem e se desviam para as adjetivações,as paixões partidárias e desprovidas de senso crítico.Assim caminharemos atrasados, degladiando -nos e os verdadeiros responsáveis,sabendo onde tudo vai parar,continuam com sua "submissão",tirando seus proveitos.

  31. meryll 77 Postado em 10/Nov/2011 às 01:44

    É EXTREMAMENTE CANSATIVO E TEDIANTE ESSE TEMA ETERNO DA GLOBO. ESSA É UMA PECHA QUE PARECE TER O BRASIL QUE CARREGAR. É COMO UMA COCEIRA IRRITANTE QUE SE TEM MAS QUE EMBORA SE PASSE ALCOOL E POMADAS, O VERGÃO PERMANECE LA. ENTAO, PRA QUE FALAR NISSO NOITE E DIA? LAISSE FAIR! OS CAES LADRAM E A CARAVANA PASSA!

  32. Umberto Junior Postado em 16/Nov/2011 às 02:36

    É verdade meus caros... a Terceira Guerra Mundial está se iniciando e ninguém atenta pra isso! Será que realmente sabemos o motivo pelo qual a Líbia foi invadida pelos Estados Unidos? Será que algum de vocês sabem sobre Guerra Ambiental, Despopulação da Terra, Nova Ordem Mundial, a Verdade Sobre 11 de Setembro, Warren Buffett, Zionistas e os Illuminatis?? E quanto às informações que nos são passadas sobre os fatos mundiais? São confiáveis??
    Eu sempre achei que tudo isso era conversa fiada, mas a cada dia que passa e a cada pesquisa que faço, fico com a certeza de que não duraremos muito tempo!

    • silvia messora Postado em 18/Nov/2013 às 23:32

      Na minha opinião, a terceira guerra mundial não vai acontecer.Basta ver o que está acontecendo com o clima, nós vamos ter que nos preocupar com muita coisa.Quanto ao artigo que foi escrito, eu adorei, quando foi falado do AP, eu me lembro que desde pequena meu pai contava sobre Getúlio Vargas e eu era uma criança, e sempre distimos política em casa com meus filhos.Eles são politizados.

  33. Alexandre Postado em 16/Nov/2011 às 21:47

    E agora esses malditos 'artistas' dessa rede podre de televisão estão fazendo campanha contra a Usina de Belo Monte no Pará... evidentemente que é a mando dos EUA...
    Meu Deus, faça algo, eu te imploro...!!!

  34. Diego Postado em 18/Nov/2011 às 13:34

    Mas não é só ver o SBT?

  35. P. Domingos Sávio Postado em 14/Dec/2011 às 17:14

    Eis o melhor comentario acerca da questão, sob meu ponto de vista: De Gustavo. em: 26 de agosto de 2011 17:55

  36. Tarciso Junior Postado em 04/Jan/2012 às 11:28

    Só não entendo uma coisa: a Globo, SBT, Band e RedeTV não são empresas privadas ? então que eles sirvam a quem quiser. Só vê estrela quem olha pro céu. Se tão achando ruim o que tem na mídia, escutem só a Hora do Brasil, que é o programa de rádio oficial do governo. Nele só tem notícia boa, e vc verá que vive no melhor país do mundo, ao contrário das notícias de corrupção e violência que passa na "mídia comprada pelos EUA". ah vá!.... Agora é só decidir que tipo de alienado vc quer ser. Que lixo

    • Nahum Pereira Postado em 18/Sep/2013 às 10:16

      Caro Tarciso, a influência da grande mídia na formação (às vezes deformação) da opinião pública é tão forte que esta é considerada o quarto poder de uma república. Por essa razão, muitos países proíbem que redes informativas (como a Globo) sejam financiadas com dinheiro estrangeiro, exatamente para preservar os interesses da nação. A Rede Globo já começou mal, em tempos da ditadura militar, por receber financiamento norte-americano. Você acha que ela irá manipular as notícias a favor de quem? Combater e denunciar isso é assunto de interesse nacional.

  37. marcelo Postado em 12/Jan/2012 às 19:52

    Tarciso Junior, nao sabe o que fala... tem conversa de gente des-compromissada com nosso país. O problema não eh vc escolher?

  38. Julio Postado em 26/Apr/2012 às 19:21

    Gente, todos os nossos problemas são pequenos diante o GRANDE E REAL PROBLEMA que a maioria sequer sabe: A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL JÁ ESTÁ COMEÇADA assim como UM GOVERNO MUNDIAL. Isso não é brincadeira e nem conspiração, também não acreditava... As outras guerras mundiais também começaram "devagar", com "pequenas guerras"... Acessem: 'infowars.com'. DIVULGUEM, EU TAMBÉM ESTAVA CEGO E HIPNOTIZADO, FOMOS HIPNOTIZADOS, HIPNOTIZADOS DE VERDADE, ISSO EXISTEEEEEEEEEEEEEEE, NÃO É PIADA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ELES AGEM EM CONLUIO, AS INDÚSTRIAS AMERICANAS: CINEMA, MÚSICA, TECNOLOGIAS, ETC, ETC, para estagnar as outras economias... Está tudo conectado, ligado e armado.

  39. Cláudia Postado em 22/Aug/2012 às 13:43

    Bem, sobre o Brasil ser um país bonzinho e a favor da paz, isso é mentira. Pois certa vez na TV Cultura, eu estava assisto ao jornal deles e a comentarista do dia deixou bem claro que o Brasil não queria assinar a um termo de transparência com relação as armas que são produzidas aqui pela empresa Taurus (ela é a maior exportadora de revólveres do mundo). http://www.youtube.com/watch?v=v3CZwGoxeVM&feature=relmfu

    • sergio luiz brito Postado em 06/Nov/2013 às 11:52

      Patético, amiga Cláudia!

  40. Troia Postado em 22/Aug/2012 às 14:15

    Olha, povo Brasileiro.que isso sirve de lição. o problema do Brasil é que nós como patriotas devemos zelar para um país que defendam seus interesses tambem. vamos estudar sabe, de verdade. nóis importamos os maiss importantes produtos para um país crescer. a educação faz com que o país de um salto para á técnologia. tudo é caro.por isso anganamsem investimento para uma educação de verdade, vida de professor nem se fala. eletrodomésticos,eletrônicos,carros,maquinário industrial. até nosso exército ganharia com novas aviões de combate " para defender lógico" nossa força aéria é boa mas está longe dos padrões para um país do tamanho do Brasil. eu amo meu país mas, que o pessoal estude mais para evoluir. assim nunca precisaremos de "outros" e seus interesses.

  41. joao neves Postado em 06/Sep/2012 às 13:19

    Vcs nao tem nocao da onde pode chegar um backup de emails e documentos... Ja tive acesso a todos emails da capital do RS....

  42. Guilherme Postado em 04/Apr/2013 às 09:48

    a maioria dos petistas já foram inclusive agentes cubanos...e aih preferem que oi Brasil virem um EUA ou uma Cuba?

  43. José Sales Postado em 04/Apr/2013 às 10:32

    É o nosso No How contra o Know How deles. Não sabemos o que muito temos nas mãos, e muito menos como explorar para utilizar! Eles que nada tem ou pouco tem, sabem como. O segredo de todo negócio é saber de algo que mais ninguém sabe. Somos um povo mimado pela natureza e isto nos deixou "preguiçosos", sem que precisássemos nos preocupar com o sustento básico. É a garra dos que não tem contra a ignorância do quanto se tem dos abastados por natureza..

  44. Felipe Postado em 23/Jun/2013 às 11:52

    Le, em 9 de novembro de 2011 às 17:34 disse: Achei bem interessante o artigo e queria agradecer ao Luis Soares por ter repostado as referencias,as minhas criticas quanto a essas postagens sao: 1-Como mencionado acima, as pessoas ficam mais preocupadas em erros de ortografia quanto a noticia em si. 2- A necessidade de ofender pessoas com pensamentos divergentes dos nossos, nao consigo entender porque alguem nao pode apenas expor seu ponto de vista sem mas. 3- A facilidade com que se perde o foco da conversa,começamos com uma noticia que evolui para algo totalmente diferente. 4- E por fim e mais triste foi todo o barulho apenas porque as pessoas pediram uma confirmação confiavel sobre uma materia postada que poderia ter sido resolvida em 30 segundos, mas que pelo jeito acaba sendo mais interessante ficar discutindo. Se possivel por favor vamos ser mais diretos e praticos, mas claro essa é apenas a minha opinião. Eduardo ------------------- Concordo totalmente, reparei no mesmo. Apontar dedos pra prepotentes é fácil, admitir ser um, são outros quinhetos...

  45. Ricardo Postado em 25/Jun/2013 às 21:43

    Os EUA procuram entender como estão as coisas no Brasil e jornalistas brasileiros prestam consultoria a eles? Francamente isso é procedimento normal, jornalistas e outros especialistas são consultados não só pelos EUA, mas por qualquer nação que tenha interesses investidos em outro país. Não é como se um jornalista tivesse segredos de Estado para entregar aos "vampiros americanos". Céus, Carlos Eduardo Lins da Silva é consultor político, ele presta consultoria, isso é o que se chama consultoria! Medo mesmo tenho quando as cúpulas de nosso país se reunem com as cúpulas de ditaduras, ou com as FARC, "off the record". Aí é hora de tremer.

  46. Glaucia da Fonseca Pereira Postado em 26/Jun/2013 às 22:40

    O PIOR É ESSES AÍ POSAREM DE BRASILEIROS! Já me sinto desanimada ao constatar que o brasil *assim com letras minúsculas mesmo), monta carros estrangeiros que custam fortunas ás quais a maioria dos brasileiros não têm acesso. Também não sabemos a composição do preço dos mesmo mas acredito que o item de maior valor se refira ao pagamento de direitos autorais para o uso da marca. O modelo, o desempenho, as melhorias (ou "piorias") são decididas lá fora. Então montam carros que atingem 100 km/hora em 1 segundo destinado a um pais cujo limite máximo de velocidade é de 110 km. Poluem nosso meio ambiente e não são cobrados por isso. Gostaria de saber se houve algum acordo (semelhante ao feito com a Volkswagen de ficar 30 anos sem construir 1 cm sequer de ferrovia neste país continente) de ficar o resto da vida sem fabricar carros nacionais. Até a tentativa da Fábrica Nacional de Motores, carinhosamente chamada de FENEMÊ, FOI P´RO BREJO. Assim o brasileiro que deseja possuir um carro brasileiro está fabricando o mesmo no fundo do quintal: e pode regularizar sua existência no DETRAN. Posso passar a noite falando da grandeza do Brasil mas... de que adianta?

  47. Rafael Postado em 27/Jun/2013 às 15:18

    O único jornalista/ancora de verdade no Brasil hoje, patriota, original, imparcial e defensor dos interesses nacionais é Heródoto Barbeiro! jornalismo de verdade, sem meias palavras, direto ao ponto! nisso a Record vem fazendo de maneira exemplar, só não deixar os interesses financeiros sobreporem a imparcialidade e a verdade do jornalismo brasileiro!

  48. José Evaristo de Paula Postado em 27/Jun/2013 às 21:27

    Nos Estados Unidos, Um traidor do tipo seria teria o nome de traidor , com direito a prisão perpétua. No Brasil eles talvez tenham seus nomes indicado para o nobel de paz.

  49. MARBOSI Postado em 27/Jun/2013 às 22:04

    Assistam para enriquecer a discussão!! Documentário feito pela BBC. http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ

  50. Ivan Postado em 28/Jun/2013 às 02:15

    Creio que não entendi o ponto. Qual o problema da mídia passar informações para fora? Não é pra isso que ela serve?

  51. Marcos Postado em 28/Jun/2013 às 09:27

    Para saber como funciona o tribunal de contas é só abrir a constituição ! E para saber se as decisões do tribunal de contas são técnicas, é só abrir os jornais ! kkk..

  52. Maria Libia Postado em 28/Jun/2013 às 10:51

    Guilherme, eu prefiro que o Brasil vire BRASIL, grande e lindo, com o seu verdadeiro POVO, sem precisar ser espoliado, como é e sempre foi pelas nações ditas de 1o. mundo. Não é à-toa que um senador americano disse que a AMÉRICA LATINA não passava de um quintal dos americanos. e a América Latina não consegue se erguer e se tornar uma potência. Os EUA invadem e guerreiam qualquer país que desejam e não conseguem invadir CUBA? Afinal que mistério é esse? EU AMO O BRASIL, TENHO FÉ EM NÓS, O SEU POVO, QUERO VER A EDUCAÇÃO DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE POIS JÁ ESTOU CANSADA DE PAGAR IMPOSTOS PARA QUE OS RICOS USUFRUAM DA USP., POR EXEMPLO. e quem não gosta de sua PÁTRIA, gente pequena, preconceituosa, racista, os aeroportos estão abertos, vão para os países que acham maravilhosos, nós NÃO PRECISAMOS DE VOCES.

  53. Magali Postado em 29/Jun/2013 às 07:13

    O que os USA quer da imprensa é nos fazer acreditar que somos um país atrasado, que os americanos e europeus são superiores a nós. Querem quebrar nossa auto-estima para não nos deixar crescer e isso tem funcionado...até as pessoas que tem acesso a educação caem nessa ladainha...perdemos mt tempo nos culpando e nos criticando, desvalorizando as nossas coisas, a nossa historia, a nossa cultura Quando é que a gente assume que temos valor? Quando é que decidimos parar de olhar o que não está perfeito e decidimos olhar para o que está melhor que ontem? Nós precisamos entender isso...nem que seja só eu e vc

  54. J. Carlos Postado em 29/Jun/2013 às 10:36

    O gigante realmente acordou? Brasil quem te USA não te ama. Se realmente acordou que abra o olho!

  55. Miguel Freitas Postado em 30/Jun/2013 às 21:42

    A Globo, efectivamente, vive ao sabor de quem a compra, uma vez que não têm ideologia. Vejamos na camnpha contra o collor, de início, fizeram um aparato de elogios a este elemento, foi um surradíssimo ufanismo "patrioteiro" de mete rnojo, e, de repente, Color já er aum demónio... agora mesmo nas manifestações nacionais, insistiram á exaustãO com a terminologia de vândalos, baderneiros, ocultaram e omitiram muitas manifestações. Só quando os manifestantes começaram a mostra risto em cartazes, vieram com cara de "putas virgens", dizer que eram a favor mas sem baderna. baderna é o roubo perpetrado pelos governantes, desde sempre, e eles Globéticos, nunca disseram nada, pois, mamaram bem nas tetas do governo, e, ainda mamam. Não valem nada. esse william Bonner e aquela Sandra annenberg, metem NOJO.... esta entãop com aquele emocionalismo barato.... só um soco nas ventas...

  56. Carlos Couto Postado em 07/Jul/2013 às 15:31

    Essa é boa! Misty, a professora, corrigiu Theo quando este escreveu "burrisse". Ora, no texto subsequente, ela diz: "(...) a Globo realiza disserviços diários...". Cara Misty, o correto é "desserviços". Mas isso não é o mais importante, importante mesmo é desmascarar as mídias de cunho estritamente comercial, onde a verdade é apenas um item de fluxograma, podendo ou não ser "usada", conforme a conveniência dos fatos e circunstâncias do momento. Ah, antecipadamente peço desculpas por eventuais erros gramaticais e/ou de concordâncias!

  57. Diogo Postado em 07/Jul/2013 às 21:50

    E o Wikileaks, estaria a serviço de quem ?

  58. marcos Postado em 08/Jul/2013 às 00:50

    Theo, mais um alienado da Globo.

  59. Ricardo. Postado em 08/Jul/2013 às 15:54

    REGRAS DO JOGO, CRIADAS PELOS INGLESES, SÃO QUEBRADAS APENAS POR ALGUNS. "Aprender fazendo” – Baden Powel, é cultura oriunda da caserna saxônica aplicada e, no escotismo, replicada à exaustão em adestramento de jovens, que faz crer, pragmaticamente, que pontos leva aquela patrulha - unidade pedagógica, mais esperta - "expertise" técnica… o que provoca neurose – trauma pós aquisição da fala, se aplicada à competição do tipo "custe o que custar", de um praticante em busca da vitória – "à qualquer preço". A cura está na mudança ética de postura, mesmo se precedida de negação da realidade – natural no primeiro momento. Ricardo Rutigliano Roque.

  60. Helder Postado em 09/Jul/2013 às 00:51

    Não vi absolutamente nada demais aqui. Os banqueiros sionistas são 100% donos das maiores redes de mídia do mundo (CBS, CNN, ABC, Reuters, Time, Warner, Columbia, Disney, Paramount, New York Times etc) e é claro que tem interesses na América Latina, incluindo o Brasil. Que toda a mídia é manipulada por certos interesses é fato mais do que sabido, inclusive a mídia norte-americana só que num outro nível. Acho que é chegada a hora de pensarmos num modelo político e econômico diferente para o Brasil. O nosso capitalismo aqui ainda está no gugu-dadá.

  61. Toninho Postado em 12/Jul/2013 às 09:14

    Muito bem Magali.

  62. Joao Postado em 12/Jul/2013 às 10:39

    Maria Libia concordo em numero gênero e grau contigo, e com relação a USP achei ótimo, cansado desses bixos grilos que vivem de bolsa a vida inteira dentro da academia, até o pós doc, com dinheiro meuuuuuuuuuuuuuuuuuu, e quer saber, são comunistas, esquerdistas, e tudo mais, mas viajam com os pais pros EUA todas as férias e nunca andaram a pé na vida .... como um amigo meu cubano que veio fazer o doutorado na unesp de prudente, diz, comunistas = comumierdas. Quero meu país com igualdade sim igualdade de coisas boas de qualidade de vida de segurança como no canada nos países desenvolvidos, quero ver meu povo ser respeitado, quero trabalho e igualdade de salários é isso que quero ........ sabe qual é o maior problema dos médicos nesse país, pra ser médico sua família deve ser milionária, ou você é um gênio, o gênio não vai se mata num hospital público, o filho de família usineira que nunca viu um pobre na vida não vai entrar num hospital público, pra atender depois de estudar anos pagando uma pequena fortuna, não é o meio que ta errado é o começo.

  63. Jorge Postado em 12/Jul/2013 às 14:05

    Magali, concordo e estou com você

  64. Marcos Postado em 01/Sep/2013 às 21:55

    Pelo menos alguma coisa esta alinhada aos USA, porque o resto esta alinhada a Bolívia, Venezuela e outras piadas mundias =/ kkkkkk

  65. HELIO SANTOS ROCHA Postado em 04/Sep/2013 às 20:25

    TUDO MUITO POUCO para comprovar aquilo que o articulista acoima ou sugere. O fato da imprensa conversar com diplomatas ou funcionários de outro governo ou de políticos reunirem-se com interessados em obras de infra-estrutura, não transforma ninguém em uma ¨semi colônia¨. Sobram adjetivos no artiguete. Faltam demonstrações de causa e efeito ou de relevância nas condutas imputadas.

  66. Sandra Fatima Postado em 08/Sep/2013 às 17:08

    Quanta ingenuidade Otto; todo mundo sabe que o Brasil é e sempre foi a sede de espionagem dos USA, na América latina, isso é velho; essa gente, a Dilma e etc. é tudo ator, existe um acordo entre o Brasil e os USA de espionagem na região gente; agora, se vocês querem continuar acreditando em papai noel e coelhinho da páscoa, fiquem à vontade. Acorda Brasil, tu que ainda estás a dormir!

  67. Wilson ALves Postado em 26/Sep/2013 às 13:43

    O único jornalista sério que conheci chama-se Ricardo Boecheat.

  68. Deivy Frajman Postado em 28/Sep/2013 às 11:52

    Eu concordo mas,como judeu e de militãncia na Esquerda,acho abusivo falar em "um líder judeu".Parece retórica um pouco similar ao nazifascismo,não?Marx e Trotsky,tb foram chamados de "líderes judeus"pelo Rechstag do IIIReich.Um pouco mais de cuidado ao mencionar os adjetivos cairia bem,pois nem todo judeu é capitalista,e é um povo que tb deu grandes contribuições para a humanidade.No mais excelente e revelação.Abs de um judeu

  69. Caio Postado em 06/Jan/2014 às 11:11

    Sem o colonialismo dos USA o que seriam deles??

  70. André Gotha Postado em 07/Jan/2014 às 08:29

    Quer dizer que os EEUU chamavam jornalistas bozós para saber do Brasil? Por isto que até hoje pensam que nossa capital é Buenos Aires....

  71. Liliane Postado em 08/Jan/2014 às 00:02

    Afe.

  72. Rodrigo Postado em 08/Jan/2014 às 05:23

    Pra mim essa é uma conspiração absurda. Se for verdade, que comprovem. Interesse de todos saber. Mas alguém tem que defender os americanos, já que ninguém se habilitou, aqui vou eu... Vamos lá! Como eu gosto de historia e acho que reconheço o que os Estados Unidos tem de melhor, vou escrever um texto pra alimentar a reflexão sobre a nítida tentativa deste autor em questão de tentar persuadir o leitor a favor de sua ideologia de base Marxista e Anti-EUA. Vamos lá! Todos nós sabemos que os EUA, durante a Guerra Fria, apoiaram qualquer movimento anti-comunista, e, muitas vezes, acabaram errando muito neste processo. Erros que geraram direta/indiretamente muitas mortes de pessoas inocentes, e que por consequência gerou ódio e revolta de muitos grupos mundo afora contra Americanos e contra todo o sistema capitalista que eles promoveram/implantaram com força após a Segunda Guerra. Obs: Erraram muito de fato, mas não podemos esquecer que eles também perderam muito ao ter literalmente salvado o mundo do nazismo e do Império Japonês (precisamos reconhecer que esse país foi fundamental neste processo/evento histórico. Fora que eles ajudaram e muito os que perderam a Guerra, e tanto Alemanha, quanto Japão, os mais arrasados e os mais ajudados depois por eles, se tornaram potenciais econômicas e exemplos de desenvolvimento. Mesmo com os Americanos salvando o mundo, esses erros cometidos nessas afobadas/catastróficas ações anti-comunistas, até hoje, servem como bons argumentos anti-EUA e pró-socialismo/comunismo que até hoje tem força. O problema deste sistema do Marx (por curiosidade, um sistema em boa parte adotado pelo próprio Adolf Hitler durante o regime nazista na antiga Alemanha) é que o mecanismo do mercado não pode ser completamente/por inteiro substituído pelo planejamento numa sociedade que adota vasta/imensa/complexa divisão social do trabalho, na qual talvez centenas de milhares de produtos diferentes tem que ser repartidos entre milhões/bilhões de pessoas, cujas necessidades diferem de pessoa para pessoa (acho que não preciso nem exemplificar, as pessoas tem interesses e necessidades diferentes, isso é óbvio). O socialismo, quando entrega todo poder (e controle) na mão do Estado, acaba se tornando um regime totalitário, ou melhor, uma ditadura... Foi isso o que aconteceu em quase todos os e exemplos históricos de socialismo, incluindo o exemplo radical de Cuba. O planejamento geral, que não leva a fundo ou em consideração as necessidades e as vontades particulares dos indivíduos (consumidores no caso) acaba sendo injusta/ equivocada/travada. Há de se tornar um regime totalitário e anti-democrático, pois pra esse sistema realmente dar certo, as liberdades individuais precisam ser excluídas/abolidas, não só na questão econômica como no aspecto político. É aí que "reside" o problema... Percebe-se que no Brasil, por exemplo, não se pode nem sequer ter uma visão de Direita, que este indivíduo nem sequer é ouvido, e é apedrejado imediatamente, acusado de racista, burguês entre outros, sendo que muitas vezes rola uma incoerência por parte de "quem atira a pedra". Muitas vezes não vemos um debate sóbrio de "emocionalidades" por aqui, e isso já é uma realidade "totalitária" no Brasil, já existe em nosso país um"totalitarismo ideológico" alimentado, e muito, pelos líderes do principal partido no poder hoje (que defende muito mais seus próprios interesses do que o do povo, sendo que sempre disseram que fariam diferente). Por fim, a aplicação "na prática" dos princípios socialistas/comunistas tem sido tentada faz muito tempo (comunismo é apenas consequência da "doutrina socialista"/"Marxismo"). Pra dar um exemplo pratico e fácil de entender, acho que podemos até dizer que nossas tribos indígenas viviam/vivem em uma espécie de "comunismo". Nesse exemplo de tribo, neste sistema, o socialismo funciona, e de forma relativamente harmoniosa, só que aqui, neste caso, não há alta produtividade nem consumismo, o que seria, na nossa realidade, um sistema igualitário nivelado pela probreza. Numa visão mais radical deste exemplo, no caso da tribo, se não há "capital em espécie/moeda", não poderíamos acumular nem trocar bens de forma realmente justa e "meritocratica". Além de que o acumulo de riqueza para nós da cidade é imprescindível para a própria sobrevivência, pois precisamos "guardar em tempos difíceis", como quando se há chuva e o agricultor tem que ter uma moeda para a troca, principio básico da economia e do capitalismo. Nem estou levantando o fato de que é impossível realmente igualar as pessoas, pois sempre há "capital intelectual", "capital de beleza/força", "capital de talento individual/aptidões", "capital de experiência e conhecimento", "capital de mérito e reconhecimento", "capital de poder de persuasão" e tantos outros "capitais". Enfim, essa ideologia é muito bonita no papel, mas na pratica é perigosa, pois tem muita gente perversa que usa destes "princípios de igualdade" para "seduzir" e "arrebanhar" seguidores políticos pra bancarem (com "capitais") seus próprios interesses "capitais" (exemplos assim temos tbm vemos tbm em muita falsa Igreja que tem por aí). Na pratica, pra nossa realidade de hoje, ao meu ver, Marx é uma Utopia. Mas o pior não é isso, na minha opinião é tbm um perigo real e pode colocar em cheque a verdadeira democracia, pois o certo seria promover o socialismo pra defender o povo, mas esse nosso regime socialista defende o próprio regime e seus interesses. Um pequeno exemplo recente são estas taxas extras que pagamos ao fazer compras no exterior, em que o Estado está preocupado em defender os interesses do próprio Estado ("interesses capitalistas") e não os do indivíduo, do povo, meu e seu no caso. ... Acho valido essa reflexão. Não sou um profundo conhecedor do sistema econômico, mas acredito que tenho uma noção. Pra colocar ainda mais "lenha na fogueira" deste meu texto, vou afirmar aqui o Esquerdista fanático não é o verdadeiro muito menos o único defensor dos fracos e oprimidos e que acho injusto eles se posicionarem como tais (como ocorre com freqüência). O que realmente defende o povo é a Justiça e a Educação de qualidade. É isso que precisamos cobrar de nossos governantes se realmente quisermos nos libertar das garras da injustiça e da opressão. Os EUA não tem nada a ver com isso. Vamos parar de "se fazer de vitima". Quem entende de economia já me disse: se é ruim com eles (EUA), é pior sem.

    • GesgisKasparov Postado em 23/Jul/2014 às 23:52

      Ué... Eu achava que quem tinha combatido o nazismo e chegou até Berlim foram os soldados do EXÉRCITO VERMELHO RUSSO!!! Nossa, Vou reler o ERIC HOBSBAWN - A ERA DOS EXTREMOS (BREVE SÉCULO XX), devo ter me equivocado!!! Valeu Rodrigo, fica a DICA!!!

  73. MARIA ALCINA DIAS TORGO Postado em 10/Jan/2014 às 15:15

    processos desapareceram do forum central ,para passar terras para laranjas e depois passar para os globais -processo 10607/38-vara de registros publicos - familia lesada ,varias e a de ADELINA RIVETTI,SEUS filhos orfãos idosos e doentes lutam pra que as terras em Currupira sejam devolvidas ,mas existem o comprometimento de muitos poderosos................................

  74. Ailton Postado em 13/Jan/2014 às 18:45

    Quando a mídia fala mal do Governo, todo mundo ( tem interesse ) chia; quando fala bem do Governo a mídia é imparcial. Eles sempre se fazem de vítimas. Leia sobre Antonio Gramschi , vão ver a política de comunismo, disfarçado de Socialismo sendo implantado no país..

  75. Abdul Postado em 19/Feb/2014 às 07:58

    Somos um país de traidores ??? ou de paspalhos ???

  76. deisi Postado em 14/Apr/2014 às 11:39

    lendo os comentarios pude perceber quanto insignificante é o tal Fernando Rodrigues ouvi comentarios dele a respeito do wikileaks na jovem pan e vi o seu desespero ;mas não podia imagiar que ele estava envolvido . insignificante porque em nenhum comentario o nome dele foi citado só do waco do willian.

  77. Luis jung Postado em 01/Aug/2014 às 08:55

    O negócio Eh declarar guerra contra os US, vamos nos juntar a Cuba, Venezuela , Bolívia , Irá, Equador, tudo países desenvolvidos e com um democracia exemplar baseada nos paredões. Obviamente perderemos a guerra em poucos dias e viramos colônia destes capitalistas imperialistas, que coisa ruim hein, vamos viver como vivem os americanos onde tudo funciona e o melhor, não tem esta desgraça de comunistas no poder. O sonho de consumo de todo mundo, a inveja de quem vive bem Eh que nós mantêm na merda.

  78. Erik dos Reis Postado em 27/Sep/2014 às 14:17

    Cantando: "Pra fazer a TV que você vê, a gente faz muita coisa que você não vê...la la la la..."

  79. José Ubaldino Motta do Am Postado em 14/Nov/2014 às 11:31

    O Globo, Folha, etc. deveriam ser confiscados pelo governo por alta traição. Seus funcionário vira-latas, exilados por toda a vida. Que vão morar em Maiâmi.

  80. Geraldo Postado em 16/Nov/2014 às 08:26

    Que esperar desses pobres diabo? Os seus donos se entregaram ao capitalismo selvagem lá atrás, antes do Getúlio passar dessa pra melhor! Então, que esperar deles, meros escravos do sistemão?

  81. Fran Postado em 25/Nov/2014 às 12:33

    "Está uma buraqueira nessa estrada", ontem bebi, hoje estou só, desse jeito me iludo que me desvio dos idiotas. Quanto mais eu leio os jornais mais me convenço a ignorância, da podridão humana. O Waak, somente a cara que ele faz ao voltar a câmera pra ele após uma reportagem é assustador, somente confia, acredita nele quem é cego por conveniência. Solitude e porres pra aguentar também o "Esquenta". Não adianta dizer que é só mudar de canal, sei que está lá alguém tagarelando qualquer idiotice tecendo grossas camadas para as cortinas dos olhos e tampões de ouvidos da massa. Passe um dia sem ouvir um imbecil e salve alguns dias de sua vida.

  82. Minos Adão Filho Postado em 22/May/2016 às 02:55

    O Waak é um espião brasileiro mas trabalha para o império do norte, para nos tornamos independentes e caminhar para um projeto de nação temos que varrer do mapa a mídia do país nas mãos de cinco famílias, isso é proibido em qualquer lugar do mundo, inclusive nos EUA, os barões da mídia brasileira não tem nenhum compromisso com o País, toda ela está subordinada ao governo de Washington, os dias da mídia golpista no país está contado, aguardem a guerra civil ainda não começou mais o paiol de pólvora vai explodir, a contagem regressiva já começou, quero vê a irene dar sua rizada.

  83. Wikileaks revela gravíssima sabotagem dos EUA contra Brasil com aval de FHC Postado em 13/Oct/2016 às 12:38

    […] Wikileaks tira máscara da mídia brasileira e comprova: estão a serviço dos EUA […]