Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Rede Globo 25/Aug/2011 às 10:24
17
Comentários

O dia em que Jô Soares emparedou a Rede Globo

As organizações Globo já estiveram na mira do hoje apresentador global, que à época se disse humilhado pela emissora

jô soares globo silvio santos

Aconteceu em 1987 o que hoje nem os mais otimistas poderiam considerar. Ao vivo, Jô Soares desabafa contra a Rede Globo em cadeia nacional.

Após receber das mãos de Sílvio Santos o troféu imprensa de melhor humorista, Jô pede licença para ler um artigo de sua autoria publicado no Jornal do Brasil. O conteúdo da mensagem trata de práticas habituais da emissora dos Marinho que sobrevivem até os dias atuais. Isto é, pisotear quem não mais lhe serve; censurar tudo o que representa interesses contrários; abusar da influência para engendrar perseguições e manipular o imaginário popular.

Nada de novo no que concerne à crítica, embora o registro seja particularmente marcante por dois fatores. O primeiro diz respeito a como a emissora atravessou incólume todos os contratempos cabeludos que enfrentou no decorrer das décadas, sempre amparada fortemente por uma sucessão de governos e pelo lobby empresarial. Segundo, se de um lado a Globo manteve-se coerente em suas improbidades e atitudes reprováveis, Jô Soares hoje continua a se alimentar no prato que cuspiu e não faz a menor questão de destilar arrogância toda vez que surge a oportunidade.

Como diria o poeta, o que se fala o vento leva; o que se escreve, fica. Só que aqui além do áudio e da escrita, a imagem também resiste. Desse modo, Jô não poderá usar a prerrogativa adotada pelo seu ex-presidente predileto: “esqueçam tudo o que escrevi“.

Assista ao vídeo abaixo.

*Luis Soares é escritor, colunista e editor de Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Clau Brugnara Postado em 31/Aug/2011 às 16:28

    Me fez lembrar do Lula, que com franqueza contundente nos falou dos 300 picaretas no congresso e, tempos depois, se articulou com muitos deles na composição desse Sistemão amorfo que nos governa

  2. Paulo Faustino Postado em 16/Oct/2011 às 01:14

    Pura BESTEIRA, tudo não passou de briguinha entre Boni, que foi o superpoderoso executivo da empresa e o seu "amigo" Jô Soares. Se uma empresa fosse tão idiota e estúpida como se tenta fazer crer, a TV Globo, não teria chegado onde chegou. As pessoas tem dificuldades em entender coisas simples como o fato de que uma empresa comercial, particularmente as grandes, são impessoais em suas políticas, em que pese o fato de um chefe ou chefete possa ser passional ou arrogante, essas empresas visam LUCRO, sem o qual estarão inviabilizadas, condenadas a falência. Há muita bobagem dita sobre as Organizações Globo, o fato é que eles fundaram o VERDADEIRO MERCADO PROFISSIONAL em diversos campos de sua atuação, inclusive o de Propaganda. Silvio Santos é um comerciante, dono do negócio, Roberto Marinho foi um empresário. Os meios de comunicação EM TODO O MUNDO se profissionalizaram mais nos últimos 50 anos do que nos 500 anteriores.
    Finalizo, acredita-se no Brasil que o sucesso é resultado da canalhice, do oportunismo, da malandragem e de outras faltas de qualidade. Sucesso empresarial exige muitas qualidades, e muitos homens de qualidade tocando projetos com começo, meio e fim. Gostem ou não, a TV Globo é um dos poucos casos de sucesso empresarial acontecido no Brasil a partir da inteligência e capacidade de realização de Brasileiros. Raros grupos empresariais em todo mundo conseguem manter uma folha de pagamento com mais de 12.000 funcionários, especialmente em um país que não tem um mercado publicitário tão grande quanto alguns pais verdadeiramente ricos.
    De resto, o Jô continua lá, e o Boni, já não tão poderoso TAMBÉM!

    • Luiz Orlando Postado em 06/May/2014 às 16:37

      Sabe de nada, inocente.

  3. meryll 77 Postado em 22/Oct/2011 às 23:05

    A REDE GLOBO ME LEMBRA E SEMPRE ME LEMBRARÁ DO IMPERIO EGIPCIO E SEUS INJUSTOS FARAÓS.

  4. Major Nelson Postado em 06/Dec/2011 às 22:13

    Perfeito o que escreveu Paulo Faustino.

    • EULER Postado em 07/May/2014 às 15:56

      Seu nível de conhecimento de causa é do tamanho da cabeça de um alfinete,pois confirmar um texto tao superficial como perfeito ,só podia ser coisa de militar,nível muito baixo de cultura.

  5. Hique Postado em 15/Dec/2011 às 13:54

    Vocês precisam assistir um documentário chamado "Muito além do Cidadão Kane" produzido nos EUA a respeito da Rede Globo e suas falcatruas manipulativas.

  6. Clara Postado em 16/Dec/2011 às 16:01

    E aí? Passaram-se 24 anos e os dois estiveram juntos no programa dele, na Rede Globo. Tudo passa...!

  7. Maria Weber Postado em 07/Jan/2012 às 15:14

    As pessoas mudam, sempre, pena que para pior Mas , no caso dessa entrevista, não sei se foi mudança ou brincadeira de hoje faz de conta que.....

  8. Darci Postado em 17/Jan/2012 às 15:33

    Infelizmente, alguns querem acreditar no sucesso pregado por aí.

    Primeiramente, existe sim, muita sacanagem, suborno, troca de favores nas realções da mídia corporativa com as instituições, sejam religiosas, educacionais, políticas, da indústria, do comércio e do terceiro setor e a Rede globo, assim como formou muitos porfissinonais e estabelecu um altíssimo padrão de qualidade em muitos aspectos, também é uma empresa cheia desses mesmos problemas, isso se n~çao for a maior delas.

    Somente alguém que se beneficia com isso para querer esconder ou querer maquiar tal fato.

    Sobre essa babozeira de sucesso, nunca se esqueça, mesmo que todos tivessem o mesmo esforço e o mesmo talento, não haveria, tempo, recursos materiais e dinheiro suficiente para a população mundial. Resumindo o sucesso de alguns SEMPRE dependerá da derrota de muitos. Basta fazer as contas: Riqueza Mundial: 231 trilhões de dólares. População mundial: 7 bilhões. Divida um pelo outro e verá que não dá pra todo mundo ser rico ao mesmo tempo.
    Daí a conclusão óbvia: para que uns brilhem, outros devem ser ofuscados.

  9. Zé do Caminhão Postado em 03/Dec/2012 às 10:30

    JÔ SOARES. O Falecido Deputado Federal Enéas, tinha razão. O LULA é uma Farsa. PT e suas QUADRILHAS. Veja o caso de PORTO SEGURO. Tem um GANSTER da QUADRILHA, que trata o DINHEIRO do POVO. Como "MELZINHO na CHUPETA". São uns PTRALHAS mesmo. DINHEIRO tem. Só que as "QUADRILHAS" ROUBAM TUDO.

  10. Roberto Postado em 26/Apr/2013 às 02:59

    "Afundação Roberto Marinho": http://www.fazendomedia.com/globo40/romero15.htm

  11. Daniel Barbosa Postado em 15/Aug/2013 às 21:47

    Cagou no prato que comeu. Mas, continua comendo no mesmo prato.

  12. LAINE Postado em 15/Apr/2014 às 08:36

    vejo que tem muitos funcionário ou pião da Globo aqui kkkk cambado de puxa sacos antes de defender a REDE DITADURA GLOBO LEIA E PESQUISE PARA NAO SE PASSSAR DE TROUXAS ....Leia também Por que o governo coloca tanto dinheiro na Rede Globo? Rede Globo e evangélicos: uma aproximação estratégica

  13. Santiago Postado em 06/May/2014 às 12:46

    Cara, a briga do Jô era com o Boni. Não venha transformar o Jô Soares num cara que um dia foi legal, combateu a Globo, e depois foi trabalhar lá. O que aconteceu foi uma rusga, uma briguinha de duas pessoas com egos que já eram descomunais. Jô Soares é o mesmo zé mané que fazia 'crítica política' e piada sem graça usando senso comum no programa dele. Muito parecido com um certo Adnet que trabalha na porcaria da Globo e, dizem por aí, é engraçado igual a ele. Gosto muito do material de vocês, mas do jeito que foi apresentado aí, ficou forçado, me desculpem.

    • Robinho Postado em 06/May/2014 às 15:26

      Concordo com quase que tudo que escreveu, Santiago, menos a menção ao Adnet ser igual ao Jô. "'Critica política' e sem graça usando senso comum"? Ou vc nunca assistiu a um programa dele ou estou desatualizado quanto ao verbete de senso comum, principalmente.

  14. Eduardo Silva Postado em 06/May/2014 às 14:43

    Bueno sempre se briga com os chefes na maioria das vezes se diz que são uns calhordas na cara deles mesmo (e geralmente são calhordas mesmo), não se costuma ir para o jornal e pagar um desabafo contra o chefe calhorda, isto só mostra que o homem não vale o que come, embora coma muito, e diz só a porcaria que lhe interessa quando lhe interessa, mas posa como uma pessoa que devia ser ouvida, cheirada e respeitada em suas opiniões. Quanto a rede GLOBO todos ( pelo menos eu acho que todos que leem o que aqui é postado) sabemos como cresceu e se tornou o que é, ou já foi, hoje em dia. Quem não sabe por favor leia que não tira pedaços, mas não venha contar lorotas de sucesso empresarial trabalhando na excelência e nos conformes da lei porque senão vou ter que vomitar.