Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 02/Jul/2011 às 19:36
1
Comentário

TV Globo tem pior ibope da história

Por Altamiro Borges
O que é possível aproveitar na programação da Globo?
O jornalista Ricardo Feltrin, editor de entretenimento da Folha, publicou nesta sexta (01)  uma nota bombástica sobre a queda de audiência da poderosa TV Globo:
“A Globo viu seu ibope em junho crescer 0,4 ponto na Grande São Paulo em relação a maio: de 16,6 para 17 pontos. Mesmo assim a emissora teve o menor ibope já registrado nesse mês, desde que a audiência das TVs passou a ser medida, em 1970. O resultado vale para a chamada faixa comercial, das 7h à 0h.

Leia também:

Até então, junho de 2008 fora o pior de todos, com média de 17,1 pontos. Historicamente, junho é um dos meses em que as TVs estão mais ligadas, e quando há mais pessoas diante dos aparelhos. A equação frio + mês de provas + poupar dinheiro para as férias iminentes faz com que, na média, 43% das TVs estejam ligadas – um dos índices mais altos em situação de normalidade (quando não há grandes catástrofes ou competições).

Para efeito de comparação, em junho do ano passado a Globo marcou 18,5 pontos, mas então havia a Copa da África – que, curiosamente, também não elevou o ibope da emissora em relação ao junho anterior (2009), quando também havia marcado 18,5 pontos”.

*****

O gráfico que acompanha a matéria é ainda mais impressionante. Mostra que a audiência da TV Globo está definhando de forma acelerada. Em 2006, apenas quatro anos atrás, a média foi de 25,7 no Ibope. Agora, em junho, foi de 17 pontos. Cada ponto equivale a 58 mil casas ligadas na Grande S.Paulo.

Crise na direção da emissora

Vários fatores explicam o acentuado declínio. Há a migração das telinhas da TV para os computadores conectados à internet – um fenômeno mundial, que atinge principalmente a juventude. Há também o aumento da concorrência com a TV por assinatura, que cresceu no Brasil nos últimos quatro anos.

Leia mais:
Seja qual for o motivo, a queda da audiência constatada pelo insuspeito Ibope – que sempre serviu aos interesses da poderosa TV Globo – deve gerar uma baita dor de cabeça nos filhos de Roberto Marinho. Nos bastidores, a emissora inclusive já discute como se tornar mais “popular” e há fortes boatos de que algumas cabeças globais devem dançar, com mudanças na sua direção.

Comentários

  1. DeniseFiletti Postado em 03/Jul/2011 às 21:09

    Na minha humilde opinião, o único e real motivo para a queda de audiência é a péssima programação. Não se manipulam mais expectadores como antigamente!