Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 05/Jul/2011 às 16:12
4
Comentários

Abaixo assinado contra professor universitário racista

Professor manda estudante “voltar à África” e “clarear sua cor”

­

O professor Cloves Saraiva e o estudante Nuhu Ayuba
CARTA ABAIXO ASSINADO

­
Nós, estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão/UFMA, matriculados na disciplina Cálculo Vetorial, informamos que o professor Cloves Saraiva vem sistematicamente agredindo nosso colega de turma Nuhu Ayuba humilhando-o na frente de todos os alunos da turma. Na entrega da primeira nota o professor não anunciou a nota de nenhum outro aluno, apenas a de Nuhu, bradando em voz alta que “tirou uma péssima nota”; por mais de uma vez o professor interpelou nosso colega dizendo que deveria “voltar à África” e que deveria “clarear a sua cor”; em um outro trabalho de sala o professor não corrigiu se limitando a rasurar com a inscrição “está tudo errado” e ainda faz chacota com a pronúncia do nome do colega relacionando com o palavrão “no cu”; disse que o colega é péssimo aluno por que “somos de mundos diferentes” e que “aqui diferente da África somos civilizados” inclusive perguntando “com quantas onças já brigou na África?”. Nuhu não retruca nenhuma das agressões e está psicologicamente abalado, motivo pelo qual solicitamos que esta instituição tome as providências que a lei requer para o caso.

­
Favor divulgar em todas as redes pois o que está acontecendo aqui é comum em outras Instituições.

­
Cristina Miranda, Coordenadora do CEN/MA
 
­
Abaixo-assinado: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=UFMA2011

Assista AQUI ao vídeo com as versões dos alunos e do professor


Leia também:

Comentários

  1. carlos Postado em 05/Jul/2011 às 20:43

    Ele deve ser punido, as autoridade podia tomar providencias
    Odeio pessoas racistas e faria de tudo para ve-las na cadeia

  2. Leonardo SF Postado em 05/Jul/2011 às 21:35

    Ok, antes de procurar a internet deveriam procurar a polícia ou reitoria. Isso pode virar contra vocês.

  3. Luis Soares Postado em 06/Jul/2011 às 01:48

    Se depender da reitoria, o episódio acaba em pizza. Basta assistir ao vídeo com a matéria e perceber o posicionamento do vice-reitor. Com a repercussão da internet o caso já chegou à mídia televisiva.

  4. Cansada desta merda Postado em 30/Sep/2011 às 16:34

    Esse ridículo não tinha que estar dando aula nem em um curral, quem dirá em uma Universidade. Pior que o idiota não enxerga nem os seus cabelos encaracolados e a cor da sua pele e julga-se superior ao aluno. Se a humanidade toda tivesse que voltar pra sua terra de origem, iríamos todos para a África, ou você acha que veio de onde hein "professor"?