Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 21/Jun/2011 às 10:55
0
Comentários

Filme com diálogo inédito entre Lula e Alencar é exibido em NY e emociona

Estreou no domingo, em Nova York, um curta-metragem em 3D dirigido por Ricardo Stuckert sobre a posse da presidente Dilma Rousseff. 
O filme, que intercala cenas da posse com uma visita do ex-presidente Lula ao ex-vice-presidente José de Alencar, falecido em março, emocionou Lula e Dilma. “Numa exibição privada no Palácio da Alvorada eles terminaram de assistir com lágrimas nos olhos“, conta Stuckert, que foi fotógrafo da Presidência entre 2003 e 2010.
O documentário começa com a diplomação da presidente no Tribunal Superior Eleitoral, mostra a cerimônia de posse e acompanha Lula na volta a São Bernardo do Campo.

Mas o registro de Stuckert não se restringe a momentos oficiais e explora também aspectos da intimidade de Dilma, Lula e Alencar.

Em uma das cenas, a mulher do ex-vice-presidente ameaça se separar depois de 53 anos de casamento se o marido desobedecer as recomendações médicas e viajar para Brasília para acompanhar a posse.

Leia mais:

Esse é o primeiro filme no mundo que mostra uma posse presidencial em 3D, segundo Stuckert. O diretor pretende lançar ainda outros projetos similares em parceria com a produtora Casablanca.

“Vamos registrar grandes eventos políticos para que a nossa história não se apague mais. O Brasil ainda é muito pobre em documentação histórica”, diz.

O curta tem 24 minutos e abre o Cine Fest Petrobras Brasil-NY, uma mostra realizada há nove anos nos Estados Unidos.

No Brasil, o filme deve ser lançado nos cinemas em julho, e depois poderá ser disponibilizado na internet.

Terra

Comentários