Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 23/Mar/2011 às 15:57
54
Comentários

Religião poderá sumir em 9 países

A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que tenta levar em conta fatores sociais que influenciam uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso

fim religiões católica evangélica

Cientistas analisaram dados colhidos desde o século 19

Por BBC

Uma pesquisa baseada em dados do censo e projeções de nove países ricos constatou que a religião poderá ser extinta nessas nações.

Analisando censos colhidos desde o século 19, o estudo identificou uma tendência de aumento no número de pessoas que afirma não ter religião na Austrália, Áustria, Canadá, República Checa, Finlândia, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia e Suíça.

Através de um modelo de progressão matemática, o estudo, divulgada em um encontro da American Physical Society, na cidade americana de Dallas, indica que o número de pessoas com religião vai praticamente deixar de existir nestes países.

“Em muitas democracias seculares modernas, há uma crescente tendência de pessoas que se identificam como não tendo uma religião; na Holanda, o índice foi de 40%, e o mais elevado foi o registrado na República Checa, que chegou a 60%”, afirmou Richard Wiener, da Research Corporation for Science Advancement, do departamento de física da Universidade do Arizona.

Leia mais:
Bispo justifica pedofilia: ‘tem criança que provoca’

Jovens sexualmente abusados tiveram testículos removidos pela Igreja Católica

Padre humilha mulher lésbica ao negá-la comunhão no funeral de sua própria mãe

O estudo projetou que na Holanda, por exemplo, até 2050, 70% dos holandeses não estarão seguindo religião alguma.

Modelo

A pesquisa seguiu um modelo de dinâmica não-linear que tenta levar em conta fatores sociais que influenciam uma pessoa a fazer parte de um grupo não-religioso.

A equipe constatou que esses parâmetros eram semelhantes nos vários países pesquisados, resultando na indicação era de que a religião neles está a caminho da extinção.

“É um resultado bastante sugestivo”, disse Wiener.

“É interessante que um modelo tão simples analise esses dados…e possa sugerir uma tendência”.

“É óbvio que cada indivíduo é bem mais complicado, mas talvez isso se ajuste naturalmente”, disse ele.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. Edson Leandro Postado em 24/Mar/2011 às 00:01

    É eu acredito que religião é sinônimo de conflito.

  2. Wallace da Silva Postado em 24/Mar/2011 às 12:02

    http://nao-resistencia-ativa.blogspot.com/

    O REINO DE DEUS ESTÁ EM VÓS- LEO TOLSTOY

    • eu daqui Postado em 18/Jul/2014 às 12:29

      O que está em mim é o meu reino e o de mais ninguém

  3. Maurílio Santos Postado em 27/Aug/2011 às 03:13

    Oh, glória! A humanidade caminhando com sua Ciência. Sonho com o Brasil assim. Quem sabe um dia...

  4. Maria Adriana Postado em 16/Sep/2011 às 11:44

    JÁ ERA TEMPO...

  5. Carlos Bayma Postado em 01/Dec/2011 às 10:01

    Religiões impedem a verdadeira evolução humana individual e coletiva.

  6. José Atento Postado em 02/Dec/2011 às 19:42

    Quem dera, mas eu discordo. Se olharmos bem o que se passa na Europa, existe um tremento processo de islamização. Melhor a gente aprender a se defender. Como dizia Su Tzu: conheça o seu inimigo ..... http://infielatento.blogspot.com/2011/06/lei-islamica-sharia-para-os-nao.html

  7. joana barqueira Postado em 15/Dec/2011 às 20:36

    tanto a religiao como a ciencia sao aquilo que o homem faz dela! O maior inimigo do homem 'e o proprio homem.

  8. Desarraçado Postado em 17/Dec/2011 às 19:08

    Tarda. Religião só estraga.

  9. REGI Postado em 26/Dec/2011 às 21:59

    nao o que e straga e ficar se drogando e se prostituindo pega doenças e morre ai se acba

  10. aLaN0165 Postado em 30/Dec/2011 às 23:22

    O nome disso é: CAMINHO AO PROGRESSO!

  11. Dalila Postado em 02/Mar/2012 às 18:30

    Apostasia: Já havia sido profetizado! Está na Bíblia Sagrada!

  12. edson o santos Postado em 20/Mar/2012 às 21:58

    O homem criou Deus e todos o tipos de credos, para justificar sua existência, aí Deus criou o homem a sua semelhança, isso por necessdidade: amenizar os conflitos existenciais, a dominação do outro e o medo de morrer. Hoje a quantidade de psicólogos e psiquiatras não são suficientes para amenizar a loucura do ser humano.

  13. Osmar T POA Postado em 06/Apr/2012 às 20:03

    Pode estar em declinio o Cristianismo, mas o Islamismo está em alta; não parece em recuo. Quem viver daqui uns 100 anos vai ter saudades da nossa época, c/ tolerância e respeito as diferentes religiões, coisa que infelizmente, o Islamismo é contrário.

    • eu daqui Postado em 18/Jul/2014 às 12:31

      Mentira. Toda religião é criminosa, naziteísta e arma de dominação política. religião também é droga. E arma de dominação política.

  14. Fernanda B.Averbuck Postado em 25/Apr/2012 às 15:03

    O mais engraçado,é que o que serviu de base p/o fundamento da maioria desses países citados e que são ricos,foi a base protestante,já que países com base comunista,não chegaram nem perto da qualidade de vida e riqueza desses países com base protestante. Ai,é muito engraçado,quando ateus e pessoas que são contra religião ouvem isso,pq.tem até livros de sociólogos e filósofos não religiosos,dizendo como a base protestante,esta por trás da qualidade de vida e da liberdade de expressão. Agora que esses países ricos citados,tem qualidade de vida e riqueza querem abandonar o que serviu de base p/eles terem tudo isso,manda eles irem p/a Coréia do Norte,aonde religião nunca entrou no país e até hoje não existe lá. E aqui no Brasil,quem mais regenera de verdade,os presos,são as religiões,especialmente as evangélicas,tem até tese de universidade pública sobre isso.Nem vou entrar em detalhes,sobre quem tb mais ajuda os pobres no Brasil,coisa comprovada em pesquisas,que são os religiosos,em especial os evangélicos,só quem já teve necessidade e não tinha ninguém p/socorrer,sabe reconhecer a ajuda deles.Cito até o site:Mutiraodenatal.com.br,que faz um trabalho sério e maravilhoso,socorrendo a quem precisa.

    • raphael_subversivo Postado em 08/Apr/2014 às 08:59

      Quanta besteira junta, o pensamento comunista moderno, vindo de Marx, data do seculo XIX, então obviamente no período anterior existiu formação protestante ou católica, completando seu atentado contra a historia, a republica checa e vários países que pertenceram à URSS hj estão extremamente desenvolvidos, e no âmbito filosófico, de acordo com a própria pesquisa, são constituídos por uma maioria de ateus.

    • raphael_subversivo Postado em 08/Apr/2014 às 09:11

      Até pq dizer que um pais tem 'base comunista'' é bem delicado e muito provavelmente, no contexto e da forma que vc disse, está totalmente errado, leia menos a biblia e mais livros de historia por favor.

    • Rodolfo Postado em 23/Jul/2014 às 15:37

      Lindinha,fica triste não,existe centenas e centenas de instituições não RELIGIOSAS que ajudam as pessoas,deixa de chora,o fato dela diminuir não quer dizer que as pessoas estão perdendo sua fé,só estão se afastando das RELIGIÕES.Chateada né,toma vergonha nessa cara lavada,e vai tomar remedinho.

  15. Fernanda B.Averbuck Postado em 25/Apr/2012 às 15:38

    Vou até corrigi o que escrevi,e ao invés de escrever países comunistas,substituo por países que aboliram a religião da sua base,e não chegaram nem perto da qualidade de vida,riqueza,direitos civis e liberdade de expressão,dos países com base protestante,que nesses sentidos,são os melhores do mundo. E concordo com o Osmar,espero não sentir falta da liberdade de expressão,que o protestantismo proporcional.Já que religiões fundamentalistas e ateus fundamentalistas,odeiam isso. Jamais terei medo da liberdade de expressão,medo tenho é de perdê-la.

  16. Denise Postado em 29/May/2012 às 21:45

    O PROBLEMA É QUE A RELIGIÃO SEGUE A MÁXIMA DO : FAÇA O QUE FALO E NÃO O QUE FAÇO! OU SEJA, JESUS CRISTO SÓ FEZ O BEM A HUMANIDADE, MAS AO INVÉS DA RELIGIÃO PROPAGAR E AO MESMO TEMPO PRATICAR SEUS ATOS (DE JESUS), PROPAGOU E PRATICOU A INTERPRETAÇÃO, TENDENCIOSA E CONTAMINADA, QUE O HOMEM FEZ DA ESCRITURA SAGRADA! AS ATITUDES DOS HOMENS, SE DIGA DE PASSAGEM, NÃO TEM NADA A VER COM A VIDA SANTA DE CRISTO, QUE PREGOU SEM QUAISQUER DISCRIMINAÇÃO, SOMENTE O AMOR. AMOR ESSE QUE O HOMEM PENSA, EM SEU EGOÍSMO,CONHECER! NÃO É POR MENOS QUE A RELIGIÃO (COMANDADA POR RELES CLERO) SE ENCONTRA HOJE CADA VEZ MAIS DESCRENTE, POIS ELA, COM SEUS PROPRIOS ATOS, BUSCOU O QUE ESTÁ ACONTECENDO! E PARA SE CONSERTAR DOIS MILENIOS DE ERROS FICA MUITO DIFICIL!

  17. Lyndy Luca Postado em 03/Jun/2012 às 10:02

    Denise, eu creio (e para quem acredita em Deus, Jesus...) que você foi ao cerne da questão. As religiões são importantes na vida do ser humano. São importantes no sentido de dar ao homem a ciência de Deus(a), de um(a) criador(a), Pai/Mãe, de que temos um objetivo na vida (por estarmos aqui), de buscar fazer o nosso melhor, e, para tal, Jesus Cristo veio como exemplo de como ser uma boa pessoa, um bom filho(a) de Deus(a). Entretanto, há uma imensa inversão de valores por conta do que as religiões vêm se transformando, ao longo da história, no comércio que muitas delas viraram, ou no absolutismo que muitas delas pregam, não através dos exemplos de Jesus (cito Jesus no caso das religiões cristãs, mas no caso das outras, todas possuem também o seu representante Mor, logo "abaxo" do Pai), mas através de seus próprios dogmas. É exatamente aí que tudo se complica, porque colocam de lado o exmplo de Jesus, substituindo-os por dogmas, ou, quando querem dizer que "seguem a Bíblia", abrem o velho testamento, repleto de demonstrações de um "deus" altamente vingativo e impiedoso, " o Senhor dos Exércitos", para mostrar que fulano, beltrano e ciclano estão errados. Enquanto pegam um trecho dizendo que os "homens que se deitam com homens" são abomináveis, esquecem-se dos subsequentes, ou dos anteriores, em que dizem que comer crustáceos ou carne de porco, por exemplo, é tão abominável quanto (utilizando o mesmo termo, nas escrituras) quanto os "homens que se deitam com homens", numa clara evidência de que só retiram das escrituras o que convém aos seus dogmas. Essa é a parte altamente lamentável das religiões. E o pior de tudo, é que formam rebanhos imensos de pessoas que seguem piamente tudo o que dizem ser o correto, como se fossem embaixadores de Deus(a). Formam consciências deturpadas, pela infeliz inversão dos reais valores. Formam exércitos repletos de ódio, como bombas prestes a explodir. Todos os extremos são carentes de total razão, e ante a esse lógico raciocínio, permaneço com a ideia pessoal de que tanto a extinção das religiões, quanto o absolutismo crescente delas, deixa-me realmente entristecida. Jesus nos mostrou, através de suas ações, ser, no ponto de equilíbrio, o bom e melhor caminho a se trilhar. Deixou-nos apenas 2 mandamentos (dos mais de 600 que existiram nos tempos de Moisés e "seu" povo, que foram posteriormente substituídos apenas por 10, sendo, por fim, substituídos por Jesus, por esses 2...): (1) Amar a Deus sob todas as coisas e (2) Amar ao próximo COMO A SI MESMO. Definitivamente, se as religiões (neste caso, as cristãs) apenas seguissem os mandamentos de Jesus, seríamos um planeta absolutamente diferente do que somos... Diante disso, nada mais posso dizer.

  18. Lyndy Luca Postado em 03/Jun/2012 às 10:06

    *"Abaixo"

  19. Alexandre Postado em 16/Jun/2012 às 16:54

    Só países desenvolvidos e com população de alto grau de formação.... coincidência?

  20. Maria Postado em 18/Jul/2012 às 08:54

    Pena que eu não vou viver pra ver isso acontecer....mas que vai, vai!

  21. Vera Postado em 07/Aug/2012 às 21:34

    O problema é que há um verdadeiro descompasso entre a civilização ocidental e a oriental. Enquanto a ocidental declina da fé religiosa, a oriental cresce radicalmente. Um cristianismo enfraquecido perante um islamismo fortalecido, por exemplo, pode vir a ser um problema e tanto para essas futuras gerações num mundo cada vez mais globalizado. Ainda que pouco religiosa, arrisco a dizer: que Deus ilumine a todos.

  22. Emanuel Maciel Postado em 12/Aug/2012 às 00:00

    Será ? As pessoas dizem não ter religião acabam por criar outras e com muitos deuses !

  23. Emerson F. de Paula Postado em 25/Aug/2012 às 07:33

    ISSO NÃO É NENHUMA NOVIDADE PARA QUEM CONSULTA AS ESCRITURAS SAGRADAS. ESTÁ ESCRITO:" E, POR SE MULTIPLICAR A iINIQUIDADE, O AMOR DE MUITOS ESFRIARÁ. Mateus 24:12". MAS, TAMBÉM ESTÁ ESCRITO: "Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. Romanos 14:11". E TAMBÉM: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16". E AINDA: "Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. João 3:18". PENSE BEM! A ESCOLHA É SUA.

  24. robson pereira Postado em 25/Aug/2012 às 13:07

    Antes tarde do que nunca, isso é o fim do que não deveria ter nem começado

  25. Dumartins Postado em 13/Sep/2012 às 10:32

    Espero que o mundo se livre da religiãoo mais breve o póssivel. Nao precisamos nem ir muito longe e só ler os comentarios dos religiosos aqui nessa materia que a gente entende o quanto e importante nos livrarmos desse mal chamado religião. Amém. rsrsrsr

    • Z400 Católico Postado em 25/May/2014 às 08:07

      O ateísmo também foi um grande mal! Stalin, Mao e Mussolini, foram responsáveis por muito mal. Ateus ou religiosos devemos viver em união e bondade e respeitar as nossas crenças e não desejar o fim da religião aou do ateísmo "Preferia viver acreditando num Deus, e morrer sem haver nenhum, do que viver sem um, e descobrir um no final" - Albert Camus, escritor francês ateu.

  26. FRANCISCO Postado em 11/Oct/2012 às 23:41

    JESUS O CRISTO NÃO É RELIGIÃO, NÃO É UMA FILOSOFIA DE VIDA, NEM TÃO POUCO LÍDER RELIGIOSO ELE É SIM A MISERICORDIA COMPAIXÃO AMOR BONDADE PRÍNCIPE DA PAZ DEUS CONOSCO FONTE DA VIDA SALVAÇÃO E É ELE QUEM PERDOA TODOS OS TEUS PECADOS COMETIDOS DURANTE SUA VIDA DE PROSTITUIÇÃO, MENTIRAS, LASCÍVIAS, ROUBOS, IDOLATRIAS, ETC... MESMO ASSIM ELE NOS AMA SEU AMOR NUNCA MUDOU, MESMO NA SUA INCREDULIDADE ELE MOSTROU O SEU AMOR NOS MORRENDO EM SEU LUGAR, DE BRAÇOS ABERTOS ATRAINDO O MUNDO ATRAVÉS DESTE AMOR, É NISSO QUE DEVEMOS CRER E NÃO EM RELIGIÃO TODAS ESSAS INSTITUIÇÕES ESTÃO FADADAS AO FRACASSO MAIS AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÁ CONTRA A SUA IGREJA, QUEM É A SUA IGREJA SOMOS NÓS QUE CREMOS EM SEU AMOR SACRIFICIAL, A IGREJA É VOÇÊ.

    • EU DAQUI Postado em 18/Jul/2014 às 12:32

      cRISTO É RELIGIÃO SIM. tEÍSMO É RELIGIÃO SIM.

  27. AngelaVipDiv Postado em 26/Oct/2012 às 18:16

    Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii todas as falas! Assino embaixo!

  28. Cristiano Postado em 02/Nov/2012 às 15:56

    @Fernanda B. Averbuck Seu discurso é cheio de falácias! Primeiro, na Coréia do Norte há religião sim! Além de crenças locais, há o xintoísmo e o cristianismo ortodoxo. Segundo, igrejas evangélicas ajudam os pobres uma ova! O que elas fazem é tomar dos pobres e repassar uma pequena parcela para eles, para surgirem como "instituições filantrópicas" e assim terem mais facilidade para se livrar de impostos. Os maiores picaretas religiosos se chamam "pastores"! Por que eu digo isso? Por que um padre tem toda uma preparação num seminário que o habilita a propagar uma religião, assim como um mulá no islã ou um rabino no judaísmo, enquanto pastores são indivíduos que geralmente não tiveram nenhuma formação eclesiástica, interpretam a Bíblia como bem entendem e espalham mentiras para pessoas das quais retirarão a "oferta". Exemplo clássico é o pastor Silas Malafaia, que nunca fez nada pela educação ou pela saúde no país, mas acha que a prioridade do país é falar de gays no Congresso. Safado que é, agora resolveu atacar também os comunistas, inventando mentiras do tipo "o comunismo matou milhões", "no Vietnã os comunistas mataram 1 milhão de cristãos"(o Vietnã jamais teve esse número de cristãos) e ainda diz aos ingênuos fiéis que "cristão não vota em comunista", mas pode votar em fascistas como ele, em capitalistas que lhes pagam uma miséria, etc Aliás, se prestarmos bem atenção, em qualquer grande cidade, praticamente toda esquina tem uma igreja pentecostal, cada uma "mais verdadeira" que a outra. Um verdadeiro negócio, feito em cima de gente ingênua.

  29. Cristiano Postado em 02/Nov/2012 às 15:58

    Agora numa coisa há que concordar, o problema do declínio do cristianismo nesses países é que em contrapartida o islamismo se fortalece!

  30. Alexandre Postado em 04/Nov/2012 às 19:34

    É ridículo afirmar que só o cristianismo poderia barrar o avanço dos fundamentalistas islamicos, o mesmo serve para os que afirmam que com o islã será pior do que o cristianismo, ambos são iguais nas suas intolerâncias e radicalismos, exemplos é o que não falta, a única diferença é que o cristianismo no ocidente é limitado pelo estado LAICO, do contrário estariamos queimando homossexuais e hereges, e apedrejando mulheres em praça pública, como bem cita a biblia CRISTÃ.

  31. Paula Postado em 17/Dec/2012 às 10:02

    Acho patético as pessoas que buscam defender a religião e não tem ARGUMENTOS plausíveis para isto. Religião é algo que cega a população e lhes dita o que deve ser feito ou dito, quem se deve respeitar ou não, etc. As pessoas esquecem de PENSAR que todos nós temos direitos FUNDAMENTAIS que devem ser respeitados, independente de ser gay, negro, lésbica, hétero, ou o que quer que seja! E se essa essa consciência só aparece em países mais desenvolvidos, é porque os mesmos BUSCAM a verdade, não tapam os olhos com as mentirar empregadas pelas GRANDES IGREJAS e seus MILAGROSOS REPRESENTANTES! Parem de viver em uma utopia, onde vocês acreditam que só deus os irá ajudar, aprendam a RESPEITAR o próximo sem DEUS lhe "DIZER" isto. Busquem conhecimento, isso sim é a maior arma que o ser humano possui e deixa de utilizar.

  32. AngelaVipDiv Postado em 22/Dec/2012 às 15:44

    Seu comentário está aguardando moderação. Paula só te lembrando que o eterno D’us A-D-O-N-A-I; o criador abomina LGBT! Isso começou qdo os Anjos que rebelaram contra D’us; foram expulsos do céu juntamente com Lucifer! Aí eles coabitaram com Mulheres e começou a nascer Gigantes; apareceu esse tipo de gente LGBT! Lembra de Sodoma e Gomorra?? Lá onde tudo começou!!!Não discrimino pq é crime mas sou contra! O Papa falou denovo sobre esse tema ante-ontem 20/12/2012 ! Ele é Homofóbico??? Não! Está corretíssimo perante D’us apesar que existem inumeros padres pedófilos etc e tal! Religião é uma coisa; agora conhecer oq realmente é a palavra de D’us é outra coisa! Na Bíblia tem muita coisa! Falácias de Humanos! Exemplo: Os TJ tem sua Bíblia! O RRS agora tbm tem a sua Biblia e por afora vai! O negócio é vc estudar! Ler! ok??? D’us fez o Homem e da costela dele a Mulher para procriação! Para Terra ser Habitada! Tanto que ja teve Limpeza aqui uma vez! O Dilúvio! E vai ter outra vez sendo que a Data somente A-D-O-N-A-I que sabe! Nem o filho sabe! OK??? O mundo não ia acabar ontem segundo os Maias??? Kd que acabou??? O negócio é Ler; mas Ler nas fontes certas!! O Ser Humano que estraga tudo! Fato!

  33. Marina Postado em 15/Jan/2013 às 20:47

    A religião sem DEUS é VAZIA. O ser humano vai de mau a pior , ou vcs acham que o mundo é um lugar maravilhoso onde existe respeito , amor , solidariedade, compaixão ,valores etc, etc, etc.Eu duvido alguém conhecer Deus e permanecer a mesma pessoa. Estamos afundando no pecado e todos nós sabemos disso.

    • eu daqui Postado em 18/Jul/2014 às 12:33

      Gente sem religião e deus é independente.

  34. Jamal Postado em 01/Feb/2013 às 03:07

    A religião ampara, a religião serve aos fracos como muleta. Para que ela acabe, é preciso acabar com a miséria, porque onde há a miséria, há um solo propício para a divulgação da religião. Portanto, quando as religiões se tornarem raras, quer dizer que a qualidade de vida de grande parte da população é de boa qualidade, tornando dispensável a muleta religiosa. Agora imagine esse mundo prospero e sem as milhões de mortes anuais causadas por conflitos de questão religiosas, como na África e Oriente Médio

  35. Renata Postado em 11/Mar/2013 às 07:58

    Pessoal, não tenho religião por opção ou por apenas ainda não ter encontrado alguma que me agrade seguir. Mas entendam uma coisa, é certo que a religião foi criada para ser política. Mas ela mesmo que sem querer, às vezes, acaba servindo a bons propósitos. Vejam que apesar de muitos conflitos terem sido realizados por causa delas, elas ainda seguram o homem contra muitas mazelas, uma delas o genocídio. O que nos falta é direcionar melhor aqueles que comandam as religiões para que eles controlem a violência do homem e não a prosperem, como quando são intolerantes com raça, credo, opção sexual. A religião tem que unir em torno do bem da comunidade e o bem não significa propagar preconceitos. Basta entender uma lei: não faça ao outro o que não gostaria que fizessem com VOCÊ. Se todas as religiões seguirem isso já tá ótimo. Não precisa mais nada nem ficar julgando o outro pelas suas escolhas, nem criticar coisas banais que não interferem nop bem comum.

  36. luciano Postado em 27/Mar/2013 às 05:12

    ou os cristaos se unam e vivam em unidade ou vao se sucumbi ao crescente aumento do islamismo.e pode ter certeza que cabecas vao rolar por causa disso.

  37. ANTONIO Postado em 15/Apr/2013 às 21:19

    Concordei com uns, discordei de outros, mas a vida é assim mesmo, porventura, Deus encontraria fé na humanidade?... as pessoas estão afundadas no materialismo, no relativismo, na inconsequência, no desatino da frieza espiritual e moral. Vemos por toda parte, seitas que pregam a usura, a ganancia E FIÉIS ENGANADOS PELA PRESUNÇÃO. Uma igreja antiga afundada em disputas palacianas, uma religião fundamentalista onde homens-bombas explodem a si próprio e às outras pessoas em nome de um deusinho sanguinário para irem ao paraíso..... EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA,......QUEM VEM A MIM, DE MODO ALGUM O LANÇAREI FORA. Cristo pregou a vida, a salvação e de modo algum condenou, antes chamou á reconciliação e como o ser humano tem o livre-arbítrio, poderá ou não aceitar. As nações ricas, estão EMPATURRADAS, de víveres e fazem parte daquela profecia: RICO SOU, TENHO TUDO O QUE PRECISO........PRESUNÇOSOS, HOJE MESMO "DEUS" PEDIRÁ A TUA ALMA. Ricos em víveres, luxos, mas entopem os consultórios dos psiquiatras...... então de que vale tanta riqueza, se há tanta frieza, tanto do clima quanto nos corações empedernidos?...........uma pergunta que fica no ar.

  38. João Postado em 16/Apr/2013 às 09:41

    Islamismo... Cristianismo... Judaismo... pega essas três crenças religiosas, embrulhe e jogue na LATA DO LIXO. a Suécia é o país menos religioso do mundo. 85% da população sueca se declara não religioso. E pelo que eu sei, ninguem se mata lá por falta de "DEUS".

  39. Vilker Postado em 16/Apr/2013 às 11:25

    Crença e religião, apesar de andarem juntas, sao coisas diferentes; entretanto, quando a religião (instituiçao) toma o poder pra si a humanidade e toda sua diversidade socio-cultural é quem paga o preço. Acredito que o fim das religioes seria o inicio da paz no mundo ( junto com o fim da sociedade capitalista barbarizada).

  40. ROGER Postado em 23/Apr/2013 às 15:12

    Se deus quiser, os ateus serão bem vistos, um dia, neste "mundo de meu Deus"!

  41. Deise Postado em 24/Jul/2013 às 16:26

    E o Brasil, quando estará assim?

    • eu daqui Postado em 18/Jul/2014 às 12:34

      Quando naziteísmo der cana dura.

  42. Nilton Postado em 24/Jul/2013 às 23:52

    A verdadeira religião tem de ser "ecologicamente correta". Pelo que vejo, não há ainda nenhuma.

  43. Lívia Postado em 23/Apr/2014 às 01:28

    Os oraculistas estão retornando com seus seus estudos a todo vapor em pleno sec XXI. Os cultos e crenças pagãs também retornaram. Ainda bem que não vivemos na era das trevas, senão, todos nós oraculistas estaríamos com as cabeças cortadas - Rainha Vermelha. rsrs Que bom que estas religiões patriarcais estão se perdendo em alguns países e que venha o que foi oprimido e esmagado no passado. A volta das religiões da deusa enfim se iniciou o retorno prometido. '' Com intento do mal anulado, que em breve vc seja libertado, em paz libere energia, que será usado por minha magia''.

  44. Karl Sabino Postado em 24/May/2014 às 19:12

    O máximo da burrice de um ser humano é acreditar no sobrenatural.

  45. ricardo vaz Postado em 12/Jun/2016 às 15:03

    Não tem isso (país sem religião) em algum país menos frio um pouco? Estou a procura.