Redação Pragmatismo
Compartilhar
EUA 23/Feb/2011 às 18:22
140
Comentários

Wikileaks revela gravíssima sabotagem dos EUA contra Brasil com aval de FHC

Telegramas revelam intenções de veto e ações dos EUA contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro com interesses de diversos agentes que ocupam ou ocuparam o poder em ambos os países

alcântara brasil fhc wikileaks tecnologia

Os telegramas da diplomacia dos EUA revelados pelo Wikileaks revelaram que a Casa Branca toma ações concretas para impedir, dificultar e sabotar o desenvolvimento tecnológico brasileiro em duas áreas estratégicas: energia nuclear e tecnologia espacial. Em ambos os casos, observa-se o papel anti-nacional da grande mídia brasileira, bem como escancara-se, também sem surpresa, a função desempenhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, colhido em uma exuberante sintonia com os interesses estratégicos do Departamento de Estado dos EUA, ao tempo em que exibe problemática posição em relação à independência tecnológica brasileira. Segue o artigo do jornalista Beto Almeida.

O primeiro dos telegramas divulgados, datado de 2009, conta que o governo dos EUA pressionou autoridades ucranianas para emperrar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamento dos foguetes Cyclone-4 – de fabricação ucraniana – no Centro de Lançamentos de Alcântara , no Maranhão.

Veto imperial

O telegrama do diplomata americano no Brasil, Clifford Sobel, enviado aos EUA em fevereiro daquele ano, relata que os representantes ucranianos, através de sua embaixada no Brasil, fizeram gestões para que o governo americano revisse a posição de boicote ao uso de Alcântara para o lançamento de qualquer satélite fabricado nos EUA. A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que os EUA “não quer” nenhuma transferência de tecnologia espacial para o Brasil.

Leia mais

“Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”, diz um trecho do telegrama.

Em outra parte do documento, o representante americano é ainda mais explícito com Lokomov: “Embora os EUA estejam preparados para apoiar o projeto conjunto ucraniano-brasileiro, uma vez que o TSA (acordo de salvaguardas Brasil-EUA) entre em vigor, não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil”.

Guinada na política externa

O Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA (TSA) foi firmado em 2000 por Fernando Henrique Cardoso, mas foi rejeitado pelo Senado Brasileiro após a chegada de Lula ao Planalto e a guinada registrada na política externa brasileira, a mesma que muito contribuiu para enterrar a ALCA. Na sua rejeição o parlamento brasileiro considerou que seus termos constituíam uma “afronta à Soberania Nacional”. Pelo documento, o Brasil cederia áreas de Alcântara para uso exclusivo dos EUA sem permitir nenhum acesso de brasileiros. Além da ocupação da área e da proibição de qualquer engenheiro ou técnico brasileiro nas áreas de lançamento, o tratado previa inspeções americanas à base sem aviso prévio.

Os telegramas diplomáticos divulgados pelo Wikileaks falam do veto norte-americano ao desenvolvimento de tecnologia brasileira para foguetes, bem como indicam a cândida esperança mantida ainda pela Casa Branca, de que o TSA seja, finalmente, implementado como pretendia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas, não apenas a Casa Branca e o antigo mandatário esforçaram-se pela grave limitação do Programa Espacial Brasileiro, pois neste esforço algumas ONGs, normalmente financiadas por programas internacionais dirigidos por mentalidade colonizadora, atuaram para travar o indispensável salto tecnológico brasileiro para entrar no seleto e fechadíssimo clube dos países com capacidade para a exploração econômica do espaço sideral e para o lançamento de satélites. Junte-se a eles, a mídia nacional que não destacou a gravíssima confissão de sabotagem norte-americana contra o Brasil, provavelmente porque tal atitude contraria sua linha editorial historicamente refratária aos esforços nacionais para a conquista de independência tecnológica, em qualquer área que seja. Especialmente naquelas em que mais desagradam as metrópoles.

Bomba! Bomba!

O outro telegrama da diplomacia norte-americana divulgado pelo Wikileaks e que também revela intenções de veto e ações contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro veio a tona de forma torta pela Revista Veja, e fala da preocupação gringa sobre o trabalho de um físico brasileiro, o cearense Dalton Girão Barroso, do Instituto Militar de Engenharia, do Exército. Giráo publicou um livro com simulações por ele mesmo desenvolvidas, que teriam decifrado os mecanismos da mais potente bomba nuclear dos EUA, a W87, cuja tecnologia é guardada a 7 chaves.

A primeira suspeita revelada nos telegramas diplomáticos era de espionagem. E também, face à precisão dos cálculos de Girão, de que haveria no Brasil um programa nuclear secreto, contrariando, segundo a ótica dos EUA, endossada pela revista, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, firmado pelo Brasil em 1998, Tal como o Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA, sobre o uso da Base de Alcântara, o TNP foi firmado por Fernando Henrique. Baseado apenas em uma imperial desconfiança de que as fórmulas usadas pelo cientista brasileiro poderiam ser utilizadas por terroristas , os EUA, pressionaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que exigiu explicações do governo Brasil , chegando mesmo a propor o recolhimento-censura do livro “A física dos explosivos nucleares”. Exigência considerada pelas autoridades militares brasileiras como “intromissão indevida da AIEA em atividades acadêmicas de uma instituição subordinada ao Exército Brasileiro”.

Como é conhecido, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, vocalizando posição do setor militar contrária a ingerências indevidas, opõe-se a assinatura do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, que daria à AIEA, controlada pelas potências nucleares, o direito de acesso irrestrito às instalações nucleares brasileiras. Acesso que não permitem às suas próprias instalações, mesmo sendo claro o descumprimento, há anos, de uma meta central do TNP, que não determina apenas a não proliferação, mas também o desarmamento nuclear dos países que estão armados, o que não está ocorrendo.

Desarmamento unilateral

A revista publica providencial declaração do físico José Goldemberg, obviamente, em sustentação à sua linha editorial de desarmamento unilateral e de renúncia ao desenvolvimento tecnológico nuclear soberano, tal como vem sendo alcançado por outros países, entre eles Israel, jamais alvo de sanções por parte da AIEA ou da ONU, como se faz contra o Irã. Segundo Goldemberg, que já foi secretário de ciência e tecnologia, é quase impossível que o Brasil não tenha em andamento algum projeto que poderia ser facilmente direcionado para a produção de uma bomba atômica. Tudo o que os EUA querem ouvir para reforçar a linha de vetos e constrangimentos tecnológicos ao Brasil, como mostram os telegramas divulgados pelo Wikileaks. Por outro lado, tudo o que os EUA querem esconder do mundo é a proposta que Mahmud Ajmadinejad , presidente do Irà, apresentou à Assembléia Geral da ONU, para que fosse levada a debate e implementação: “Energia nuclear para todos, armas nucleares para ninguém”. Até agora, rigorosamente sonegada à opinião pública mundial.

Intervencionismo crescente

O semanário também publica franca e reveladora declaração do ex-presidente Cardoso : “Não havendo inimigos externos nuclearizados, nem o Brasil pretendendo assumir uma política regional belicosa, para que a bomba?” Com o tesouro energético que possui no fundo do mar, ou na biodiversidade, com os minerais estratégicos abundantes que possui no subsolo e diante do crescimento dos orçamentos bélicos das grandes potências, seguido do intervencionismo imperial em várias partes do mundo, desconhecendo leis ou fronteiras, a declaração do ex-presidente é, digamos, de um candura formidável.

São conhecidas as sintonias entre a política externa da década anterior e a linha editorial da grande mídia em sustentação às diretrizes emanadas pela Casa Branca. Por isso esses pólos midiáticos do unilateralismo em processo de desencanto e crise se encontram tão embaraçados diante da nova política externa brasileira que adquire, a cada dia, forte dose de justeza e razoabilidade quanto mais telegramas da diplomacia imperial como os acima mencionados são divulgados pelo Wikileaks.

Plano Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. CASABEL Postado em 21/Dec/2011 às 15:13

    O fhc não é um inocente útil, ele é um dos baluartes do imperialismo norte-americano no mundo, um lesa-pátria, um criminoso. Sou crítico do Congresso, mas, no caso de Alcântara, os políticos tiveram um comportamento irretocável. Penso, também, que deveria ser levado ao conhecimento público a obra do físico Girão e, ainda, o ensino de primeira linha do IME e até, por incrível que pareça, a atitude do ex-ministro da Defesa, Nélson Jobim.

    • paulo angelo do vale Postado em 04/Aug/2014 às 16:29

      FHC é um bundão.Os seus amigos tujcanos também Esta acusação sugere sabotagem e morte de cientistas brasileiros em Alcântara.

      • Minos Adão Filho Postado em 18/Jan/2015 às 00:37

        Concordo plenamente, FHC é um entreguista de carteirinha, filho de um general, ele se auto exilou, já aposentado com 37 anos para obter benefícios futuro, como teve, se engajou nos movimentos sociais para as Diretas Já, projeto de Dante de Oliveira, ganhou notoriedade e chegou a presidente da república com a ajuda da mídia e recursos norte - americanos, e o seu projeto foi elaborado em Washington, era a entrega do patrimônio nacional, através das privatizações, só não torrou o que restava porque o seu partido(PSDB) perdeu ás eleições para o PT, mas o projeto de Washington continua em andamento, hoje com o apoio da mídia estão transformando corrupção na Petrobrás com a corrupção da Petrobrás através da operação lava - Jato em curso, mas o objetivo é a tomada da Petrobrás pelo mercado financeiro e o pré-sal, a Globo vem enganando os brasileiros há anos e a sociedade ainda não percebeu.

      • dario Postado em 01/Apr/2015 às 14:17

        me adimira muito meus amigos o exército saber disso tudo i ficar quieto com esses tucanalhas.

      • zepires Postado em 15/May/2015 às 05:40

        Que qualidades...entreguista, bajulador, palagiador e corno manso...

      • Cacilda Galiotto Postado em 02/Mar/2016 às 16:16

        Ficamos sabendo na época, foi por um triz!

    • jânio Rocha, jornalista Postado em 11/Aug/2014 às 07:46

      Sem contar que deve ser levado a julgamento pelas mortes ocorridas com a explosão do centro de lançamento de Alcântara, sabotado naquela época do último lançamento. Se FHC foi conivente com a interveniência dos EUA no programa de lançamento de foguetes, o que poderia ser caracterizado como sabotagem, então, ele responde diretamente, pelos crimes contra avida humana causados naquela fatídica data.

      • Daniel Postado em 01/Feb/2015 às 20:28

        Ótimo! Td a ver com nossa situação disfuncional completa! Vamos punir baseado em teorias da conspiração! Só pode ser piada

      • rosa Souza pereira Postado em 04/Feb/2015 às 11:59

        Apreciação dos fatos com clareza! O mais admirável é vermos pessoas querendo a volta desses tucanos ao poder! Sempre soube que FHC era traidor, sim!

      • Marco Leotti Postado em 24/Feb/2015 às 12:10

        Esses pseudo filhotes da Esquerda são patéticos, quando se apresentam delatores ao vivo das falcatruas envolvendo o PT com a Petrobras, dizem ser manipulação política, aparecem denúncias de uma provável sabotagem na era FHC e já fizeram seu juízo sem apresentação de provas...hahaha...

      • Carlos Elísio Postado em 04/Mar/2015 às 12:57

        Isso aí. FHC, definido perfeitamente por Janio Quadros como um "nádegas indevidas" no episódio da derrota deste lesa patria(FHC) nas eleições para a prefeitura de SP em 1985, em sua ânsia de poder e glória, é capaz de tudo inclusive do que aqui está descrito. Se é canalha deve pagar!

    • Daniel Postado em 01/Feb/2015 às 20:25

      Ohhhh, imperialismo norte americana.... Ahahahahah, esses termos petralhas merecem um dicionário Exclusivo. Mas contarei um segredo que talvez choquem vcs... Acho que esse petrolão foi a verdadeira sabotagem. Pig? É fraco... Forte mesmo é o 4 dedos.

      • Magda Santos Postado em 17/Apr/2015 às 16:09

        Você não vale nada mesmo!! Desconhece ou faz de conta que FHC só não vendeu mais o Brasil porque o PT ganhou e interrompeu o entreguismo! Desconhece o imperialismo americano no mundo/ Então além de não valer nada é completamente analfabeto político(deve ser fã do Aécio!!) E é bem melhor ter 4 dedos ou 3 até do que ser acéfalo!! Te junta com o Marco Leotti e Daniel vão passar uns dias em Miami!!Só não esqueçam de convidar o Aecio e o Lobão!! Patéticos!!

      • Alessandro Postado em 31/Jul/2015 às 01:19

        Depois de antas desgraças que o PSDB fez ao pais e queria fazer, como ajudar os americanos a fecharem o seu circulo de bases militares americanas da América do Sul aqui no Brasil e sabotar o nosso projeto espacial, como fizeram no Iran matando seus cientistas nucleares, você ainda acha graça? Acha que é papo de teoria da conspiração? Procure ler um pouco sobre o que os EUA fazem pelo mundo amigo. Mas prepare seu estômago. Vocês coxinhas são cegos.

    • Elton Postado em 03/Mar/2015 às 19:06

      galera o interesse é sempre economico, não querem que o brasil entre para o grupo dos "que detem tecnologia espacial, querem lucrar o que puderem e aonde puderem no brasil e em todas as áreas possiveis, olha gente EUA estão atras dos interesses deles assim como nós mesmos e outros paises, a diferença é a arrogância, prepotência e cara de pau dos americanos, parecem até políticos brasileiros, bom pelo menos a cara de pau é igual, o lance gente é aprender com isto dar uma banana pra quem não liga pra gente, achar nosso espaço e seguir em frente.

    • Elton Postado em 03/Mar/2015 às 19:15

      olha na boa, não acredito em conspiração o tempo todo não, que os EUA monitoram tudo o que é informação isto é fato e todo mundo já sabe o Wikilis prestou um grande serviço mas ao mesmo tempo a gente já sabe que os EUA escutam de tudo, mas e aí o que vamos fazer? quer que eu diga? Vamos simplesmente fazer a nossa parte, só isto, vamos esquecer estes americanos, europeus, chineses, japoneses e tudo mais, vamos trabalhar para construir um pais melhor, vamos nos unir e sermos melhores do que pensam que somos.

  2. Valdir dos Santos Postado em 21/Dec/2011 às 21:11

    Casabel, louvo contigo os louvados e defenestro como você o obsceno FHC.
    O artigo guarda as devidas proporções das denúncias. O primeiro terrorista a usar a bomba atômica foi os EE.UU. Temem muito que deem a eles o mesmo tratamento. O comportamento deles sempre foi oportunista. Amo o povo americano, mas os que os governam são uma lastima. Se vencerem serão tão banais e corruptos que não tardaram a sofrer as consequências das barbáries cometidas. Os EE.UU são inimigos dos interesses do Brasil.

    • renan Postado em 08/Dec/2014 às 21:25

      EE.UU tu sabes que se escreve assim só em espanhol!? LOL não sabe nem português quer dar uma sabidão de pol. int. norte americana, que piada!

      • Tiago carneiro Postado em 24/Dec/2014 às 21:29

        Um babaca que escreve Lol e quer dar uma de sabidao.

    • Robson Omara de Assis Postado em 22/Dec/2014 às 16:53

      Nao fosse a conivência desses maus brasileiros, à frente fhc capitaneando as piores laias do entreguismo e complexo de vira latas, cujo prazer é serem sodomizados por tio sam, nossa soberania não teria estado tão vulnerável. Por isso a vigilância constante nessa tucanalha se impõe

  3. Emanuel Maciel Postado em 13/Apr/2012 às 20:27

    O EUA tem feito essas manobras ainda, infelizmente.

  4. Luiz José Mendonça Postado em 18/Apr/2012 às 10:19

    Luiz José Mendnça, 18 de abril de 2012. Após essas revelações bombásticas dos EEUU contra o desenvolvimento espacial e nuclear do Brasil, tudo nos leva a crer que a explosão da Base de lançamentos de foguetes espaciais de Alcantara, que vitimou 10 cientistas brasileiros naquela área tecnológica, não foi por acaso, mas sim, por um montruoso e covarde crime executado por interesses alienígenas. Infelizmente, como sempre, nada podemos provar, todavia, suspeitar não é crime.

  5. EDISON BITTENCOURT Postado em 19/Apr/2012 às 07:26

    Eu orientei 5 teses de doutorado em áreas diretamente relacionadas com o Programa Espacial- com alunos que trabalhavam na área, na Aeronáutica, em SJC. Na época da explosão ( incêndio) em Alcântara, até a data, somente 10% do orçamento para o Programa havia sido liberado pelo Governo. 5 das vítimas poderiam ter sido de alunos meus. POr dice versas razões não paerticiparam da missão.Em algumas ocasiões faltava dinheiro para rancho no CTA. O Brasil é um País hoje, semi-soberano, colocado nessa posição pela sucessão de governos Collor,FHC, Lula, e agora Dilma ( não sabemos qual vai ser sua posição). País algum pode ser forte sem Forças Armadas fortes.

  6. Jose Pedro Bueno de Meira. Postado em 20/Apr/2012 às 18:00

    Jamais acrditei que a explosão da Base de Alcantara tenha sido obra do azar. Foi muito bem planejada por forças com interesses contrarios ao desenvolvimento do Brasil. Infleizmente, ao que parece o "trabalho"" fo bem feito que nao houve rastro.

    • José Carlos Postado em 04/Jun/2014 às 22:50

      No youtube aparecem vários vídeos sobre estas sabotagens americanas. O Brasil se uniu a China para estes estudos, justamente para não ter intromissão dos americanos, como também a Petrobras. Com eles o buraco é mais embaixo. Este é o meu pensamento, vocês não acham?

    • JAIR CUNHA Postado em 26/Jul/2014 às 23:27

      Tbm nunca acreditei q aquela explosão foi uma acidente. É pena q ñ houve nenhuma investigação séria pra se apurar a verdade.

      • carlos Postado em 26/Dec/2014 às 10:08

        A. Morte do Kennedy também!

  7. Messias Alves Postado em 21/Apr/2012 às 21:42

    Em 2001 o Deputado Jair Bolsonaro disse que o comportamento do Presidente FHC, no tocante a política nacional, ele MERECIA SER FUZILADO . Tal afirmação, obviamente em sentido figurado, fez com que FHC, a todo custo, interferisse no processo de cassação do Deputado. Hoje Bolsonaro prova estar com a razão sobre FHC. É uma pena que a mídia não dê espaço a Bolsonaro, ou o que é pior, sabota-o.

    • morani Postado em 04/Sep/2013 às 08:39

      Sabota-o porque ele diz a verdade; tem peito e não se acovarda diante de sujeitos como esse FHC e seus comparsas. Cuidemos que o neto de Tancredo não seja coroado Rei de Brasília.

    • ricarod Postado em 20/Nov/2013 às 16:38

      mais agora ela ta ao lado do futuro presidente eduardo campos quem sabe agora a midia va da espaço pra ele falar oq sabe sobre fhc um dos piores Ban... que eu ja vi na politica brasileira i ainda tem gnt q defende ele é muita ignorância..

    • JAIR CUNHA Postado em 26/Jul/2014 às 23:29

      Por isso eu digo: "PSDB nunca mais".

  8. Luiz Claudio Vieira Lopes Postado em 22/Apr/2012 às 17:26

    Muito simples explicar a explosão do foguete! A base fica próxima à praia. Nada impede que um agente chegue pelo mar e atire alguma flecha ou algo parecido e que causasse a explosão! Simples assim!

  9. Fernando Henrique Cardoso Postado em 23/Apr/2012 às 11:39

    Amo todos vocês, estou com saudades! A vida aqui em Paris é muito tediosa! Que Stalin esteja convosco!

    • carla Postado em 16/Oct/2013 às 09:12

      vc não ama ninguém,só ama o dinheiro.

  10. Julio Postado em 26/Apr/2012 às 20:39

    EU SEMPRE SOUBE DISSO, QUE OS EUA SABOTARAM O PROJETO ESPACIAL BRASILEIRO, SEMPRE TIVE ISSO NO MEU CORAÇÃO, SÓ FALTAVA A CONFIRMAÇÃO. CACHORROS DESGRAÇADOS, QUE VONTADE DE CHORARRRRRRRRRRRRR...

    • vinicius Postado em 30/Jul/2014 às 22:44

      Chorar porque? Devemos mostrar a eles que o Brasil não é e nunca sera um país fraco!!

  11. Platão Postado em 03/May/2012 às 11:58

    A Folha de São Paulo armou uma arapuca para o Ministro Jobim se indispor com a Presidente Dilma porque contrariava interesses norte-americanos. Aliás tudo que é nacional contraria interesses dos EUA. Colocaram o Celso Amorim que não entende nada de defesa e acha que tudo se resolve na diplomacia. A arapuca armada pela Folha de São paulo foi concebida no exterior.

    • JAIR CUNHA. Postado em 26/Jul/2014 às 23:31

      Os EUA querem manter o Brasil em rédea curta custe o q custar. Nem q pra isso tenha q matar e sabotar.

  12. Rafael D. S. de Moraes Postado em 11/May/2012 às 14:50

    O problema de tudo isso, é o povo brasileiro, a maioria que infelizmente aceita tudo que é imposto! Concordo plenamente com o que o Bittencourt disse acima, "País algum pode ser forte sem Forças Armadas fortes." O problema começa em cada cidadão brasileiro, quando quer se safar de algo, corromper o outro, achar que tudo vai ter um amigo que tem "nome" para se safar ou que o dinheiro irá resolver! Temos que acreditar em nossa nação, acreditar em um ideal, e um futuro descente para nossos descendentes e para todo aquele cidadão brasileiro de verdade que é patriota sabe exatamente que o futuro de uma grande nação começa com a educação recebida em casa, com pequenas atitudes e principalmente honestidade! Cabe a nós, a cada um de nós sermos aquele líder que queremos no governo, como chefe de estado representando o povo, como um diretor represantando uma escola, como um pai representando uma família. Ou amamos nossa terra ou deixamos ela, se queremos ter algo, alcançar um nível no mundo, temos que lutar para que aconteça! Acredito plenamente no povo brasileiro mas ainda somos uma nação imatura mas temos todo potencial e recursos para sermos uma grande nação... Depois de Deus, ................................... BRASIL A CIMA DE TUDO! HURRA!!!

    • José Carlos Postado em 04/Jun/2014 às 23:09

      Como pobre sem instrução, sem Internet pode ter esta noção ? o PIG não permite, ele só fala em desgraça, em corrupção, crimes e muitas coisas mais. É um processo para deixar estas pessoas sem esperança, coisa orquestrada por estes vendilhões e traidores, sem amor por nossa querida Pátria. Eles tem nojo do pobre, estão revoltados devido ao grande número de pobres frequentando os aeroportos, Cruzeiros cheios, muitos carros nas ruas, Universidades frequentadas por pobres, outrora por ricos. Cabe a nós informa-los do verdadeiro Brasil, as transformações que estão ocorrendo. Já ia me esquecendo o PIG fara do Ministro Barbosa um herói ou então irá esquece-lo, já que ele não tem mais nenhuma serventia.

    • Nelson Postado em 29/Jul/2014 às 10:09

      Nesse caso sol a vc e todo brasileiro q realmente ama o Brasil e queira realmente saber da sua historia entao veja a HISTORIA DA MARINHA DO BRASIL (primeira força militar sempre pronta para o combate, tempo todo ateh o dia de hoje, por isso o nome COMBATENTE, nao se usa na MB o nome guerreiro) e veja como ela sempre trabalhou sem alarde e não recua nunca!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. alderijo bonache Postado em 02/Jul/2012 às 21:58

    Mas somente os estúpidos é que ignoram que o famigerado FHC seja um traidor da pátria! Este entreguista repulsivo sempre andou de calças arriadas ante o satã do norte, merecia ser enforcado no primeiro poste com não mais que dois metros de corda! Estranho que Jobim tenha se oposto ao acordo celebrado por FHC, visto se tratar de um personagem a quem não recomendo a nin guém! Mas nesta ele me causou uma grata surpresa! Estranho muito o tratamento dispensado aos governos militares, os quais pelo menos não eram tão indígnos como este pulha que do alto de seus 82 anos de idade, tem o descaramento de pregar a liberação de drogas no Brasil!

    • Almir Dias Postado em 28/Oct/2013 às 12:34

      Caramba que velhote safado. Vocês lembram do projeto "SIVAM"? FHC estava bem envolvido no esquema de propina. "Depois da dispensa da concorrência pública, para um contrato no valor de US$ 1,4 bilhão de dólares o Governo escolheu o consórcio liderado pela Raytheon Company, uma empresa americana. A negociação para formação desse consórcio e para que ele fosse o escolhido, teve a interferência direta de Bill Clinton, Presidente dos EUA, e de Ronald Brow, Secretário de Comércio daquele país. Este senhor esteve no Brasil um mês antes do anúncio do resultado da "concorrência". Brow tratou do assunto com autoridades brasileiras." corrupção, entrega de domínio para USA. Em seguida o grupo Esca-Engenharia de Sistemas de Controle e Automação S/A, de São Paulo, se associou à Raytheon. No mesmo período o Senado Federal foi acionado, e, numa sessão extraordinária conturbada, na qual o regimento interno foi violado, aprovou-se em regime de urgência um projeto autorizando o Governo Federal a contrair um empréstimo no valor de US$ 1,4 bilhão, destinado à implantação do Sivam. O relator do projeto foi o senador Gilberto Miranda, PFL/AM, um cidadão denunciado por suposta participação em diversos escândalos de corrupção. Ele foi denunciado na CPI que investigou a corrupção no Governo Collor, como membro do "esquema PC", no escândalo dos precatórios e no envolvimento num esquema de corrupção da Prefeitura de São Paulo. Mesmo sabendo das denúncias de falcatruas da empresa o Governo manteve pagamentos à Esca. Em maio de 1995, Fernando Henrique telefonou para Bill Clinton e oficializou a assinatura do contrato do projeto Sivam com a Raytheon. Por quer FHC mesmo sabendo de corrupção assina o contrato com empresa americana. Mesmo sabendo das denúncias de falcatruas da empresa o Governo manteve pagamentos à Esca. Em maio de 1995, Fernando Henrique telefonou para Bill Clinton e oficializou a assinatura do contrato do projeto Sivam com a Raytheon. Fonte: www.cartamaior.com.br

  14. lian Postado em 14/Aug/2012 às 10:45

    é melhpr ler Dalton Girão Barroso(cearense por sinal)

  15. ABR Postado em 09/Oct/2012 às 20:24

    Será que a culpa é do FHC mesmo ou de poucos investimentos nas áreas científicas e tecnológicas nestes últimos governos petistas que impediram o avanço do programa brasileiro?

    • Ana Maria Postado em 08/Aug/2014 às 17:44

      O governo do PT pode ter inúmeros pontos negativos, mas em termos de investimento na educação, no ensino superior e programas de extensão, intercâmbio e pesquisa, houve gordas quantias movimentadas no país.

  16. Marco Postado em 12/Oct/2012 às 20:28

    Os norte americanos estão errados? NÃO! Eles apenas defendem seus interesses com sua política externa. Nós brasileiros estamos errados? SIM! Somos um povo tolo que não consegue enxergar um objetivo, não planeja, não se organiza, e o pior de tudo não sabe votar. O BHC...BHC sim pois mata os insetos, é apenas mais um traidor esquerdista, sendo ele o grande responsável pela vitória do apedeuta Lulla, que governou oito anos fazendo o governo mais corrupto da história do Brasil. Vamos ao samba com futebol regados a muita caipirinha com cerveja. É só isso que brasileiro gosta.

    • J. CARLOS Postado em 09/Oct/2013 às 16:35

      MUDE PARA OS ESTADOS UNIDOS

    • Celio Postado em 15/Oct/2013 às 21:23

      Cara! já ouvir e li muita bosta, mas essa que você acabou de disser! foi a maior, você! realmente e um tolo, por não ter visão, outra por ser um cuzão que não tem cultura nenhuma, sua opinião e forjada no buteco dos mas chulos, vai estudar um pouco de historia, antes de abri a boca pra fala besteira!

    • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 15:40

      E americano gosta de algo mais do que rock, drogas e guerras?

  17. Diego Postado em 21/Oct/2012 às 15:32

    acorda Brasil faz logo essa bomba nuclear.....

    • Heber Postado em 01/Dec/2015 às 03:23

      Já está feita.

  18. Cid Mattos Postado em 22/Oct/2012 às 09:13

    Nunca engoli essa história do acidente em Alcântara.. é muito simples entender.. Imaginem uma superpotência que se acha no direito de ser a única nação com um poderio bélico há muitos anos luz na frente de qualquer outro país que há no paneta, e que possuem os melhores caças invisíveis tripulados ou não . Podem entrar a qualquer momento no espaço aéreo brasileiro e acertar um alvo com precisão cirúrgica ha muitos quilômetros de distância... é assustador mas é real , não é ficção.

  19. Giovani Iemini Postado em 22/Oct/2012 às 11:43

    ridículo. o brasil nem consegue cuidar da saúde ou das prisões e vem neguinho querendo mandar foguete pra lua? ora, se liga. vá fingir que é civilizado na casa do carambola.

  20. brasileiro Postado em 26/Oct/2012 às 09:36

    tem um video no youtube que mostra como os americanos sabotaram os foguetes brasileiros.

  21. brasileiro Postado em 26/Oct/2012 às 09:45

    vejam: A BOMBA ATÔMICA BRASILEIRA, no youtube.

  22. jerry damiao santos de almeida Postado em 04/Dec/2012 às 15:18

    os norte americanos sempre resolveram coisas tendo uma politica autoritaria e soberana oprimi empoi direito sempre teve a onu ao seu lado vemos isso contra o japao iraque e seus massacres p/ser o que e hoje eles estao comedo por que sabe que a china ja o ultrapassou sua economia podemos ver isso o dola nao mais e o que e o brasil foi o menos afetado c/ a crise internacional brasil e um pais jovem promissor e disso que eles tem medo, se nao fosse tao corrupito estariala na frente emais facil a china ser destruida por um terremoto e reconstruida no seu esplendor passando o brasil novamente.

  23. CLAUDIO GONÇALVES Postado em 25/Feb/2013 às 15:33

    GRAÇAS AO UNIVERSO VOCES DO WIKILEAKS EXISTEM PRA JOGAR PRA FORA TODA ESSA PODRIDÃO DAS INDUSTRIAS DO PLANETA E DAS 11 OU 13 FAMILIAS DOMINADORAS , REBELIÃO SEMPRE, O MUNDO É DE TODOS , NÃO SÓ DE ALGUNS, ENQUANTO A VIDA HÁ LUTA ,MEUS PARABENS , CONTINUEM SEMPRE DENUNCIANDO TUDO ,INCLUSIVE SOBRE O BRASIL O QUE SE ESCONDE SOBRE ESTES POLITICOS DAQUI !!!!!!!!!!!!!

  24. Cléverson Postado em 26/Feb/2013 às 14:42

    Se a explosão de Alcantara fosse investigada novamente, veriamos o dedo deles!

  25. paulo cesar Postado em 02/Apr/2013 às 23:19

    O que tenho a dizer que nós como brasileiros acostumados a aceitar tudo, é aceitar o que esse bando de politicos corruptos fazem com o nosso país se ainda é nosso. Voces ja viram um livro de Geografia americano? A Amazonia é territorio americano, fizemos o quê? Nada...

  26. Nilson Postado em 03/Apr/2013 às 12:06

    O Brasil tem muitas armas secretas..principalmente no futebol..

  27. Cético Postado em 03/Apr/2013 às 12:41

    Se não é os EUA, vai ser outro. Um dia a Inglaterra mandou no mundo, noutro dia foi a França, mto antigamente Portugal e Espanha, e sempre vai ser assim. Não adianta vir com esses papinhos utópicos de um mundo livre e cada um por si. Isto é um fato, desde que o ser humano cagou a primeira bolotinha no chão, sempre alguem vai ser superior ao outro. Roma foi assim, a Grécia foi assim. É hipocresia meter o pau nos EUA sendo que poderia ser qquer outro a cagar na cabeça de países atrasados como o nosso. Acham que a Dilminha e o Lulinha populista não são paus-mandados de quem manda no mundo? Acordem! Não é surpresa nenhuma o que lemos aqui e continua acontecendo.

    • Rodrigo Postado em 06/Apr/2014 às 15:59

      Sim, alguém sempre desempenhará o papel de potência. Mas quando essa potência age de maneira opressora, eu gostaria de fazer parte dos que lutam pela liberdade.

    • Denis Postado em 07/Aug/2014 às 01:39

      Muito bem notado. Imagine se hoje a hegemonia bélica mundial estivesse nase mãos de um país árabe por exemplo, qual seria o destino de nosso planeta?

      • eu daqui Postado em 08/Aug/2014 às 15:43

        Pq vc acha que uma hegemonia árabe seria mais terrorista do que a dos eua tem sido? Só há árabes terroristas por causa do terrorismo ocidental: vá estudar história e trabalhar, puxassaco de terrorista.

  28. Li-Liu Postado em 03/Apr/2013 às 21:30

    E tem muita gente que acha que a culpa é da Coréia, do Irã, crédulos da propaganda imperialista, abram os olhos

  29. Anonimo Postado em 03/Apr/2013 às 22:43

    Numa lista de discussão que eu participo, houve um tópico que discutia sobre a castração que o governo vem fazendo nas Forças Armadas. Um email enviado continha isso aqui: 2008 * http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6703.htm "Decreto para Estratégia de Defesa Nacional" * http://www.defesabr.com/blog/index.php/02/10/2008/exercito-cobra-verba-e-alerta-para-impasse/ "Exército cobra verba e alerta para impasse" 2009 * http://noticias.r7.com/brasil/noticias/governo-turbina-defesa-mas-exclui-exercito-de-investimento-que-prioriza-pre-sal-20101007.html "A divisão de dinheiro prevista para as Forças Armadas em 2010 aumenta em 189% o investimento na Marinha, 10,7% na Aeronáutica e não chega a 1% para o Exército em comparação com o que foi reservado até o fim deste ano." * http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/exercito-diz-que-falta-verba-ate-para-comida-e-reduz-expediente/ "Exército diz que falta verba até para a comida" 2010 * http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/falta-de-verba-ameaca-acao-do-exercito-no-rio "Falta de dinheiro ameaça a ação do Exército no Rio" 2011 * http://www.forte.jor.br/2011/11/09/ministro-ouvira-forcas-armadas-sobre-prioridades-de-investimento/ "Ministro ouvirá Forças Armadas sobre prioridades de investimento" * http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?id=1101025&tit=Defesa-pede-R-397-bi-ate-2030 "Defesa pede R$ 397 bi até 2030" 2012 "Não podemos descuidar do imenso patrimônio brasileiro, diz Ministro da Defesa": http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/amorim-cobra-investimentos-nas-forcas-armadas http://www.forte.jor.br/tag/orcamento/ --------------------------- Investimentos na Defesa do Estado * Geral http://www.forte.jor.br/destaque/quem-gasta-mais-com-defesa-no-mundo/ http://www.guardian.co.uk/news/datablog/2010/apr/01/information-is-beautiful-military-spending "Military spending: how much does the military cost each country, listed" http://www.guardian.co.uk/news/datablog/2012/apr/17/military-spending-countries-list https://docs.google.com/spreadsheet/ccc?key=0AonYZs4MzlZbdDQyQWd3TDNMcXlLVU1abFRKVEh4WEE#gid=0 * EUA Aproximadamente 300 bilhões (no mínimo) destinado ao Departamento de Defesa (http://en.wikipedia.org/wiki/File:U.S._Defense_Spending_Trends.png). No entanto, o investimento, de fato, é de mais de 650 bilhões (http://www.defense.gov/news/FY10%20Budget%20Request.pdf). http://www.gpo.gov/fdsys/browse/collectionGPO.action?collectionCode=BUDGET http://en.wikipedia.org/wiki/Military_budget_of_the_United_States * Brasil www.defesa.gov.br/arquivos/2012/acesso_inf/serie_estatistica_1995_2011.pdf : enquanto o investimento na defesa do Brasil é da ordem de poucos bilhões (veja a Tabela na página 6 e o gráfico na página 7 pdf), nos EUA o investimento é da ordem de centenas de bilhões. Além disso, o Brasil fica atrás de todos os países que compõem o BRIC (Brasil - Rússia - Índia - China). https://www.defesa.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/despesas.html

  30. Busy Crazy Monkey Postado em 04/Apr/2013 às 00:45

    O Brasil já tem a bomba atômica: Fernando Henrique Cardoso. Infelizmente, bombas como essa só explodem aqui.

    • José Carlos Postado em 04/Jun/2014 às 23:28

      Busy Crazy, procure ver no youtube sobre este tema, terás uma surpresa, a nossa querida Marinha possivelmente já possui esta bomba, assim fala um comandante, não me lembro o nome dele. Fui a um hospital de lá e pude observar a obra de uma plataforma para construção talvez de um submarino, já construimos um (penso que nuclear) e vamos construir outro. Obs.: o nosso enriquecimento de Urânio é o mais barato e mais eficiente. Os americanos e europeus estão doidos para nos tomar este processo. Brasil para sempre, amemos mais nossas Forças Armadas e participemos mais dos desfiles de 7 de setembro, a nossa participação mostrará ao Mundo o nosso patriotismo e deixará esta mídia marrom que tanto fez para nos tirar isso, a serviço dos americanos.

  31. Senô Júnior Postado em 04/Apr/2013 às 08:30

    Sobre a cultura imperialista norte americana, isso não é novidade nenhuma. O que chamou-me a atenção foi o envio de telegramas quando praticamente o planeta todo está conectado. Os interesses geo políticos americanos são evidentes e sabemos também que quando a força da diplomacia não corresponde aos objetivos desejados, a lei da bala impera.Sempre foi assim.

  32. Fábio de Oliveira Ribeiro Postado em 04/Apr/2013 às 12:40

    Todos sabíamos que FHC é traíra, mas agora a prova da traição foi escancarada. O que a mídia vai fazer? Espremer FHC até ele confessar e pedir perdão aos brasileiros, ignorar o Wikileaks ou atacar o Wikileaks porque FHC é uma espécie tupiniquim de "Cidadão Kane" acima de qualquer suspeitas. Aposto nas duas últimas alternativas. Afinal, a imprensa recebe gordas verbas de publicidade dos EUA e nunca vai questionar seriamente os representantes daquele país no Brasil.

  33. Silas Correa Leite Postado em 04/Apr/2013 às 16:13

    Toda essa sujeira não vai dar na GLOBO

  34. Fernanda Postado em 04/Apr/2013 às 16:22

    Os EUA sabotando nosso desenvolvimento espacial. ah... an ham.... informação na mão de gente ignorante dá nisso. hahaha

  35. joselucio de medeiros Postado em 04/Apr/2013 às 17:07

    Quando é que o povo Brasileiro, vai ficar ciente, que tudo que o Brasil tenta fazer , para melhorar, tem sempre osamericanos por traz, querendo acabar.Gente, esses Yanques são o CÃO em forma de gente.Acorda BRASIL..........................

  36. Antonio José Filho Postado em 04/Apr/2013 às 18:34

    O Lesa Pátria, FHC. Traidor, inescrupuloso serviçal do imperialismo yanque. Contribuiu com a morte dos Cientistas e Técnicos mais bem preparados e com conhecimento profundo para bem desenvolver o Programa Espacial brasileiro. Todos foram fulminados junto aos escombros do que sobrou da Base de Lançamento de Alcântara. Investigações duvidosas ou interrompidas no aprofundamento que, certamente, alcançaria o que hoje vem a tona. A mais pura sabotagem consentida por nosso mandatário. Tiraram de cena as mentes privilegiadas do desenvolvimento tecnológico brasileiro com a ajuda do seu dirigente maior, o mandatário brasileiro que sempre serviu aos interesses do imperialismo americano. O Bolsanaro bem disse o que ele merecia. Felizmente ainda temos dois grandes celeiros, o IME e o ITA, que ainda produzem gênios para perceverar nessa empreitada do desenvolvimento tecnológico do nosso Brasil. Salve Girão! Salve as Forças Armadas brasileiras, leais à Pátria que servem. Um Brasil forte não se faz com bolsa família, bolsa presidiario, Professores ignorados e desrespeitados nem com um Congresso enxertado de corruptos sangue sugas da nação. Tá na hora de acordar, Brasil.

  37. Rodolfo Leal Postado em 04/Apr/2013 às 21:41

    FHC, vem armando para sentar-se na ABL e aumentar a desmoralização de nossa academia (vide imortalidade comprada do Sarney). Porém, seu nome já está no rol dos maiores traidores da história, fazendo feio junto com Silvério dos Reis. Afinal de contas ao entreguismo começou contra os companheiros de luta na época da ditadura (ou alguém nega que FHC recebia dólares da Fundação Ford - braço financeiro da CIA). Essa sabotagem foi coisa cimum no governo de FHC. Basta verificar o desmantelamento de empresas estatais à preço vil e entreguismo generalizado...Porém, nesse caso da sabotagem, ocorreu ASSASSINATO DIRETO!

  38. Helio Silva Postado em 04/Apr/2013 às 22:38

    Todos devemos acordar !! Vivemos noa Pais da corrupção e impunidade, criado por esta parte podre da população que só visam o poder e roubar o dinheiro do país ! Porém quem vota nestas pessoas somos nós ! Um adolescente hoje não quer estudar, quer sim ficar no facebook, ter celular, ouvir funk, falar do CUrintia e ficar na rua o dia todo. Vamos arrumar a casa e acabar com a banda podre... Pobre de nossos, professores, mestres, cientistas, militares e outros....

    • Angélica Lucena Postado em 10/Sep/2013 às 01:35

      O povo brasileiro tem até preguiça em ler, se informar do que está ocorrendo em nosso país! É uma lástima...estou revoltada com toda essa situação, indignada!!! É um país que mais impostos se cobram no mundo, salários dos políticos melhores remunerados do mundo!!! É uma vergonha absurda, e o pior é que nada evolui, só retrocede, atrasa!!! Os países mais corruptos do mundo estão também entre os mais pobres do planeta, já que “os dois fluxos se alimentam de forma recíproca”. UM POVO IGNORANTE VIVE A ILUDIR-SE, E DEIXAR-SE ILUDIR. UM POVO EDUCADO ELEGERÁ DIRIGENTES HONESTOS E COMPETENTES. ESTES ESCOLHERÃO OS MELHORES ASSESSORES. COM UM POVO INCULTO ACONTECE EXATAMENTE O INVERSO. UM POVO EDUCADO NÃO TOLERA CORRUPÇÃO. UM POVO EDUCADO PROSPERA MESMO EM CONDIÇÕES ADVERSAS! É UMA PENA QUE O NOSSO PAÍS FALTE O PRINCIPAL...E A TENDÊNCIA É PIORAR SE PERSISTIR ESSE GOVERNO!!! E SE OS QUE SEGUEM APOS ESSE GOVERNO NÃO TIVER REALMENTE AMOR AO POVO E A PÁTRIA, NADA MUDARÁ!!!

  39. Gustavo S Postado em 05/Apr/2013 às 01:47

    Matéria relacionada publicada no Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/mundo/eua-tentaram-impedir-programa-brasileiro-de-foguetes-revela-wikileaks-2832869

  40. Carlos a Scopião Postado em 05/Apr/2013 às 02:40

    Assim tem sido desde muito e agora a história bélica dos homens, a PAZX é Utopia, o conflito INATO, real, com novas manhas, formas tecnológicos, estratégias... Os EUA não querem perder a ponta da pirâmide, mesmo após o debacle, tanto econômico, quanto a desmoralização mundial pelas mentiras e assassinatos no Afeganistão, um abacaxi de caroço, e Iraque, mas se portam de forma dúbia frente as agressões de Israel, e jura amor eterno! Essa dubiedade sempre existiu, portanto não existe inocente nesse filme, são estratégias, o resto é o que concordamos ou não, e a forma esquiva que vemos as coisas, ou fazemos! No mais a Coréia ameaça, e é sério o momento o menino é pirado! E essa é cara do Liberalismo Brasilino, da Silva!

  41. Edwilson Postado em 05/Apr/2013 às 14:01

    Só faltam falar tb que o Bin Ladem foi morto em 2002 e depois forjaram a captura dele para favorecer a eleição,de Barack Obama. Tem tanta roupa suja debaixo dos tapetes americanos que se tudo vier a tona, os EUA deixariam de ser a nação mais poderosa do mundo.

  42. Roberto Alves Postado em 06/Apr/2013 às 07:06

    Segundo leitura na internet, os hoteis proximos a alcantara até um dia antes do atentado a base de lançamento de alcantara, era ocupado por muitos americanos.

  43. alfredo Postado em 06/Apr/2013 às 13:54

    FHC, que, como diria o então Ministro Mario Henrique Simonnnsen, não passa de uma fórmula de sabão, sempre esteve voltado para seus interesses pessoais e daqueles que o cercam, inclusive, seus familiares já que não sabemos, até hoje, aonde seu filho trabalha, se é que ele precisa disso. Eu entendo que precisamos fazer alianças para as coisas deem certo, mas, também entendo que nosso caráter estão acima de qualquer acordo, principalmente, àqueles que irão ferir o interesse de quem nos sustentam, como é o caso. Porém, como este é da maior importância para todos, necessário se faz que as pessoas fiquem atentas para as próximas eleições, sabendo, sempre, que tardaram em acertar no objetivo desejado, pois, o próximo, aqueles em quem confiaram pode ser igual ou pior que FHC. Ou seja, estamos perdidos se não encararmos de forma diferente esta questão.

  44. Robson Postado em 07/Apr/2013 às 11:05

    NÃO ADIANTA ESPERAR DE UM POVO QUE NÃO TEM O MINIMO DE CULTURA E ESTUDO , AS ESCOLAS SÃO UMA PIADA E POUCOS ENTENDEM QUE SEM ESTUDO A DIFICULDADE EM COMPREENDER O QUE ESTA ACONTECENDO COM A NAÇÃO É CLARA. SABEMOS QUE UM POVO LEIGO NÃO TEM CAPACIDADE DE OPINAR SOBRE ALGO QUE NÃO COMPREENDE E É TÃO IMPORTANTE. OU SEJA QUANTO MAIS BURROS MAIS FACIL DE ENGANAR.

  45. antonio cruz Postado em 08/Apr/2013 às 01:10

    Fico muito decepcionado por ter acontecido com o nosso ex-presidente FHC, ao qual o tinha em grande estima, mas agora já duvido das suas boas intenções. O Brasil tem e merece estar entre as nações que têm o poder atômico e nisso, e somente nisso, concordo com este governo atual.*

  46. Cícero Ernesto Leite de Sousa Postado em 08/Apr/2013 às 16:43

    EDUCAÇÃO; SEGURANÇA; SAÚDE e TRANSPORTE. Isso, está implicitamente no comentário do Hélio Silva. A responsabilidade de colocá-los (oa que roubam a nação) no poder, sempre irá depender por maioria, do analfabeto que vota. Classe manobrada e invenção do sr. Sarney, hoje está mais escravizada com as diversas bolsas miséria. Um grande passo seria o voto facultativo, já que dificilmente alguém irá impedir o analfabeto votar.

  47. Benedito do Val Postado em 23/Apr/2013 às 00:05

    Foi maravilhoso lêr os comentários, destes ilustres patriotas, nunca enguli as explosões de Alcontara, ceivaram vidas de ilustres . cientistas espaciais. nenhum país pode ser respeitado, se não tiver capacidade de se alto-defender, mesmo sendo a sexta economia do mundo. Forças armadas sucateadas, uniformes compradados da china, futuro submarino nuclear parado, aviões franceses não comprados, apesar da promessa do ex-presidente lula. Na compra dos aviões teriamos a tecnologia, não só dos aviões como também do nosso furturo submarino atõmico. Temos de parar de houvir a Argentina sobre nosso desenvolvimanto nuclear " Alea jacta est"

  48. elias oliveira Postado em 26/Apr/2013 às 21:33

    os eua acham-se deus na terra. o pior perigo de acabar com um planeta espetacular, ja nao basta a cultura maldita que eles espalharam pelo mundo

  49. elias oliveira Postado em 26/Apr/2013 às 21:47

    reintero tudo o que acho do pessimo eua

  50. Andrè Bossan Postado em 07/Jun/2013 às 21:38

    Olá. Sugiro que, para facilitar ao leitor preguiçoso (como eu) ou ocupado (eu também) sejam colocados links para as fontes no wikileaks "dentro" do texto. Na verdade isso seria muito útil para tornar esse site mais ágil e com isso, mais injteressante para usar como referência segura. Grato, Andrè.

  51. Ivan Postado em 28/Jun/2013 às 02:32

    Isso me faz pensar duas vezes sobre o acidente de Alcântara em 2003. Morreram de uma vez 21 engenheiros e técnicos do ITA. Alguns dos principais nomes da pesquisa espacial nacional.

  52. Rogerio Palcich Postado em 28/Jun/2013 às 08:19

    Concordo com você Andre Bossan

  53. Afonso Postado em 29/Jun/2013 às 13:12

    Alguém pode me explicar porque só os Estados Unidos pode ter armas atômicas?

  54. edison dias caldeira Postado em 30/Jun/2013 às 18:05

    Foi só com a cobertura da frota americana que os golpistas de 64 tiveram a coragem de dar o golpe. Os americanos sempre se opuseram a um desenvolvimento independente no Brasil.

  55. Joel M.Brasileiro de Almeida Postado em 06/Jul/2013 às 23:11

    Na questão da explosão do foguete na base de alcantara é óbvio a sabotagem, porém também falta de malícia de nossas autoridades (ou proposital...??)...por questão de segurança, jamais Vc reúne um time de técnoicos e engenheiros formidáveis, que foram vitimados na ocasião, em um grupo só...nesse caso foi o que aconteceu...e com isso o programa espacial Brasileiro sofreu um considerável atraso...!! Quanto a ingerência dos E.u.a....em políticas de outros países...isso já é históricamente..conhecido...

  56. Miro Somenzari Postado em 07/Jul/2013 às 17:23

    Deus, perdoai os ignorantes, eles não sabem o que falam, santa ignorância.

  57. Luiz Carlos Postado em 07/Jul/2013 às 17:49

    A informação sobre a denúncia de que FHC colaborou com órgãos de segurança americanos é grave. Mas não se pode, através do que informa os veículos da internet, tomar posição, muitas vezes equivocadas. É importante que se saiba a verdade sobre os fatos, para aí sim tomarmos posição. Não seria também o caso do envolvimento de Lula com o mensalão? - Este, apesar de verdade, não há denúncia concreta, pois não houve rastros para o MP seguir (pelo menos até agora).

  58. lene angeli Postado em 07/Jul/2013 às 17:50

    É o preço da Globalização. Ou estão pensando que vão entrando assim em outro país se espalhando sem dar nada em troca?

  59. A Domingos Postado em 08/Jul/2013 às 09:56

    Veja o FHC

  60. claudio Postado em 08/Jul/2013 às 19:00

    nossa, como tem amante de milico nos comentarios... da até nojo. Torturadores de bêbes, tão corruptos quanto qualquer FHC por aí.

  61. Luiz Carlos Postado em 08/Jul/2013 às 20:02

    A informação sobre a denúncia de que Fernando Henrique Cardoso colaborou com órgãos de segurança e informação americanos seria grave se não fosse cômica. Não se deve, através de informações dos veículos das redes sociais - em sua grande maioria tendenciosos -, tomar posição, pois corre-se o risco de, ao fazer juízo de valor, condenar de forma equivocada inocentes. É importante que se saiba a verdade sobre os fatos, para aí sim haver posicionamento.

    • Fábio Postado em 01/Oct/2015 às 09:53

      vc adota a mesma postura em relação à mídia corporativa golpista? Ou são outros, os pesos e as medidas?

  62. Luiz Carlos Postado em 08/Jul/2013 às 20:06

    O PT, ATRAVÉS DE SEUS BRAÇOS MIDIÁTICOS ALTAMENTE TENDENCIOSOS, PROCURA, DESESPERADAMENTE - E VERGONHOSAMENTE -, ATINGIR, NA INTENÇÃO DE MUDAR O FOCO DA REVOLTA POPULAR CONTRA SEU GOVERNO, SEUS ADVERSÁRIOS POLÍTICOS. PRIMEIRO FOI MARINA SILVA, AGORA FERNANDO HENRIQUE CARDOSO.

    • Aderito Dutra Postado em 19/Sep/2013 às 09:16

      Tu deve ta mamando nas tetas do PSDB.

  63. Pedro Martins Postado em 08/Jul/2013 às 20:28

    O fato é que o veículo lançador de foguetes desenvolvido pelo Brasil explodiu, matando 26 técnicos, após Lula assumir o governo. Ou isso também foi inventado por algum neurótico? Até a Globo noticiou na época.

  64. Geralt Postado em 09/Jul/2013 às 04:30

    um traidor está na abl. Na abl existe um traidor!

    • XAVIER Postado em 10/Sep/2013 às 17:25

      Geralt, um traidor não; a lista começa com merdal, sarney e.agora, fhc. Ausências notáveis nessa plêiade de imortais, os jabour, jardins, tio rei ...e vai por ai...

  65. H.92 Postado em 09/Jul/2013 às 20:19

    O FHHC iria doar essa mesma base aos americanos... Sim, teríamos uma base deles aqui, não é a toa que hoje espionam o país, na época dos tucanos até escritório da NSA e da CIA havia em Brasília. Tempos bicudos!

  66. H.92 Postado em 09/Jul/2013 às 20:44

    Aqui: http://www.viomundo.com.br/politica/o-dia-em-que-fhc-decidiu-alugar-um-pedaco-do-brasil.html

  67. alderijo bonache Postado em 09/Jul/2013 às 21:01

    Nunca ninguém me conseguiu engolir esta versão fantasiosa, de que o acidente em Alcântara, não fora obra praticada pelos yanques!

  68. Angelo Postado em 10/Jul/2013 às 00:20

    Um comentarista lembrou de mensalão do PT... os 73 milhoes da Visanet supostamente usados para suborno por parte de PT e aliados, agora, caro leitor, o que dizer sobre os 615 milhoes que a Globo deve ao fisco??? O dinheiro foi surrupiado através de um empresa fantasma (de nome Empire...Império!) aberta em paraísos fiscais, a transação envolveu subornos, propinas , doleiros etc. Eis que o processo estava tramitando desde 2006!!! Blogueiros progressistas e internautas descobriram que O GRAVE PROCESSO(vários volumes, o que mais revelaria?) CONTRA A GLOBO FOI ROUBADO POR UMA FUNCIONÁRIA DA RECEITA FEDERAL, CAMERAS DE SEGURANÇA FLAGRARAM O ROUBO!!! Esta funcionária foi condenada a prisão em janeiro deste ano... IMEDIATAMENTE GILMAR MENDES a livrou da prisão com habeas corpus!!! eis a estampa da ladra(quanto recebeu da Grobow) q executou o roubo, apagou as provas e arquivos: https://www.facebook.com/cristinameinicck.meinick reportagem completa sobre o crime que significa processo e consequente cancelamento da concessão publica da grobo, cancer deste país: http://www.viomundo.com.br/denuncias/funcionaria-da-receita-foi-condenada-por-sumir-com-processo-da-globopar-cameras-flagraram-a-retirada.html Lembremos que a Globo apoia o criminoso agronegócio(multinacionais de transgencios + venenos se apoderam de nossos campos, sao elas MONSANTO, DOW, SYNGENTA, BASF, COKE...UMA INVASÃO ESTRANGEIRA: 70% de nossos campos estão tomados por monoculturas, milho + soja em grande parte, para satisfazer indústria de rações_demandas de carnes para fast food, e outras porcarias de supermercados). Consultem o site do INPE, vejam registro dos satélites: Grandes queimadas entre Amazônia e Para denunciam avanço do agronegócio Na regiao através de desmatamento, assassinato de indígenas e famílias campesinas resistentes!!! E o que a faz a midia, capitaneada pela Globo, demoniza movimentos sociais, dEmoniza MST, quando promovem ataques a monoculturas dominadas por Monsanto e CIA! DEMONIZAM MOVIMENTOS SOCIAIS E LOUVAM A AÇÃO DE GRUPOS ESTRANGEIROS QUE ESTÃO DESTRUINDO NOSSA NAÇÃO! Leiam abaixo uma estarrecedora entrevista com cientista da Universidade Federal de Mato Grosso, estado que esta sendo completamente tomado pelo agronegocio, bacias hidrograficas envenenadas, ar, rios, terra e pessoas!!! Uma calamidade, confiram e divulguem: http://www.viomundo.com.br/entrevistas/wanderlei-pignati-dinheiro-para-a-vigilancia-de-boi-e-soja-tem-para-a-saude-do-homem-nao.html Assistam tambem estes importantes documentarios: Mundo segundo a Monsanto http://www.youtube.com/watch?v=gkQN5gopWSU&feature=related veneno esta na Mesa http://www.youtube.com/watch?v=gkQN5gopWSU&feature=related Food.Inc http://www.youtube.com/watch?v=T2ttG8XjcQ4

  69. Ana J B Gentilini Postado em 12/Jul/2013 às 01:03

    Precisaríamos ir fundo nas investigações, encontrar a verdade…não podemos ficar na incerteza dos fatos. Eu nunca suportei o FHC, procurem provas contundentes, e denunciem, esse homem não pode continuar pousando de bonzinho, honesto, politicamente correto. Pra mim sempre foi um traidor da Pátria…por pouco não entregou o BRASIL. Vivemos em uma democracia???

  70. Adalberto Postado em 03/Sep/2013 às 15:39

    Quando teremos um presidente macho ou um congresso comprometido com os interesses internos e mostrar pra quem se acha dono do mundo que esse País tem dono?

  71. Carlos Landulfo Postado em 11/Sep/2013 às 10:07

    Muito importante esta matéria, ao ler me lembrei do acidente há dez anos no Centro de Lançamento de Alcântara que deixou 21 mortos, a missão tranformaria o Brasil no primeiro país da América Latina a enviar o seus próprios foguetes ao espaço.desde então projeto espacial brasileiro está parado, hoje as peças se encaixam e deixam suspeitas fortes.

  72. Aderito Dutra Postado em 13/Sep/2013 às 17:03

    O pior é que ainda tem muita gente se iludindo com a cara de bons mocinhos do pessoal do PSDB. Com o valor do roubo deles nesses 20 anos de governo em SP daria pra construir uma base na lua. E ainda sobraria o da cervejinha.

  73. hyuri Postado em 19/Sep/2013 às 19:06

    A Índia e a China já têm armas nucleares, agora falta o Brasil do grupo dos 5.

  74. Willian André Postado em 25/Sep/2013 às 00:22

    Isso é que dá,acreditar nesses políticos omissos e na nossa Inteligência conivente com os interresses Norte Americanos.Continuem apoiando esses antipatriotas.

  75. jornada do amor na terra Postado em 01/Oct/2013 às 13:27

    A elite com sua mídia, influencia dia-a-dia nós brasileiros a praticarem todos os tipos de crimes, com essa exposição frenética de violência de todos os níveis, não é a toa que cada vez mais que eles divulguem, mais casos iguais ou parecidos acontecem e massivamente são novamente divulgados, querem promover o caos aos cidadão brasileiros, desliguem suas TVs, deixem de assistir essas porcarias de noticiários, pais escondam essas imundices de seus filhos, existia na Globo um programa linha direta, que mostrava crimes horrendos absurdos, e se dizia que o objetivo do programa era a denúncia por telefone, só que mais e mais aconteciam casos ainda mais catastróficos na nossa sociedade, graças ao meu bom Deus este saiu do ar, nunca deixei meus filhos assistirem àquela porcaria, em compensação essa mesma mídia nos dias de hoje, promove não só a Globo mas todas as emissoras essa mesma violência, até um canal de dizem ser de "evangélicos", aonde vamos parar isso é tudo influencia de fora na mídia brasileira para promover o caos em nossa sociedade prendendo-nos com essas porcarias e implantando em nossas mentes que está tudo errado e que temos mesmo é que fazer o que eles nos mostra, como tenho visto, pais matando a família, menino de 13 anos matando a família, fora estupros, sequestros, rachas, drogas, corrupção, assaltos, homicídios, brigas e crimes em escolas, bailes de funk violentos, mortes de funkeiros, tudo mostrado repetidas vezes num mesmo programa, será que não temos ninguém que possa impedir e que veja que isso está cada vez mais gerando mais violência, quero ver quando chegar no topo, quando essa mesma elite for atingida, pois eles também já não terão mais saída, são cegos ou se acham blindados, de alguma forma serão atingidos ai eu quero ver o que eles irão fazer, pois retroceder será tarde demais, quanto aos interesses norte americanos, todos sabemos que a maior economia do mundo está sem reservas naturais, e que eles jamais irão se desfazer do seu poder de armamentos, pois é assim que ele vive, com ameaças e invasões conseguindo tudo o que eles querem para continuarem mais e mais serem imperialistas, donos do mundo, aliás estão com uma ideia de uma nova ordem mundial, onde fora iniciada ainda pelo governo do Bush pai, que já dizia que o Brasil fazia parte de seu quintal, quando lhe perguntaram sobre a sua não preocupação com a gente e só com o Oriente Médio, ele em discurso lançou a NOM, que pra isso atingir a meta tem que se fazer a extinção de no mínimo 5/7 da população mundial, ou seja o genocídio de 5 bilhões de seres humanos, ou seja, aqueles que não fazem parte do grande rol da sociedade "humana", como e quando eles vão promoverem isso eu já estou quase sabendo, se matem vocês pelas suas próprias mãos, que aí nós não teremos nada a ver com isso, assim através da mídia, sabotagem, conselho da onu, se liga Brasil, daqui a pouco vão dizer que o mar do Brasil onde estão as perfuratrizes do pré-sal é internacional e que todo o petróleo retirado pela Petrobrás é deles também, como já disseram da amazônia, área internacional, ou ser entregue a Petrobrás a eles como queria FHC, ah FHC como vc é bonzinho, o que vc ganha com isso sendo tão bonzinho com os EE.UU, será que sua estupidez e maldade é tão macabra, ao ponto de ter tentado fazer isso com o povo brasileiro, nós na verdade somos a escória pra vc, que pena, vc não deve acreditar que existe um ser divino, como a maioria da elite do mundo acredita, se vc falar em Jesus para elite, numa conversa em of, eles riem em sua cara, mas eles estão lá nas religiões pregando e lhes alienando, assim eles conseguem dominar uma grande parte da população, que depois desesperados irão dar cabo de suas próprias vidas, quando a verdade vir à tona, mas sei que acima de tudo deva existir alguns seres fora desse planeta, que possa gostar de bons seres humanos, e que se eles não forem anjos de Deus, ou deuses como se dizia no passado, que eles possam nos proteger, desses outros deuses, ou anjos caídos, que orientam essa podre elite aqui desse planeta.

  76. wilnan custodio Postado em 17/Oct/2013 às 10:15

    essa presidente foi se duvida o mais anti patriota da historia do Brasil. o pais indescutivelmente não ira se torna uma potência mundial e quanto não investir em seu setor belico e não aprender a se protege da sabotagem dos imperialistas ! Eles tem medo do Brasil porque eles sabem que o pais tem potencial para se torna superpotencia

  77. Juniperos Postado em 18/Oct/2013 às 15:55

    Alguém ainda não sabia que certos países veem o brasil apenas como depositário de minerais e recursos raros e agua? Campo orgânico para testes de vacina e estudo de patologias sociais? É obvio que não querem que esse pais se desenvolva, e nossos camaradas políticos aplaudem, pois ganham dinheiro com isso. Enquanto temos crianças no primário falando quatro línguas em alguns países, as daqui terminam o ginásio mal sabendo ler. Isso Incomoda algum politico? De forma alguma, pelo contrário: esse cidadão se tornará facilmente dopável com futebol e novela, e estará aberto a qualquer porcaria e mentira que enfiarem-lhe pela boca. O cidadão lucido e que enxerga (ou tenta enxergar) seu papel e direito no meio deste jogo imundo, está mais uma vez só.

  78. José Geraldo Postado em 17/Nov/2013 às 18:56

    As ações de fhc vem desde o Brasil imperial começou com seu tataravô.

  79. Abdul Postado em 19/Feb/2014 às 10:45

    Os M.´. derrubaram o rei do Brasil e são donos. Os EUA são os chefes dos M.´. logo eles mandam, pois foram os vitoriosos que derrubaram o rei, fim de papo e pronto

  80. pauloribeirojunior Postado em 07/Jun/2014 às 18:21

    esse fhc vai entrar para história como o maior ladrão, pilantra, vendido e lambe botas dos estados unidos, a ele é dado o título da década perdida. Um traidor, mesquinho e cruel pelo que fez o povo brasileiro passar por 8 anos e ainda tenta passar uma imagem de pai do real, sendo que nem isso ele foi, pois assim como sua obra pela qual entrou na abl, ele surrupiou de um escritor francês....

    • Ilson Roberto Postado em 06/Aug/2014 às 23:13

      Ele cagou no real, seis meses após a implantação do real, ele (FHC) e sua quadrilha, desvalorizaram o real em aprox. 43%, vagabundo sem vergonha!

  81. Cesar Cardoso Postado em 26/Jul/2014 às 20:27

    Eu tenho vergonha desse país, onde o governo esta mais preocupado com politica internacional do que com a defesa do país. Tantos são os recursos para ser protegido da cobiça esterna . precisa se armar para garantir a seguridade dessas riquezas.Esses espi]oes a serviço do governo americano deveria ter pena capital por traíçao a nação , como estes figuras publicas que que participam da midia do país.O Brasil tem que se livrar dessas pessoas para que o país tenha um futuro garantido, pois , enquanto este governo de republiqueta estiver ai com esse Senado ,Camara dos Deputados e STF , não servem para nada apenas para empobrecer a nação. Basta dessa gente corrupta de-os o direito de segui suas vidas corrupta para onde eles nunca deveria ter saído,o inferno.

  82. Pedro Cruz Postado em 29/Jul/2014 às 08:58

    As relações internacionais são um verdadeiro estado de natureza. E certamente, com a tentativa dos BRICS de se libertarem dos ditames econômicos impostos pelo FMI, e em decorrência do potencial energético do nosso país, há uma clara preocupação das potências mundiais em manter a rédea, o que pode ocorrer por vias militares, obviamente. Deve-se lembrar da ativação da 4º Frota naval americana destinada ao "patrulhamento" do atlântico sul. Frota esta que estava inativa desde o fim da segunda guerra mundial e atualmente conta com um porta-aviões nuclear (dentre outros navios) e diversos submarinos nucleares completamente inidentificáveis, que podem rondar a costa brasileira sem serem localizados. O objetivo declarado da 4ª Frota é coibir o tráfico de drogas que parte da América do Sul para a América do Norte pelos mares. Convenhamos, porta-aviões para atacar barcos rústicos de traficantes?... E coincidentemente, a 4ª Frota foi reativada pouco após a descoberta do pré-sal.

  83. NILTON BR Postado em 29/Jul/2014 às 23:01

    Não seria surpresa se novas investigações revelassem que a morte de uma geração de técnicos altamente qualificados e a destruição do foguete antes de ser lançado fez parte de uma sabotagem para atrasar o programa espacial brasileiro. Motivos não faltavam conforme revelação do Wikileaks.

  84. andré Postado em 30/Jul/2014 às 15:56

    Aproveitem o ensejo dessas revelações e cobrem a investigação profunda e independente do acidente na base de Alcântara que matou dezenas de cientistas brasileiros e na prática paralisou o programa espacial brasileiro. Há relatos de embarcações estrangeiras próximas ao local e sonobóias. E também o lançamento falho anterior, em que dois circuitos idênticos deram defeito, algo muito improvável. Penso que se deve haver uma alternativa ao PT, cujo projeto para o país está esgotado, essa alternativa não é o PSDB. Tem que haver alguma liderança nacionalista. Somente aqui nacionalismo e patriotismo são palavras que têm conotação negativa.

  85. EconomistaUSP Postado em 31/Jul/2014 às 20:29

    Calma pessoal.. qlqr pessoa q tenha um QI maior q um de um gorila sabe q os EUA nos sabotam desde a ditadura !!! até a nossa educação lixo é graças a eles !!!

  86. Tulio Postado em 01/Aug/2014 às 14:36

    VEJA TESTEMUNHO DE UM CORONEL https://www.youtube.com/watch?v=tChKvcvaWDE

  87. Esdras Pereira Alves Neto Postado em 01/Aug/2014 às 21:07

    Aqueles cidadãos que amão esse país leiam essa reportagem e depois analisem, se há alguma chance de elegermos um candidato do PSDB, do qual o senhor Fernando Henrique Cardoso é presidente desse partido, onde ele (FHC) tem uma postura covarde como essa. Vamos nos negar a voltarmos a esse tipo de governantes novamente, não votando nesses covardes.

  88. Maria Postado em 23/Nov/2014 às 18:04

    Muitas informações sobre vários movimentos de interferência de uma potencia imperialista em relação a países com recursos naturais valiosos...mas....fica aqui uma reflexão:como pode tanta eficiência em tentar controlar o mundo não ser utilizada para tratar do povo mais doente do mundo? Pobre povo americano....o cancer tem sido o verdadeiro inimigo desta nação.....pessoas maravilhosas morrem em um pais que investe mais na guerra para garantir poder e se esquece de sua guerra interna... que esta nação vença a sua guerra para que povos monitirados como éo caso do brasileiro possa se beneficiar de sua tecnologia de cura....tomara!!!!

  89. Anderson Postado em 24/Dec/2014 às 17:01

    Meu Deus, quanta asneira. E ainda tem gente que acredita nessas merdas.

  90. Luiz Parussolo Postado em 10/Mar/2015 às 19:01

    O PT tomou o poder por causa da balbúrdia e do lamaçal promovidos a partir de 1985. Se não vejamos um pouquinho de tudo: Governo Sarney, Nos seus 5 anos de mandato gerou inflação de praticamente 1.000.000%. Desestabilizou o todo o sistema público brasileiro; quebrou o estado; desorganizou todos os sistemas; a produção; o parque industrial, o comércio, a agropecuária; favoreceu especuladores, bancos, confiscou; expurgou índices de reajustes de salários, poupança (estes até hoje sendo postergados politicamente como se o pobre tem alguma coisa ver com a incompetência dos poderosos e ricos), fundos de pensão, FGTS, recolhimentos ao INSS, perdoou correção monetária dos grandes produtores e empreendedores, criou moedas podres e impôs aos fundos de trabalhadores, desviou recursos de fundos para outras finalidades; favoreceu grupos empreendedores; criou um inferno no atacado e no consumo; congestionou todo o sistema de telefonia; quebrou empreendimentos; fragilizou os sistemas de educação e saúde; desestabilizou o país inteiro; quintuplicou a riqueza das elites parasitárias; minou os pequenos e médios empreendimentos cafeicultura e agrícolas em geral e granjeira etc...etc..Tudo com o aval do Congresso e do Poder Judiciário e não foi punido, tornou-se Senador imponente e impositor, o país atrofiou, ninguém foi indenizado pelo que perdeu e vai ser sepultado com a Bandeira Nacional sobre o caixão. O Governo Collor, tomando o Estado quebrado optou pelo confisco dos depósitos onde os pobres e as classe médias baixa e intermediária foram penalizadas e as elites e a classe média alta receberam informações privilegiadas, inclusive bicheiros, tendo sacado seus recursos e aproveitando-se mais ainda da especulação.Acabou provocando a decadência de milhares e até suicídios visto muitos terem vendido empreendimentos e propriedades rurais devido a impossibilidade de manutenção no governo Sarney e passaram a viver de aplicações cuja rentabilidade tornou-se muito mais atraente e segura, Quis agir sobre os marajás e as grandes fortunas, mas acabou degolado. Quem perdeu, perdeu e quem morreu, morreu porque Congresso e Poder Judiciário também são governo e o povo pobre é só detalhe num país de oligarcas. O Governo Itamar Franco, O primeiro período como presidencialista espantou os espíritos. O segundo como parlamentarista sendo o Primeiro Ministro FHC, lançou o Plano Real sob a batuta fernandista que botou o velho debaixo do braço e até após seu afastamento continuou sendo o Primeiro Ministro e, segundo o Ciro Gomes obrigou-lhe a retirar todos os impostos de importação e liberá-la quando os empreendedores quebrados e sem crédito para socorrer-se. O plano real entre a URV e as atualizações dos custos e sua implementação com a redução drástica nos preços do consumo final; a paridade real/dólar (favorecendo a importação e fechando a exportação); taxa Selic 29%; fechamento de todas as linhas de financiamento; abertura indiscriminada de importações, nem precisava fazer o que o FHC e seus idealistas neoliberais operaram. Não esqueço de um granjeiro até o plano muito competente e capitalizado. Com a atualização dos preços dos insumos de sua atividade em 389% e a atualização da caixa de ovos, esta no dia 01.07.1994 transformada em R$ 28,00. Logo em seguida a caixa de ovos rebateu para R$ 14,00, todas as linhas de financiamento fechadas, descapitalizou em seu capital de giro, imóveis em seguida, já no Governo FHC reduziram seus valores para 25% do valor de mercado anterior e ninguém tinha interesse. Passou a socorrer em agiotas, moderados ante o que corria na praça, entre 7% e 10% ao mês. Esposa e filhos tomaram-no por incompetente e tomaram a liderança e o patrimônio e ele passou a ser um trabalhador comum sem interferência alguma nas atividades até a presente data. Segundo pessoas íntimas, quando alguém toca-lhe sob sua condição de subalterno na atividade que edificou de seus filhos brotam lágrimas e ele esconde os soluços. Não merecia. Tudo fantástico segundo o Congresso e o Poder Judiciário e quem perdeu tudo conquistado em vidas e até gerações foram de somenos importância e nem pensar abrir as portas do Poder Judiciário para os antes importantes produtores rurais e empresários e a partir dali gentinha. Governo FHC, A Revolução Industrial, Comercial, de Prestação de Serviços e a internacionalização do País e das atividades econômicas e da sociedade brasileira. *Governo Fernando Henrique Cardoso - Medidas:* Lei em fevereiro/95 anistiando todas as ações propostas e também processos no Ministério Público contra representantes políticos, para viabilizar maioria no Congresso: Fechamento de linhas de financiamentos à produção e ao comércio sujeitando os empreendedores fazer suprimento das necessidades de custeios e investimentos em linhas de empréstimos e até agiotas. Elevação da taxa SELIC, onerando as dívidas do Poder público e as linhas de crédito. Saneamento do Sistema Financeiro através das medidas: *Instituições privadas:* Liquidações extrajudiciais e incorporações de bancos médios a grandes conglomerados, nacional e internacional, acarretando aos acionista e proprietários prejuízos bilionários. (Tramitam no judiciário ações de reparações propostas pelos antigos proprietários das instituições, propostas após o término de seu mandato). Após lançou o programa PROER para sanear o sistema financeiro conglomerado com disponibilização de bilhões de reais. *Instituições Estatais:* Muitas instituições privatizadas, quase todas ao capital internacional, a valores simbólicos, e seus exorbitantes passivos equalizados contabilmente.Bancos e superintendências regionais: realizados programas de demissão voluntária, passivos equacionados contabilmente e encerrados ou, caso bancos, alguns privatizados Banco do Brasil: executado programa de demissão voluntária para mais de 40 mil funcionários com apropriação de mais de 100% de seus depósitos em poupança e parte proporcional das cotas patronais previstos em lei, dos recolhimentos à PREVI durante o vínculo empregatício, usando de manipulações de índices para os recolhimentos pessoais e da apropriação direta dos recolhimentos patronais, além de manter no banco de dados da empresa informação desabonadora para os demitidos entre julho/1995 e início de 1997 com informação de "despedida no interesse do serviço (previsto nas normas públicas para demissões de servidores desabonados, mas sem comprovação de falta grave)" e não disponibilizando nenhuma linha de crédito, aliás dificultando acesso a todas as linhas de crédito, aos pretendentes de atuar na iniciativa privada empresarial devido a grande maioria estar com idade inadequada para o sistema então implementado Extinção do programa de seguro agropecuário -PROAGRO e da Companhia de Financiamento da Produção-CFP sem repasse dos valores deficitário ao banco pelo Tesouro Nacional; Perdão de dívidas bilionárias de produtores e parte remanescente renegociada pelo prazo de 10 anos, subsidiada às expensas do Banco do Brasil. *Privatizações: * empresas rentáveis e competitivas em âmbito mundial por valores simbólicos aos capitais nacional e internacional, após programa de demissão voluntária pelos mesmos critérios dos programas das demais estatais, principalmente quanto à apropriação dos recolhimentos aos fundos de pensão. Siderurgias. Capitais nacional (grupos privados e fundos de pensão) e internacional. De produtoras e transformadoras passaram a exportar produtos brutos sob a forma de matéria prima; Telefonia. Todas ao capital internacional e que prestam serviços precários, praticam tarifas entre as mais caras do mundo e desrespeitam as normas de consumo e abusam dos consumidores; Produtora de insumos agropecuàrios estatal a Monsanto que pressionou a compra da Agroceres e monopolizou, sozinha, o mercado de sementes e defensivos de todo o país; Para as privatizações foram disponibilizados financiamento pelo BNDS ao prazo de até 30 anos e juros pela taxa de longo prazo (TJLP) a taxa de 6% a.a. mais taxa de risco entre 3% a.a. e 4% a.a., esta sem capitalização. Concessão de patentes para pesquisa e produção de medicamentos aos laboratórios internacionais; Concessão das estradas de ferro federais para transporte de cargas, com repasse de recursos da união para recuperar infraestrutura, a empresas internacionais as quais apropriaram-se dos veículos existentes e outros bens e abandonaram os leitos considerados anti econômicos. Desativou o transporte de passageiros para beneficiar o transporte coletivo rodoviário como já vinha sendo realizado. Também o Governo Lula não modificou a política. *Aberturas ao capital estrangeiro: *Exploração de poços de petróleo, por lei de 1997, que hoje incorpora quase 80% dos poços em atividade; Exploração e processamento ainda *in natura* de minérios, abundantes uns e escassos outros no Brasil e no mundo, com remessas aos países de origem para transformação causando redução nas reservas do país e contaminando as águas, as florestas e as terras, como recentemente informado sobre extração e processamento de alumínio e outros metais na bacia do Amazonas; Terras para produção agropecuária e agroindustrial sem imposição legal de áreas máximas de aquisições, tanto em municípios, estados e união e até levou o Ministro da Agricultura a propor vendas das terras, pessoalmente, aos Governos dos países desenvolvidos; Todas as atividades de explorações, produções, comerciais e de prestações de serviços sem imposições legais às incorporações, fusões e formações de trustes levando a maioria, quase que absoluta, sendo incorporadas, fundidas e vendidas a grandes oligopólios com capitais nacional e/ou internacional, sendo atualmente todo o setor econômico de atividades fundamentais e lucrativas ocupadas por grandes trustes que matam concorrências e manipulam todo o sistema de produção e comércio dessas atividades. Exemplos: alimentos industrializados de embutidos, derivados de leite e carnes*, *bebidas, grandes franquias nas áreas de alimentos e supermercados, frigoríficos (este hoje somente dois grandes conglomerados dominam todo o espaço e ditam suas regras) telefonia, televisão, produção de sementes e insumos, etc.... Observações: As aquisições, incorporações e fusões foram mantidas em nível crescente no Governo Lula e, considerando as informações de que o futuro pré-sal será totalmente nacional e do povo brasileiro, existem informações idôneas de que vários conglomerados americanos possuem poços na bacia de Santos, entre elas a Repsol e o percentual está na faixa de 40% dos poços a serem explorados. Ressalte-se, ainda, que os ganhos de capitais internacionais são remetidos, totalmente, às suas matrizes sob a forma de lucro antecipado. *Desativações, desmobilizações e sucateamentos:*Desativação da indústria naval através de concessão a capitalista especulador que acabou com a produção industrial do ramo; Sucateamento da EMBRAER e do ITA, os únicos centros tecnológicos do país; Sucateamento das Forças Armadas e todo material tecnológico chegando ao limite de dispensar recrutas por falta de alimentos e equipamentos; Desativação da escola militar de Agulhas Negras; Desativação de clínicas de repouso e hospitais psiquiátricos sujeitando a sociedade conviver com doentes mentais criminosos e altamente periculosos; Desmobilização das Forças Armadas em fiscalizações de fronteiras com consideráveis prejuízos à defesa da soberania brasileira; Sucateamento do ensino público federal por falta de repasse de recursos, falta de verbas para cursos e treinamentos de corpo docente, melhorias na infraestrutura e segurança; Abandono da cultura e da arte com total discriminação ao cinema brasileiro, tanto por não repassar recursos como por dificultar seus desempenhos. Em tempo: totalitaristas odeiam a arte por ser viva, atual e independente, expressar a realidade atualizada e ser crítica das farpas e das tiranias de sistemas; Relegou a segundo plano a saúde e a educação públicas e a merenda escolar quando a população vivia miseravelmente pelo desemprego provocado por seu governo; Desmobilizou todo o conhecimento técnico e burocrático adquiridos nas empresas e em cursos complementares, adquiridos pelos trabalhadores até o início de seu Governo, pelo sucateamento da agricultura tradicional, do parque industrial e empresas comerciais; e destruição do conhecimento secular dos industriais pela decadência do setor, repassando a atividade aos profissionais da linguagem, e excluindo o cabedal hereditário de criação e produção com desemprego maciço dos funcionários capacitados, substituindo-os pela formação técnica escolar, sem criatividade, sem prática e sem afinidade com o processo produtivo e a tecnologia. PDV's em estatais e serviços públicos, desemprego, rotatividade irrestrita e perdas da capacitação profissional adquirida, subempregos, restrição do mercado de trabalho devido à oligopolização da economia e a implementação forçada de reforma do parque industrial, beneficiado com incentivo de dinheiro do BNDS por 12 a 30 anos e longo período de carência; obsolência dos trabalhadores acima dos 35 anos. Medidas que levaram trabalhadores a perderem suas contribuições previdenciárias, seus conhecimentos profissionais, a qualidade de segurados no INSS, a família(muitos), a dignidade e a auto-estima e provocou muitos suicídios e doenças incuráveis; e milhões de excluídos na condição de párias dentro de seu próprio país. Também muitos empreendedores com experiências de gerações à ruína, à obsolência e ao fracasso; *Outras medidas:* Financiou a aquisição de tecnologia vinda dos EUA para reestruturação do parque industrial, pelo BNDS, pelos mesmos prazos e taxas deferidos às privatizações e muitos equipamentos ficaram abandonados e expostos nos pátios das indústrias; Tentou privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Companhia de Resseguro do Brasil e a Petrobras ao capitalismo internacional pelos mesmos critérios adotados nas demais privatizações; Apropriou os recursos da previdência oficial para utilizações em pagamentos dos juros da dívida externa, repasse a ministérios e outras necessidades; ao tempo que também transferiu os benefícios de aposentadorias sociais do orçamento do Tesouro Nacional, legalmente obrigado ao pagamento, para o orçamento da previdência. Também continuou não recolhendo as contribuições de servidores públicos celetistas. Política também adotada pelo Governo Lula; Submeteu a imprensa nacional com abertura de linhas de crédito e verbas de publicidade; Restringiu a independência do Poder Judiciário através das escolhas de Ministros, previsto na Constituição, e dependência orçamentária, este limitou seu dever jurisdicional de fazer o equilíbrio e julgar dentro dos restritos ditames da lei, tendo em conta os princípios gerais do direito, e do pedido, passando a poder administrativo atrelado aos Poderes Executivo e Legislativo e julgar por leis econômicas e sociológicas, protelar trâmites e julgamentos e negar direitos lesados pelos planos e pelos fracassos dos governos que levaram a ruína vidas de até gerações de trabalhadores e empreendedores. Política continuada pelo Governo Lula; Negou reajustes aos funcionários públicos civis e militares em todo o seu governo e ainda retirou direitos sociais conquistados de funcionários de estatais; Afrouxou a fiscalização das fronteiras do país deixando-as sob fiscalização precária por falta de repasse de recursos, tecnologia e pessoal capacitado Isto pode ser considerado para aeroportos e portos; também não houve melhorias no Governo Lula; Implantou o sistema SIVAN na Amazônia, sob o pretexto de fiscalização inteligente, com gastos absurdos para os cofres públicos que nunca atenderam as necessidades dos serviços previstos e também não enfocaram as fronteiras. Também não há transparências sobre os acessos dos EUA ao sistema; Promulgou leis inconstitucionais e emendas constitucionais em benefício do imperialismo econômico, inclusive a lei das agências reguladoras prescrevendo direito de legislar, por resoluções contra a lei ordinária e a constituição; Elevou a carga tributária; A taxa Selic, a partir de meados do segundo mandato, oscilou acima de 20% a.a. chegando a 26% no final do mandato e o dólar cotado a R$ 3,80 com impacto na inflação, nos créditos (muito limitados e caríssimo) e nas importações; A dívida externa de USS 134 bilhões de dólares para USS 866 bilhões de dólares e a dívida interna submeteu o país ao FMI e comprometeu a liquidez sendo os títulos emitidos no exterior negociados a 40% de seu valor nominal; Contratou, sob sigilo e total desconhecimento da sociedade, com nações e organizações (com a complacência de todo o Poder constituído) e por Medida Provisória editada antes de deixar o Governo indisponibilizou por 100 anos sua abertura para conhecimento público; Promoveu calotes, inadimplências, especulação e agiotagem, como empreendimentos sustentados, levando muitos operadores a angariarem fortunas e trabalhadores, produtores e empresários à ruína, vítimas das extorsões; Estimulou a impunidade, a violência e a insegurança; Submeteu o trabalho, a capacidade de iniciativa, a capacidade criativa, a capacidade produtiva, o direito e a arte ao capital, à economia e à sociologia como suportes da engenharia especulativa. Parece-me, condizente com os estritos pareceres filosóficos de Auguste Comte onde a linguagem submete o raciocínio! "Corrupções e entreguismos protegidos": "Comentário que não foi redigido por mim, mas por pessoa informada que viveu os fatos. Posto abaixo para conhecimento e para lembrança daqueles que conviveram com os fatos à época. Só para confirmar. Somem e vejam qto foi ROUBADO no governo do FHC. EX: Onde foram parar os 30 bilhões que faltaram na venda Vale do Rio Doce? Hein! FHC. Denúncias abafadas: Já no início do seu primeiro mandato, em 19 de janeiro de 1995, FHC fincou o marco que mostraria a sua conivência com a corrupção. Ele extinguiu, por decreto, a Comissão Especial de Investigação, criada por Itamar Franco e formada por representantes da sociedade civil, que visava combater o desvio de recursos públicos. Em 2001, fustigado pela ameaça de uma CPI da Corrupção, ele criou a Controladoria-Geral da União, mas este órgão se notabilizou exatamente por abafar denúncias. Caso Sivam. Também no início do seu primeiro mandato, surgiram denúncias de tráfico de influência e corrupção no contrato de execução do Sistema de Vigilância e Proteção da Amazônia (Sivam/Sipam). O escândalo derrubou o brigadeiro Mauro Gandra e serviu para FHC “punir” o embaixador Júlio César dos Santos com uma promoção. Ele foi nomeado embaixador junto à FAO, em Roma, “um exílio dourado”. A empresa ESCA, encarregada de incorporar a tecnologia da estadunidense Raytheon, foi extinta por fraude comprovada contra a Previdência. Não houve CPI sobre o assunto. FHC bloqueou. Pasta Rosa. Em fevereiro de 1996, a Procuradoria-Geral da República resolveu arquivar definitivamente os processos da pasta rosa. Era uma alusão à pasta com documentos citando doações ilegais de banqueiros para campanhas eleitorais de políticos da base de sustentação do governo. Naquele tempo, o procurador-geral, Geraldo Brindeiro, ficou conhecido pela alcunha de “engavetador-geral da República”. Compra de votos. A reeleição de FHC custou caro ao país. Para mudar a Constituição, houve um pesado esquema para a compra de voto, conforme inúmeras denúncias feitas à época. Gravações revelaram que os deputados Ronivon Santiago e João Maia, do PFL do Acre, ganharam R$ 200 mil para votar a favor do projeto. Eles foram expulsos do partido e renunciaram aos mandatos. Outros três deputados acusados de vender o voto, Chicão Brígido, Osmir Lima e Zila Bezerra, foram absolvidos pelo plenário da Câmara. Como sempre, FHC resolveu o problema abafando-o e impedido a constituição de uma CPI. Vale do Rio Doce. Apesar da mobilização da sociedade em defesa da CVRD, a empresa foi vendida num leilão por apenas R$ 3,3 bilhões, enquanto especialistas estimavam seu preço em ao menos R$ 30 bilhões. Foi um crime de lesa-pátria, pois a empresa era lucrativa e estratégica para os interesses nacionais. Ela detinha, além de enormes jazidas, uma gigantesca infra-estrutura acumulada ao longo de mais de 50 anos, com navios, portos e ferrovias. Um ano depois da privatização, seus novos donos anunciaram um lucro de R$ 1 bilhão. O preço pago pela empresa equivale hoje ao lucro trimestral da CVRD. Privatização da Telebras. O jogo de cartas marcadas da privatização do sistema de telecomunicações envolveu diretamente o nome de FHC, citado em inúmeras gravações divulgadas pela imprensa. Vários “grampos” comprovaram o envolvimento de lobistas com autoridades tucanas. As fitas mostraram que informações privilegiadas foram repassadas aos “queridinhos” de FHC. O mais grave foi o preço que as empresas privadas pagaram pelo sistema Telebrás, cerca de R$ 22 bilhões. O detalhe é que nos dois anos e meio anteriores à “venda”, o governo investiu na infra-estrutura do setor mais de R$ 21 bilhões. Pior ainda, o BNDES ainda financiou metade dos R$ 8 bilhões dados como entrada neste meganegócio. Uma verdadeira rapinagem contra o Brasil e que o governo FHC impediu que fosse investigada. Ex-caixa de FHC. A privatização do sistema Telebrás foi marcada pela suspeição. Ricardo Sérgio de Oliveira, ex-caixa das campanhas de FHC e do senador José Serra e ex-diretor do Banco do Brasil, foi acusado de cobrar R$ 90 milhões para ajudar na montagem do consórcio Telemar. Grampos do BNDES também flagraram conversas de Luiz Carlos Mendonça de Barros, então ministro das Comunicações, e André Lara Resende, então presidente do banco, articulando o apoio da Previ para beneficiar o consórcio do Opportunity, que tinha como um dos donos o economista Pérsio Arida, amigo de Mendonça de Barros e de Lara Resende. Até FHC entrou na história, autorizando o uso de seu nome para pressionar o fundo de pensão. Além de “vender” o patrimônio público, o BNDES destinou cerca de 10 bilhões de reais para socorrer empresas que assumiram o controle das estatais privatizadas. Em uma das diversas operações, ele injetou 686,8 milhões de reais na Telemar, assumindo 25% do controle acionário da empresa. Juiz Lalau. A escandalosa construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo levou para o ralo R$ 169 milhões. O caso surgiu em 1998, mas os nomes dos envolvidos só apareceram em 2000. A CPI do Judiciário contribuiu para levar à cadeia o juiz Nicolau dos Santos Neto, ex-presidente do TRT, e para cassar o mandato do senador Luiz Estevão, dois dos principais envolvidos no caso. Num dos maiores escândalos da era FHC, vários nomes ligados ao governo surgiram no emaranhado das denúncias. O pior é que FHC, ao ser questionado por que liberara as verbas para uma obra que o Tribunal de Contas já alertara que tinha irregularidades, respondeu de forma irresponsável: “assinei sem ver”. Farra do Proer. O Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Sistema Financeiro Nacional (Proer) demonstrou, já em sua gênese, no final de 1995, como seriam as relações do governo FHC com o sistema financeiro. Para ele, o custo do programa ao Tesouro Nacional foi de 1% do PIB. Para os ex-presidentes do BC, Gustavo Loyola e Gustavo Franco, atingiu 3% do PIB. Mas para economistas da Cepal, os gastos chegaram a 12,3% do PIB, ou R$ 111,3 bilhões, incluindo a recapitalização do Banco do Brasil, da CEF e o socorro aos bancos estaduais. Vale lembrar que um dos socorridos foi o Banco Nacional, da família Magalhães Pinto, a qual tinha como agregado um dos filhos de FHC. Desvalorização do real. De forma eleitoreira, FHC segurou a paridade entre o real e o dólar apenas para assegurar a sua reeleição em 1998, mesmo às custas da queima de bilhões de dólares das reservas do país. Comprovou-se o vazamento de informações do Banco Central. O PT divulgou uma lista com o nome de 24 bancos que lucraram com a mudança e de outros quatro que registraram movimentação especulativa suspeita às vésperas do anúncio das medidas. Há indícios da existência de um esquema dentro do BC para a venda de informações privilegiadas sobre câmbio e juros a determinados bancos ligados à turma de FHC. No bojo da desvalorização cambial, surgiu o escandaloso caso dos bancos Marka e FonteCindam, “graciosamente” socorridos pelo Banco Central com 1,6 bilhão de reais. Houve favorecimento descarado, com empréstimos em dólar a preços mais baixos do que os praticados pelo mercado. Sudam e Sudene. De 1994 a 1999, houve uma orgia de fraudes na Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), ultrapassando R$ 2 bilhões. Ao invés de desbaratar a corrupção e pôr os culpados na cadeia, FHC extinguiu o órgão. Já na Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), a farra também foi grande, com a apuração de desvios de R$ 1,4 bilhão. A prática consistia na emissão de notas fiscais frias para a comprovação de que os recursos do Fundo de Investimentos do Nordeste foram aplicados. Como fez com a Sudam, FHC extinguiu a Sudene, em vez de colocar os culpados na cadeia." Uma observação pessoal: Os recursos para suprir o capita do Banco do Brasil sem comparecimento do Governo Federal, no Governo FHC, entre 1997 e 2001 foram desviado da PREVI, Fundo de Pensão Privado dos funcionários onde mesmo tendo obrigações de contribuições pelo patrocinador nunca foi recolhido e o próprio FHC forçou desvios para cumprimento da paridade do BB. Em 2012 esses recursos legalmente corrigidos os quais o Lula e a Dilma continuam escamoteando e assenhorando-se de seus resultados, somados à participação acionária representam 136% do patrimônio líquido do Banco e até 01.01.2018 é obrigatória a acomodação devido convenção internacional. Isto já está devidamente apurado por auditoria idônea contratada por associações dos verdadeiros donos do Fundo. Em consequência desse furto quem desligou-se do Fundo entre 1995 e 1997, aproximadamente 42 mil associados, fomos roubados e procurando o Judiciário de este aparelhou-se as governos desde FHC. Comprado junto com outros organismos e escritórios de advogados. Só em 2012 veio a ser identificado o rombo e o estelionato governamental. Como sempre Congresso e Poder Judiciário, agora com a incorporação do poder de imprensa aparelhado e o aparelhamento inclusive de trabalhadores e sociedade especuladora e agiota seduzidos por informações internas em empresas e pelos meios de comunicação. E tudo perdido e esquecido. Governos do Partido dos Trabalhadores, Lula e o PT foram contemplados por todas essas barbaridades decadentes e não por ação e competência dos trabalhos partidários simplesmente e se não houvesse tanta irresponsabilidade e desrespeito ao país, ao povo, sua dignidade, seu trabalho e seus direitos o PT jamais chegaria ao poder visto o brasileiro ser capitalista moderado e conservador. O Lula e a Dilma, tirando os beneficiários da pobresa, das burocracias e atividades cultas, das elites e grandes empresas, continuou aparelhando e comprando tudo e incorporando direitos, empobrecendo quem estava na classe média trabalhadora etc..um psicopata, também, e tirano. . O Governo do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva continuou facilitando as grandes fusões e incorporações e os avanços do capitalismo especulativo na indústria, no comércio, no agronegócio e na agropecuária sem medidas de controle às suas investidas predatórias. País exclusivamente elitistas e consumista e discriminador do trabalho produção, da ciência e da técnica nacional, bem como dos inativos de classes trabalhadoras incultas e semi qualificada. Dois brasis, um majoritariamente brasilquistão e outro, minoritário, brasiescandinavo com assimetria plena. Essa exclusão enriqueceu fartamente a plataforma da floresta genealógica irmã rival, mesclada, a qual já tinha ganhado vulto a partir de 1985 e com o fracasso administrativo da rival oligarca, majoritária, assumiu o trono e os destinos do território comum, agora com alianças de inimigos anteriores coligados à genealogia oligarca. Ambos continuando como dantes com a disponibilidade e o uso irrestrito do Poder Público, dos recursos públicos, das participações do setor privado e das florestas genealógicas de fora de seus santuários, nos limites de seus prestígios genealógicos e seus nichos sociais de aceitação. Aos confrontos que sempre existiram político e administrativo nas esferas de poderes foram somados o complexo de superioridade dos hortos oligarcas e os disfarçados e mascarados e disseminados no território inteiro, o preconceito e o racismo, em alguns hortos velados e em outros, classe média e elites, espontâneos e taxativamente excludentes - realidade recíprocos e escalonados em todos os níveis -, contrariando os argumentos sustentados publicamente. Ressaltando que os fabricantes de pobres e miseráveis em abundância são os integrantes com investiduras e cargos dos poderes constituídos, os quais retrucam e negam exclusões e discriminações; os políticos; a classe média, alta e intermediária; as elites e até a classe média baixa contribui com a produção de miseráveis. No assumir o Poder e pleno do dogmatismo bolchevique e do neoliberalismo, este último por convivência, negociações e parcerias políticas, contando com o arbítrio autoritário e também excludente, parasita e rancoroso como os dos rivais, tomou do nicho oligarca e continuou assentuadamente os privilégios e as benécias do erário e também dos fundos de pensão das estatais com limitações e sacrifícios de seus verdadeiros donos, os associados. Também expandiu os benefícios em cascata para os demais hortos genealógicos sacrificando inclusive direitos e recursos de trabalhadores e aposentados dos hortos não expressivos na definição eleitoral bem como empresas e produtores fora dos grupos econômicos majoritários e líderes, transferindo seus pleitos credores da esfera administrativa, esta ágil e sem ônus, para a esfera judiciária, altamente onerosa, polêmica, arbitrária, subjetiva e morosa, acarretando danos variados na vida, na família e na moral e submetendo os direitos certos à onerosidade provocando descapitalização de grande parte dos direitos adquiridos para acomodar todas as genealogias dos perfis rival bem como as genealogias parceiras e incorporadas. Na esfera administrativa também proporcionou os recursos em todas as instâncias para empregar suas genealogias afins e outras. Tudo com sacrifício do erário e dos fundos e direitos das genealogias importadas e africanas sem representação e prestígio social e político. Procedimento que vinculou maioria da genealogia oligarca limitando seus manifestos puro sangue e seu ódio preconceituoso provisoriamente.. Com seu faro populista atacou os hortos excluídos efetivamente das estatísticas oligarcas, pobres, miseráveis e minorias, as quais, com toda a sinceridade, devem muito agradecer, mesmo sendo em parte demagógica eleitoreira e suporte populista majoritário, e isto acredito que ninguém pode negar, daí, acredito, o enfurecimento odioso avultado e agressivo da floresta genealógica oligarca, nos poderes e na sociedade. Aproveitando-se dos recursos públicos e dos fundos constituídos, atendeu dentro da legalidade os direitos sociais e trabalhistas dos hortos excluídos concedendo-lhes judicialmente, onde também veio a privilegiar com cargos, investiduras e honorários hortos da genealogia rival, concedendo nacionalmente assistência social e aposentadoria pela renda mínima; institucionalizou a bolsa família; criou oportunidades de ingresso nas universidades o que é constitucional e justiça de igualdade; habilitou créditos ao consumidor,consignados ou não; fortaleceu a produção industrial popular, o comércio e o crediário a longo prazo; criou oportunidades de trabalhos formal e contribuições previdenciárias diferenciadas a trabalhadores informais; criou programa de aquisição de moradia com parcelas fixas e a longo prazo, entre alguns outros, trazendo crescimento, satisfação e segurança aos antes excluídos e esquecidos. Neste nicho acredito que por algumas gerações não haverá substitutos dos símbolos que representam. Depois Dilma Rousseff está dando continuidade à degeneração geral do país e sonhando perpetuar no Poder sem nenhuma competência e afinidade com as nobres causas de um país e seu sistema social, econômico, produtivo, soberania e liberdade de seu povo. O país foi entregue à mediocridade desde sua redemocratização, e essa inferioridade impõe-se como dona dele e de todo seu povo enquanto esperávamos poderes competentes e administrações condizentes com a competência dos grandes países do mundo e não politiqueiros profissionais destituídos de saber e conhecimento. Até as ideologias do Brasil são emprestadas! Oh povinho folgado e preguiçoso!" Talvez o caminho seria negociar o país com o povo escandinavo ou japoneses, de porteira fechada, se aceitarem a gente no negócio. Luiz Parussolo.

  91. Luiz Parussolo Postado em 10/Mar/2015 às 20:33

    É maciça a pressão sobre o PT e sua destruição pela burguesia, esta como vem sendo denunciado do PT e ela agita e levanta a bandeira. Sempre foi bolsista do erário e formadora de hospedeiros pobres e miseráveis, a sugadora, a enganadora, a impostora, a sabichona, a vida fácil, a faz tudo sem nada fazer, a inoperante, a sábia só de experiência feita. Por todos esses atributos maravilhosos e tamanha virtude o País acabou nesse marasmo e nessa briga dogmática e pragmática de um povo utilitarista, positivista, marxista e medíocre que nem a independência produtiva, criativa e comercial conseguiu depois de cinco séculos e inundado em pleno século XXI em incompetência e corrupção com destruição do estado democrático e do ordenamento jurídico consolidado através dos tempos. Não, não é só o dogmatismo petista reinante culpado de tudo. Pelo contrário, é consequência de um povo ávido por prestígio, vida fácil, riquezas e vicissitudes sem trabalhar e criar por falta de juízos racionais. Povo pobre e subdesenvolvido no próprio homem e na própria mulher Pequenos. Um país que não possui tecnologia própria; insumos próprios; produções de veículos, máquinas, indústria pesada, siderurgia, indústria de transformação eficiente e competitiva; laboratórios, pesquisa e ciência; infraestrutura condizente com a moderna realidade mundial (ferrovias, hidrovias, trem bala, navios, aeronaves de grande porte, programa nuclear, submarinos nucleares e outros etc..etc..). Vamos ponderar, somos enormes em dogmatismo e pragmatismo, porém tão pequeníssimos que a formiga tornou-se gigante ante nossa estatura. Mas, somos arrogantes e enquanto isso saciam nossa arrogância e sabedoria vendendo tudo que precisamos em nossas vicissitudes e arrancam como querem e levam o país embora, porque nem disso entendemos e não estamos nem aí com o território, somos muito superiores a ele e pisamos e esmagamos ele a toda ora. Em primeiro lugar, o Partido dos Trabalhadores foi erigido por idealistas entre trabalhadores esclarecidos, intelectuais, artistas, cientistas, empreendedores racionais e abnegados etc..que ante a promiscuidade nos recursos públicos, nas instituições, na sociedade, na política, na economia, era praticada pelas elites e pela classe média alta, as grandes parasitas da nação. Eu mesmo fui um dos que estive junto com esse crescimento porque vivi a promiscuidade reinante no seio dela e sempre detestei. Porém, esse Partido dos Trabalhadores a partir do momento em que o Lula tomou posse na Presidência começou ser excluído e marginalizado, tanto os ideais como os líderes desses ideais, e passou a incorporar aqueles que realmente interessavam aos dogmas, até então desconhecidos pela grande maioria dos protagonistas, os quais aos poucos foram sendo distanciados das decisões e dos anseios do grupo bolivarista/leninista/maoista. Só que o PT tomou o poder por causa da balbúrdia e do lamaçal promovidos a partir de 1985 O país foi entregue à mediocridade desde sua redemocratização, e essa inferioridade impõe-se como dona dele e de todo seu povo enquanto esperávamos poderes competentes e administrações condizentes com a competência dos grandes países do mundo e não politiqueiros profissionais destituídos de saber e conhecimento. Até as ideologias do Brasil são emprestadas! Oh povinho folgado e preguiçoso!" Talvez o caminho seria negociar o país com o povo escandinavo ou japoneses, de porteira fechada, se aceitarem a gente no negócio. A respeito do palhaço Tiririca cuja conotação nas elites e nas burguesias, inclusive empresariais, políticas, jornalismo e intelectuais, é conotação de inferioridade e animalidade, pensemos: O Palhaço Tiririca não faltou um dia durante seu mandato; cumpriu toda a agenda parlamentar a risco; foi participante ativo e dedicado em todas as reuniões, em cursos, em palestras e encontros culturais, elogiado e admirado por vários parlamentares; em meados de seu mandato já tinha elaborado 8 projetos de lei e nenhum nem sequer considerado devido ao excesso de preconceito nacional e a discriminação burguesa. Ponderando: Parece-me que o Palhaço Tiririca exteriormente representa a molecagem, a irresponsabilidade, a irracionalidade do homem empirista vulgar exterior e vulgar, sem noção e sem escrúpulo, como artista na representação. No entanto, prova perante a nação inteira o verdadeiro homem interior: honrado, digno competente, louco por conhecimento, responsável, caráter sem máculas e louco pelo bem estar de seus eleitores e do Brasil. Homem na acepção da palavra, não importando seu nível de escolaridade. Enquanto isso vemos pavões emplumados em todos os poderes, instituições, atividades, sociedades etc..cheios de teorias, conceitos, erudição, dogmas, pragmatismo materialista adotado do sofismo grego, bonitão, gostoso, auto suficiente que nem no Parlamento comparecem, os políticos eleitos, por exemplo, porque sabe tudo e pode tudo e alimenta-se de hipocrisia e convicções sem nunca ter conhecido argumentação e abstração. Dado tudo isso o Brasil em cinco séculos não conseguiu criar tecnologia própria; insumos próprios; produções de veículos, máquinas, indústria pesada, siderurgia, indústria de transformação eficiente e competitiva; laboratórios, pesquisa e ciência; infraestrutura condizente com a moderna realidade mundial (ferrovias, hidrovias, trem bala, navios, aeronaves de grande porte, programa nuclear, submarinos nucleares e outros etc..etc..). Um país de eruditos, intelectuais, talentosos, parasitas e estéreis, salvo pequeníssima minoria, será que o Palhaço Tiririca exteriormente seria um enviado para representar e expor o homem e a mulher interiores os quais externamente batalham para serem divinizados sem no entanto serem portadores de essência e juízos racionais. Enquanto esse Palhaço interiormente está mostrando o verdadeiro homem pleno para o território brasileiro sendo devastado pelos países capitalistas, seus dogmas e seus imperialismos, os quais zombam, escarnecem e cospem em nossos pratos? Quem sabe? Só sei de uma coisa, mataram e exterminaram grandes nações nativas da América do Sul, entre elas possuo descendência parcial, e no entanto o que foi incorporado ao grande continente latino parece ter sido cabras do monte e macacos um pouco mais evoluídos que os selvagens. Relembrar que os agiotas e os especuladores já escolheram seu santo protetor, FHC, logo após sua morte será beatificado pelos empresários da agiotagem e da especulação. Graças a ele muitos ficaram multi milionários. Só lembrar que nas principais avenidas dos centros das cidades, em seus cruzamentos com as transversais, encontrava-se oito bancos móveis clandestinos (agiotas), um em cada lado dos cruzamentos, concorrendo na captação de clientela quebrada devido o desmantelamento total das atividades. Este deve ser um dos recordes mundiais conseguido pelo Brasil. O segundo deve ter sido no Governo Sarney. Fazer a compra do mês a gente deveria faltar ao trabalho, mas uns três dias antes preparar-se muito bem física e mentalmente para a competição. Além disso não podia esquecer de jeito nenhum de levar algodão para os ouvidos. Tomando o carrinho de compras a competição começa imediatamente com os outros compradores concorrentes, corpo, boca, carrinho, briga acirrada porque as malditas máquinas de remarcação com seu toc, toc....iam a todo vapor e se ela passasse na frente era no mínimo 15% a 20% a mais nos preços. Gente de Deus, que competição desgraçada para pegar produtos, só faltava sair rolando um com o outro para pegar primeiro. Agora estão querendo consolidar definitivamente o terceiro recorde mundial expondo o que é instituição somente nossa e de nossos parceiros internacionais escolhidos entre os mais bonitos e ricos desde 1.500 d. C, tudo pelo Poder, porque se levantar o tapete que reveste o suposto território nacional quando olharmos para o abismo debaixo da gente muitos de nós morreremos. Graças a Deus pela gravidade, por enquanto.. Na verdade, este é um país de irresponsáveis e palhaços e não de pessoas racionais e consequentes. Brasileiro brinca de ser sério porque não atinge a maioridade mental Como descendente do sangue dono deste território e dotado de um pequeno lampejo de dons espirituais cabe-me o dever de refazer a história e impor a verdade objetiva e real. Não existo para ser omisso, reconhecido e respeitado. Sou acima de quaisquer relevâncias o território brasileiro, sua integridade e sua dignidade a partir daqueles que o habitam,sem raízes, sem racionalidade e sem reconhecimento, no mínimo de sua total dependência à sua interação, os quais estão animalescamente, por falta de suprimento de espírito e razão, arrasando-o e entregando-o por falta de juízos racionais, estes vindos de Deus. Luiz Parussolo.

  92. Wendell Postado em 31/Jul/2015 às 22:57

    Cara adoro o pragmatismo politico, mas sem fontes não dá né gente? Coloca o Link do arquivo do Wikileaks e não cometam esse erro novamente, não façam como a veja que coloca coisas sem fundamento.

  93. Tulio Postado em 08/Mar/2016 às 15:44

    https://www.youtube.com/watch?v=tChKvcvaWDE

  94. Mário Barbosa Villas Boas Postado em 06/Jun/2016 às 13:34

    Já sabia disso desde 2001. Em 2003 tomei providências... https://drive.google.com/open?id=0B3d5bcCshPeEaHI3ak9yakNrdzg

  95. augusto puliceno de almei Postado em 30/Jul/2014 às 20:28

    é o retrato do FHC não me surpreende.

  96. augusto p de almeida Postado em 30/Jul/2014 às 20:36

    o Brasil é vitima dos EUA diminuiram a pressão quando o LULA falouvamos fabrivar a bomba atomica . até ali els queriam enfiar o ALCA a guéla a baixo,. e a segunda guerra ,o gólpe de 64 o que que voces acham que aconteceu.

O e-mail não será publicado.