Luis Soares
Colunista
Lula 30/Dez/2010 às 18:18 COMENTÁRIOS
Lula

Valeu, Lula: uma homenagem, não um adeus

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 30 Dez, 2010 às 18h18
lula presidente amado povo aclamado querido

Luis Soares, Pragmatismo Político

Amanhã fecha-se um ciclo. É o último dia do governo comandado por uma figura simbólica que estimulou a esperança e avançou em questões historicamente defasadas. O nosso presidente é o inspirador desse movimento revolucionário de pensamentos e atitudes que se inicia no país. Pragmatismo Político é tão observador quanto participante e sente-se na obrigação de celebrar este momento singular.

O fato é que Lula extrapola qualquer espaço específico do universo humanístico. Sendo um fenômeno, adquire o privilégio da imunidade no tocante ao comprometimento do seu nome com toda e qualquer corrente de pensamento fragmentado, incompleto, deturpado e manipulável. Então, por personificar a libertação do povo brasileiro, Lula pode ser referência de estudo em todas as fases da sua vida, ou seja, antes, durante, e depois da sua ascensão ao cargo mais alto do país.

Considero, no entanto, que a força da sua significação histórica começará a aparecer verdadeiramente a partir de 2011, quando Dilma o sucederá no posto de presidente da República. E ele passará a ser, sem sombra de dúvida, um fantasma que pairará em todos os segmentos da política brasileira. As questões em pauta se sustentarão em quando, como e porquê se fará mais ou menos do que Luis Inácio fez.

O índice recorde de aprovação do ex-metalúrgico em todas as classes sociais o credencia como a melhor experiência da nossa história republicana. Ninguém deve mais se envergonhar de tachá-lo como um paradigma, um divisor de águas da história política do Brasil. Desse modo, urge que aquela sentença do falecido escritor e teatrólogo Nelson Rodrigues de que “toda unanimidade é burra” caia por terra – embora ainda possamos considerar descartáveis os 4% que o rejeitam.

Quer dizer, quem se habilita a desconstruir ou minimizar a importância de Luis Inácio Lula da Silva para o Brasil? Evidentemente que não é tão fácil elogiá-lo em meio a tanta popularidade, devido a parecer que se está mistificando-o. Mas, queiram ou não seus adversários e inimigos, com base na sociologia, na antropologia, na filosofia, na psicologia, de resto, em quaisquer tipos de estudos da área humanística, o dado concreto, como ele mesmo diz, é que “nunca antes na história do Brasil, existiu um presidente da República como Lula!”

Abaixo, a extensão da nossa homenagem em imagens e algumas pinceladas:

lula sindicalista metalúrgico pt guerreiro

O corpo teórico e programático do Partido dos Trabalhadores foi inspirado na figura de um metalúrgico, que só começou a se interessar por política graças à insistência do seu irmão de alcunha Frei Chico.

lula presidente brasil 2006 pobre

Quando o sonho virou realidade. Quando o torneiro mecânico tornou-se presidente do Brasil.

lula presidente amado povo pobre

Num país como o nosso, onde o abismo entre ricos e pobres ainda é enorme, o maior capital de um político é possuir identificação com as massas.

lula presidente estudo enem povo pobre faculdade
A imagem dispensa comentários
lula presidente emoção povo pobre alegria

O Lula presidente toda vez que se manifesta publicamente e de improviso, principalmente nos palanques, adota uma linguagem (para alguns premeditada, mas que para ele é natural, intuitiva e empírica) que o aproxima mais ainda das suas origens. E se emociona.

lula presidente marina silva acolhida mal agradecida

Acolhidos, mas não muito agradecidos.

lula presidente moradia povo pobre amado

Acolhidos e muito bem agradecidos. Lula é tão somente a cara do povo brasileiro.

lula presidente conquista luta vitória choro

O choro de uma conquista incalculável. De um novo começo. De um sonho que só os mais otimistas imaginavam materializar.

lula presidente metalúrgico conquista nação povo pobre

O choro da noção de quem ajudou a construir um país melhor e reconhece a sua importância histórica e simbólica. É, também, um choro de ‘valeu a pena’ e ‘obrigado’.

lula presidente dilma mulher vitória

O primeiro presidente oriundo da classe trabalhadora passa o bastão para a primeira mulher presidenta do Brasil

lula presidente querido companheiro história brasil

Obrigado, companheiro.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendações

COMENTÁRIOS