Redação Pragmatismo
Compartilhar
Bolsa Família 14/Dec/2010 às 15:35
0
Comentários

Beneficiária do Bolsa Família vence concurso Caminhos do Mercosul

bolsa familia concurso

Alunos da rede pública e privada participaram do certame de âmbito internacional, que ofereceu como prêmio uma viagem de cunho acadêmico e cultura.

A estudante Mayara Marques Guilherme foi classificada no Concurso Histórico-Literário Caminhos do Mercosul, promovido pelo Ministério da Educação da Argentina e pelo Setor Educativo do Mercosul. A jovem, beneficiária do Bolsa Família, classificou-se entre alunos da rede pública e privada do Ceará e ganhou como prêmio uma viagem acadêmica e de intercâmbio cultural à Argentina, entre 8 e 16 de dezembro.

Mayara, de 17 anos, mora com a mãe e quatro irmãos em Fortaleza. Eles recebem o Bolsa Família há aproximadamente cinco anos e o dinheiro do benefício ajuda a pagar o aluguel. A aluna ficou sabendo do concurso por um cartaz fixado no mural da Escola de Ensino Fundamental e Médio João Mattos, onde estuda. A decisão de participar veio após convite feito pela professora a ela e a outros colegas de turma.

Seu ânimo não permitiu que as dificuldades a impedissem de continuar. “Foi trabalhoso fazer a pesquisa. Como na biblioteca da escola não havia material sobre Manuel Belgrano, tema do meu trabalho, tive dificuldades para encontrar material. Pesquisei na internet. A diretora, que conhecia minha situação, sem dinheiro para gastar com lan house, me deixou usar um computador do colégio”, relatou Mayara.

A jovem escreveu uma redação de dez páginas, com o título “Guerreiro libertador da Argentina”. Reconhece que não conhecia nada sobre ele, mas que aprendeu bastante com a pesquisa. Agora, Mayara terá a oportunidade ímpar conhecer outro país e os alunos de outras nacionalidades que também participaram do concurso.

O concurso histórico-literário pretendia selecionar seis alunos dos países participantes do Mercosul, usando como critério de avaliação um trabalho escolar nos formatos de investigação histórica, monografia, ensaio ou texto literário (narração, contos curtos). Mayara e outros cinco brasileiros viajarão com tudo pago, acompanhados por um servidor do Ministério da Educação brasileiro.

Wellington Oliveira / MDS
E-mail enviado por Analyana Soares

Recomendados para você

Comentários