Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 24/Nov/2010 às 16:02
14
Comentários

Marcelo Tas mostra quem realmente é: um recalcado invejoso

A entrevista nas Páginas Amarelas da revista Veja, edição 2.170, de 13 de junho de 2010, traz estas perguntas ao candidato do PSDB à presidência, José Serra:
VEJA – Por que para a democracia brasileira é positivo experimentar uma alternância de poder depois de oito anos de governo Lula?
(…)
VEJA – Como o senhor conseguiu governar a cidade e o estado de São Paulo sem nunca ter tido uma única derrota importante nas casas legislativas e sem que se tenha ouvido falar que lançou mão de “mensalões” ou outras formas de coerção sobre vereadores e deputados estaduais?

Essas perguntas e a entrevista completa (confira aqui) constituem um dos melhores exemplos para ilustrar como a revista informativa de maior circulação do Brasil se transformou numa publicação tucana que produz basicamente dois tipos de conteúdo: o antijornalismo (para atacar os desafetos) e a publicidade deslavada (para agradar e divulgar os aliados).
A entrevista deveria virar material obrigatório nos cursos de jornalismo, para mostrar o que não é jornalismo.
Não vi nenhuma manifestação de tucanos assumidos ou enrustidos (como o Marcelo Tas) criticando a Veja.
Mas hoje (24), durante a entrevista de Lula a dez dos blogs que organizaram o I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, o comediante (ou jornalista? nem sei mais dizer!) Marcelo Tas desqualificou a iniciativa no seu Twitter (seguido por mais de um milhão de pessoas, não custa lembrar).
A entrevista começou por volta de 10h e foi transmitida através da Twitcam (ferramenta de transmissão de vídeo associada ao Twitter).
Dez blogueiros (entre eles vários não ligados ao (ou simpatizantes orgânicos do) PT ou governo Lula, como Leandro Fortes, Tulio Vianna, Rodrigo Vianna, Altino Machado, Pierre Lucena, do Acerto de Contas, entre outros) participaram presencialmente da entrevista, que foi confirmada pela assesoria de imprensa da Presidência da República apenas na sexta-feira (19).
Os assuntos foram variados e Lula não poupou palavras e histórias. Para o Tas, entretanto, tudo não passava de um show.
O pseudojornalista (essa é a melhor definição) debochou da iniciativa.
Em certo momento, Lula contou detalhes de suas conversas com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, sempre com muito bom humor, o que gerou sorrisos entre os presentes. Para Marcelo Tas, isso era uma tentativa de “justificar o Ahmadinejad”. Quem não acompanhou a entrevista, mas apenas leu o que o Tas escreveu, pode até ter ficado com a impressão de que o careca simpático é defensor dos direitos humanos das pessoas perseguidas no Irã.
Mas o pior nem foi isso. Dando vazão à sua angústia (provavelmente efeito colateral da derrota do Serra), Marcelo Tas agiu feito criança que diz, expressando todo despeito, inveja e soberba: — Ah, o meu brinquedo é mais bonito do que o seu, besta!
Depois, Tas voltou a criticar a entrevista, como se ele fosse um sujeito desinformado e não soubesse que a coletiva foi solicitada pelos organizadores e participantes do  I Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, lá em agosto.
Para o seu público, Marcelo Tas posou, como sempre, de mocinho, daquele que denuncia as farsas. Isso para esconder a sua própria hipocrisia.
Por fim, Tas tenta limpar um pouco a sujeira que fez, dizendo que respeita Lula e o cargo de presidente.
Não é isso que a blogosfera viu durante a campanha, quando Tas não teve pudor de mentir e distorcer a realidade para atacar Lula, o PT e Dilma.

_

Comentários

  1. Anonymous Postado em 24/Nov/2010 às 16:18

    nojo desse Tas

  2. Anonymous Postado em 24/Nov/2010 às 23:45

    Tas maníaco?

  3. Luis Soares Postado em 25/Nov/2010 às 00:41

    Marcelo Tas tem livro publicado com 'pérolas' do presidente Lula. Na verdade ele adora se aventurar em assuntos que fica evidente a sua falta de conhecimento.

    Politicamente é simpatizante do DEM e inclusive foi a principal atração do encontro nacional da juventude deste partido que ocorreu em Blumenau no ano passado. Esquece (ou finge) que o DEM é, em essência, o mesmo partido que deu sustentação aos governos ditatoriais durante longos vinte anos.

    É sempre bom que mostre a sua verdadeira face.

  4. Anonymous Postado em 25/Nov/2010 às 10:39

    Se o CQC tem 30 mil espectadores (as), a partir de agora vai contar com menos uma.
    E por falar em televisão, não percam o MUSICOGRAMA da TV Brasil...! ótimo!

  5. Lex Postado em 25/Nov/2010 às 13:32

    Bom, cada um interpreta uma situação a seu modo. Não podemos é dividir o mundo entre aqueles que concordam conosco e aqueles que discordam. Querer desmerecer a opinião de Tas porquê ele é contrário ao seu partido...
    Esse negócio de rotular alguém e se prender nisso é muito pífio.

  6. Anonymous Postado em 25/Nov/2010 às 13:39

    Se o tal "TAS" soubesse de como ele é ruim, e que teve seu momento de "possivel"fama, afetou-se e perdeu a linha de conduta... eu nunca assisti um programa, acho poluido visualmente, desnecessario e sem humor algum... Nao me perdeu, pq nunca me teve, mas eu faço propaganda contra com maior prazer sendo que muitos ja disseram que nao assiste mais... Este cara faz o pefil afetado e com isto lança veneno... rsrsr...Esta com os dias contados e o Lula seguirá seu caminho como o "maior lider das Americas".
    Enquanto este projeto de comediante... Como é mesmo que chama?

  7. Anonymous Postado em 25/Nov/2010 às 15:19

    Tenho nojo do CQC, já assisti no começo, mas depois virou algo muito ruim.
    O Tas .... que pena , já fez algumas coisas boas, mas não dá mais para assisti-lo.

  8. Anonymous Postado em 25/Nov/2010 às 21:27

    cqc, bando de homofobicos disfarçados o que fizeram com a cantora Maria Gadú em uma entrevista foi constrangedor, sempre querendo enfatizar a homoxesualidade das pessoas de uma forma vil e pejorativa caso e policia esses caras, comandados pelo tal Tas

  9. Leandro Gonçalves do Rosário Postado em 03/Dec/2010 às 11:08

    "A máscara diz mais do que a face." Oscar Wilde

  10. fabio Postado em 12/Aug/2011 às 15:28

    desconhecia esse blog, procurando algumas noticias hoje, terminei parando aki e encontrei materias interessantissimas. Tava ate começando a achar que esse era um bom blog, com visoes Apolíticas, mas creio que me enganei. Claramente vc tenta sujar o nome de todos que sejam direitistas e enquanto acha que todos esquerdistas são santos. E isso pra um blog que quer respeito é desastroso. Concordei com alguns dos comentarios do Tas, apesar de ele ser simpatizante do DEM(ônio). A entrevista foi sim uma boa idéia, mas os entrevistadores serem todos simpatizantes do PT não foi legal. Ou vc mesmo não acabou de criticar a revista Veja por fazer uma entrevista tendenciosa com Serra. Mesmo caso e pesos diferentes pra vc. Quero ver o que vai responder, se é que vai ter algo pra responder.....

  11. Luis Soares Postado em 12/Aug/2011 às 17:02

    Camarada, o blog não é Apolítico. É político, como o ser humano, e tenta não se colocar no muro. Não messianizamos ninguém na medida em que no universo da política profissional todos estão sujeitos a embarcar nas vicissitudes do poder. E uma comparação mais honesta, seria: da mesma forma que Lula dá entrevista para a Veja, dá para blogs (ainda que poucos, e isso me incomodou).

    Depois dê uma lida na ìntegra da entrevista e confira que as perguntas e respostas não foram tão descartáveis como imagina. Att.

  12. s\\c Postado em 26/Oct/2011 às 13:10

    Tas tem o direito de opinar, ele também é ser humano e tem as suas impressões sobre o Lula. Achei a reportagem ("ou o deboche? nem sei mais o que falar") um tanto quanto recalcado também. Por ele ser seguido no twitter por tanta gente, ele não pode se expressar, se colocar? Tem que fingir que é "apolítico" ? Fala sério... da mesma forma que vocês tentam não se colocar no muro, ele também tem todo o direito. Se isso o torna menos competente, faz o mesmo com vocês.

  13. RUBENS VIEIRA BARBOSA Postado em 21/Mar/2012 às 00:39

    Por que anônino. Qual o medo? Passou isso pela moderação?

  14. RUBENS VIEIRA BARBOSA Postado em 21/Mar/2012 às 00:43

    s--c, sério que o Tas é um ser humano Fraco o comentário!