Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 11/Oct/2010 às 17:26
4
Comentários

Artistas e Intelectuais lançam manifesto pró-Dilma

artistas intelectuais manifesto pro Dilma

Um grupo de artistas e intelectuais liderados por Leonardo Boff, Chico Buarque, Emir Sader e Eric Nepumuceno está articulando adesões a um manifesto de apoio político à eleição da candidata à Presidência Dilma Rousseff.

O documento convoca os artistas a somarem forças para garantir os avanços alcançados. “Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional”, diz o texto.

De acordo com o grupo de artistas e intelectuais, o que está em jogo é muito mais que uma candidatura, e, sim, tudo aquilo que já foi conquistado.

O manifesto será entregue à candidata em um ato político, no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, no dia 18 de outubro, às 20h. Os autores da carta convocam a população a participar da atividade. Leia abaixo a íntegra do documento:

MANIFESTO DE ARTISTAS E INTELECTUAIS PRÓ-DILMA

Nós, que no primeiro turno votamos em distintos candidatos e em diferentes partidos, nos unimos para apoiar Dilma Rousseff. Fazemos isso por sentir que é nosso dever somar forças para garantir os avanços alcançados.

Para prosseguirmos juntos na construção de um país capaz de um crescimento econômico que signifique desenvolvimento para todos, que preserve os bens e serviços da natureza, um país socialmente justo, que continue acelerando a inclusão social, que consolide, soberano, sua nova posição no cenário internacional.

Um país que priorize a educação, a cultura, a sustentabilidade, a erradicação da miséria e da desiguladade social. Um país que preserve sua dignidade reconquistada.

Entendemos que essas são condições essenciais para que seja possível atender às necessidades básicas do povo, fortalecer a cidadania, assegurar a cada brasileiro seus direitos fundamentais.

Entendemos que é essencial seguir reconstruindo o Estado, para garantir o desenvolvimento sustentável, com justiça social e projeção de uma política externa soberana e solidária.

Entendemos que, muito mais que uma candidatura, o que está em jogo é o que foi conquistado.

Por tudo isso, declaramos, em conjunto, o apoio a Dilma Rousseff. É hora de unir nossas forças no segundo turno para garantir as conquistas e continuarmos na direção de uma sociedade justa, solidária e soberana.

Leonardo Boff
Chico Buarque
Fernando Morais
Emir Sader
Eric Nepumuceno

Vermelho & Viomundo

Recomendados para você

Comentários

  1. vidaonline Postado em 12/Oct/2010 às 20:14

    Brasília, 11 de outubro de 2010.



    Queridos Amigos, hoje decidi o meu voto no 2° Turno para Presidente da República.


    Sou uma mulher de 47 anos e desempregada, luto muito para sustentar os meus três filhos. Tive uma formação tardia porque minhas prioridades sempre foram a casa e os filhos, em fim, minha historia é comum á de tantas outras mulheres que de repente se vêem sozinhas desempregadas e com filhos para criar!
    No 1° Turno da eleição para Presidente da República, votei em Marina Silva, não sou simpatizante do candidato Serra e também não via com bons olhos a candidata Dilma, talvez até mesmo pelas enxurradas de Emails que tenho recebido dos amigos, não sou partidária, prefiro votar em propostas. Tenho observado muito esses dois candidatos que disputam o 2° turno e minha aversão as demagogias de Serra que sempre foram muitas, aumentaram, ao invés de apresentar propostas de governo ele faz uma campanha ridícula, falsa e difamatória ao oponente, bate e esconde a mão, apregoa que não ataca seus oponentes, que faz campanha baseado em verdades e paz, mas ataca o tempo todo, inclusive, a moralidade, claro que a maior parte dos ataques ele deixa para os aliados políticos e estafes de campanha para se eximir de qualquer responsabilidade, ele(Serra) me faz lembrar de uma cobra que pica rápida e rasteira que você nem chega a perceber que ela te picou, ou quando esta falando me faz pensar também que era bem assim que a hipotética cobra bíblica devia sussurrar ao ouvido de Eva, claramente tenta usar as pessoas e seus valores morais, éticos e religiosos para se eleger.
    Ontem durante o debate na Band, decidi finalmente a apoiar a candidatura de Dilma, mesmo desempregada, percebo que o Brasil e as oportunidades para nós classes menos prestigiada da sociedade nunca foram tão boas! E sinto que de fato a Dilma irá manter o mesmo patamar de Governo e é isso que devemos levar em consideração! Não nos ataques pessoas a pessoa da candidata, isso se reforça o fato de que realmente ela tem mais comprometimento com os compromissos assumidos com o povo.
    Não voto nela por ser mulher mas porque ontem mostrou Ética e coerência com suas idéias, inteligência e experiência, mesmo correndo o risco de novamente ser mal interpretada como quer o candidato adversário.
    O que pesa contra Dilma são os boatos que espalharam-se como pólvora, referindo-se ao seu passado, de que ela tenha sido guerrilheira, que matou muita gente e que quer matar todas as criancinhas do Brasil e que vai mandar matar todos os religiosos, etc. etc.meus Deus isso é um absurdo como ela mesma deixou claro esse tipo de ódio preconceituoso já esta em desuso, não cabe na nossa realidade atual. Analisemos por outro ângulo, se ela foi realmente uma guerrilheira ela foi também uma guerreira, que foi contra a ditadura, foi exilada e chegou aonde chegou o fato de ter sido uma guerrilheira não faz dela uma condenada para o resto da vida, ela lutou pelo que acreditava em um momento político de guerra e repressão.
    Quantas pessoas que admiramos profundamente e que são nossos ídolos hoje não participaram dos mesmos movimentos? E que sofreram e foram exilados de seu país da mesma forma? Peço, portanto, amigos que façam como eu, parem, pensem, observem e julguem o que é melhor para o Brasil, o que melhor para o povo, o que é melhor para nossos familiares!
    Estou enviando esse manifesto para todos, principalmente para meus amigos e asseguro-lhes que não estou ganhando nada com isso a não ser a tranqüilidade de saber que fiz a melhor escolha e que a decisão que tomei é a mais acertada na minha opinião, e para que amanhã não tenha que ver os meus filhos, os seus filhos e os filhos da nossa pátria serem expurgados dos seus direitos mais elementares!
    Ou pior ver um políticos xingando-os de pobres miseráveis!
    Por isso, mais uma vez eu peço, reavaliem suas posições nesse 2° Turno!



    Adenise Maria dos Santos

  2. Anonymous Postado em 14/Oct/2010 às 09:24

    Há questões sérias a serem levadas em conta e porque também estou cansada de e-mails mentirosos e sem fundamentação histórica ou estatística reais.
    Fui questionada certa vez sobre a validade e a existência do ProUni, sendo que me formei integralmente em Letras por este importante programa de bolsas de estudo, em uma das melhores universidades particulares: Mackenzie. Junto comigo havia mais 5 bolsistas do ProUni, minhas duas sobrinhas em outra cidade também se formaram pelo sistema, e na mesma universidade temos cerca de 10 a 20 por cento das vagas reservadas a ProUnistas. Só esta informação adicional, que julgo importante. Não revelarei qual minha renda hoje, mas ela foi multiplicada por seis desde que passei a ter um dilpoma graças ao ProUni. Antes eu não tinha chances. Por isto voto Lula, voto Dilma, voto PT.
    E aos que ainda não sabem a diferença entre uma guerrilheira que luta contra um golpe militar e uma terrorista, sugiro não engolir tudo o que se divulga sem estudar um pouco a história do Brasil.

    Abraços.
    Monica Cossalter

  3. Tullyh nascimento Postado em 14/Oct/2010 às 13:28

    O que vejo na realidade é uma discriminação,uma tentativa de desmoralização por parte dos adversários,este manifesto é pertinente. Mas não deve restringir-se a web,para que esclareça às massas.Será que os políticos deste país temem a Dilma por: ela ser mulher; por ser capacitada;defender um modelo populista?!. A campanha que tem sido vinculada, não é contra seu programa de governo e sim contra sua pessoa;estão questionando fatos que são secundários e se utilizam da net para viralizar calunias , desreipeito e segregação.O lider ideal não existe,porém não quero um representante que é capaz de tudo para ganhar essa ideologia que "os fins justifica os meios" nao condiz com minha formação,quem defende Dilma, defende o PT, seu programa,um Brasil para todos,pessoas que estudam, trabalham,brasileiros. Tulymar Costa

  4. Anonymous Postado em 15/Oct/2010 às 11:05

    Não tenho dúvida de que temos a frente dois modelos de Estado muito distintos: um, o do Lula e que se dará sequencia num governo Dilma, universalista,para todos e outro, apoiado amplamente pela grande imprensa e elites brasileiras que é o do PSDB, do Serra. Fico indagando como é possível as pessoas esquecerem o que foi a Era FHC e que pode retornar com um governo do PSDB? Hoje fico mais feliz, por termos construído, no governo Lula, uma identidade de povo, de Brasil lá fora que não mais me envergonha. Somos um povo que não diz mais amém, como sempre fizeram as elites desse país. E isso nos deu mais dignidade e respeito. Não podemos colocar em risco tudo isso que se conquistamos nesse 8 anos.
    Maria