Luis Soares
Colunista
Política 23/Set/2010 às 19:18 COMENTÁRIOS
Política

Filme sobre Lula é indicado para representar Brasil no Oscar

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 23 Set, 2010 às 19h18
O filme Lula, o Filho do Brasil, do diretor Fábio Barreto, foi escolhido nesta quinta-feira (23), por unanimidade, para representar o Brasil na disputa por uma das vagas da categoria de melhor filme estrangeiro do Oscar 2011, o prêmio mais conhecido do cinema mundial. A decisão foi anunciada na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
 
O filme foi escolhido por uma comissão de nove pessoas: quatro membros da Academia Brasileira de Cinema, uma instituição da sociedade civil, dois membros da Agência Nacional de Cinema (Ancine), dois indicados pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e um indicado pelo gabinete do ministro da Cultura.

Para a categoria de melhor filme em língua estrangeira, o Brasil disputará uma vaga com produções de 95 países. A festa de entrega do Oscar está marcada para o dia 27 de fevereiro de 2011. Os filmes que vão concorrer à premiação serão anunciados no dia 25 de janeiro.

Para o presidente da Academia Brasileira de Cinema, o cineasta Roberto Farias, a atriz Glória Pires, que interpreta no filme a mãe do presidente Lula, dona Lindu, pode até ter chances de concorrer ao prêmio de melhor atriz. Para ele, a escolha feita pela comissão não foi motivada pela situação política. “Nossa posição não tem nenhuma ligação política. Lula é uma estrela aqui e fora daqui, internacionalmente conhecida”, disse Farias, por meio de nota distribuída pelo Ministério da Cultura.

“O filme tem grandes chances, o Brasil está em um momento de visibilidade internacional. Isso vai somar e o Oscar gosta disso. A gente está num momento em que estão interessados em nosso país”, disse Newton Cannito, secretário de Audiovisual do Ministério da Cultura, à Agência Brasil.

Segundo ele, por se tratar de um filme de apelo emocional, o Brasil pode ter chances de concorrer ao prêmio e até de ganhar a disputa. “Temos um filme emotivo, bem construído dramaticamente, no estilo em que os americanos compreendem. Acho que eles podem se interessar. Temos grandes esperanças de concorrer e ganhar”, afirmou.

Lula, o Filho do Brasil conta a história pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – interpretado por Rui Ricardo Diaz – desde o nascimento em 1945 até a chegada à presidência da República em 2002.

Também participaram da disputa as seguintes produções: As Melhores Coisas do Mundo, A Suprema Felicidade, Antes que o mundo acabe, Bróder, Carregadoras de Sonhos, Cabeça a Prêmio, Cinco Vezes Favela, Agora Por Nós Mesmos, Chico Xavier, É Proibido Fumar, Em Teu Nome, Hotel Atlântico, Nosso Lar, Olhos Azuis, Ouro Negro, O Bem Amado, O Grão, Os Inquilinos, Os Famosos e os Duendes da Morte, Quincas Berro D’água, Reflexões de um Liquidificador e Sonhos Roubados.
 
Agência Brasil

COMENTÁRIOS