Luis Soares
Colunista
Política 16/Set/2010 às 18:46 COMENTÁRIOS
Política

Diap divulga novo prognóstico para eleição

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 16 Set, 2010 às 18h46

O Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) publicou em sua página na internet (www.diap.org.br) um novo prognóstico para as eleições à Câmara federal, feito com base em informações qualitativas e quantitativas. Em sua segunda versão, o estudo prevê que o PT poderá eleger a maior bancada, com até 110 deputados, superando o PMDB.
 
O levantamento considerou, basicamente, seis aspectos: 1) desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados), 2) trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições), 3) os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes), 4) coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente), 5) apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal), e 6) pesquisas eleitorais.

A metodologia adotada, com intervalo entre um número mínimo e máximo de vagas por partido, decorre, entre outros, de dois aspectos: 1) as coligações, e 2) o quociente eleitoral, que pode alterar significativamente o desempenho eleitoral das bancadas.

Desse modo, os partidos coligados podem ganhar ou perder vagas para seus parceiros, assim como a exigência de quociente eleitoral pode deixar fora da Câmara candidatos com excelente desempenho em face de o seu partido não ter ultrapassado a cláusula de barreira.

O estudo do Diap, elaborado sob a coordenação do analista político e diretor de Documentação, Antônio Augusto de Queiroz, cuja íntegra será disponibilizada nos próximos dias na página do órgão na internet, inclui também os nomes dos candidatos com chance de eleição.

Veja abaixo, o quadro comparativo com a previsão para a futura Câmara segundo dados do Diap e das consultorias Patri e Arko Advice. 

                    

COMENTÁRIOS