Luis Soares
Colunista
Política 24/Ago/2010 às 20:04 COMENTÁRIOS
Política

O Globo contra o IPEA: a farsa continua

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 24 Ago, 2010 às 20h04
O jornal ‘O Globo’ segue em sua campanha contra o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Depois de ver fracassado seu intento de produzir uma matéria contendo ataques falsos à Instituição, no último domingo, o jornal, pelas mãos da repórter Regina Alvarez, busca o auxílio de universitários ligados ao PSDB e ao DEM para seguir com suas investidas.
Como se sabe, ‘O Globo’, dizendo querer ouvir o “outro lado” namatéria do final de semana, enviou extenso questionário em tomprepotente para a diretoria do órgão. Visando evitar que as respostasfossem manipuladas ou distorcidas, o IPEA resolveu publicar a íntegrade seus argumentos e fatos no site www.ipea.gov.br desde a noite desexta-feira passada.

No domingo, ‘O Globo’ produziu uma matéria vazia, mas cheia deafirmações e conclusões sem comprovação. A matéria tinha um pontopositivo: divulgou que o Ipea teria dado respostas ao jornal em seusitio. O número de visitas à página do IPEA, por sua vez, aumentouexponencialmente.

Volta à carga

Nesta terça, o jornal carioca tenta voltar à carga. Em matériaintitulada “Especialistas criticam interferência no Ipea”, a mesmaRegina Alvarez consulta os economistas Regis Bonelli e Paulo Rabello deCastro, ambos militantes da oposição ao Governo e ardentes defensoresdas privatizações dos governos de Fernando Henrique Cardoso.

Logo de cara, a matéria, citando palavras de Bonelli, assegura que “Osatuais desvios de finalidade e a interferência política no Instituto dePesquisa Econômica Aplicada (IPEA) comprometem a imagem da instituição,que se manteve como organismo de Estado em todos os governos”. Mais nãodiz. O curioso é que nunca o IPEA teve tanta credibilidade não apenasentre os setores empresariais e acadêmicos, mas também – e esta é anovidade – entre setores do movimento sindical e social.

O Globo vai adiante. A jornalista ouviu duas fontes universitárias etambém um parlamentar, Valter Feldman, do PSDB-SP. Não deu lugar aopropalado “outro lado” . O IPEA não foi consultado dessa vez.

Segundo o texto, a opinião de Bonelli “reflete a opinião e o sentimentode outros pesquisadores, que preferem se manter no anonimato por temora represálias”. Assim, em um “furo internacional”, ‘O Globo’ revela quehá “represálias” internas no IPEA. Em qualquer redação do mundo issoseria pauta das mais quentes. Não na reportagem de ‘O Globo’, na qualnada de concreto aparece. A matéria revela apenas o empenho dajornalista em defender as idéias daqueles que pagam o seu salário. Asmencionadas represálias e perseguições nunca foram comprovadas, apenasexistem nos factóides que caracterizam o diário.

Desinformado

O economista Paulo Rabello de Castro, por sua vez, é o típicoentrevistado que parece estar totalmente desinformado. Convidado aopinar, ele dispara: “O IPEA precisa retornar às pesquisas de fôlegoque deixou de fazer: análises sobre emprego, distribuição de renda,competitividade da economia”. Ainda segundo o universitário, “caberiaao Instituto fazer um estudo aprofundado sobre a produtividade desegmento e ações do setor público, assim como uma análise efetiva eaprofundada da conjuntura internacional, que pode surpreender ogoverno”. E finaliza: “A produção atual é rala e superficial. Raramentealguma coisa impressiona”.

Rabelo de Castro deve ser muito ocupado ou provavelmente está semacesso à internet. Se antes de responder tivesse se dado ao trabalho deconsultar a página do IPEA, veria a profusão de pesquisas justamentesobre os temas que arrola.

Defensores do desmantelamento do Estado e da passagem das funçõespúblicas de seus órgãos para a esfera privada, Bonelli, Rabello deCastro e Feldman se tornaram, da noite para o dia, ardorosos defensoresdo Estado.

Aparentemente, “O Globo” e suas fontes não sabem o que fazer com outraspesquisas. Não são as do IPEA, mas as eleitorais, que mostram aprevisível derrocada de seu candidato em 3 de outubro. Perderam alinha. A baixaria, provavelmente, só vai aumentar. E outrosuniversitários, conhecidos da grande mídia, serão chamados a ajudar ‘OGlobo’. A tarefa inglória: o candidato José Serra vai caindo como umbalão que apagou.

Tiro na água

Na página do IPEA, vale a pena o leitor conferir a pergunta que “OGlobo”, para apimentar a sua matéria do último domingo, fez sobre acontratação de jatinhos pela Instituição. Confiram a pergunta e aresposta.

Fogo amigo ou inimigo?

Um dos universitários consultados na matéria de hoje de ‘O Globo’, queatacou a Instituição, recentemente foi contratado para produzir estudoque servirá de base para uma das mais importantes publicações que oIPEA 

Carta Maior

COMENTÁRIOS