Luis Soares
Colunista
Política 23/Ago/2010 às 16:03 COMENTÁRIOS
Política

Eleitor 2010, a patrulha eleitoral

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 23 Ago, 2010 às 16h03

O projeto mal saiu da etapa alfa e ainda está no que os internautas mais experientes chamam de fase beta, mas já recebeu 180 denúncias de violações da lei eleitoral feitas por brasileiros de todas as regiões do país.
O site Eleitor 2010é a primeira experiência brasileira de monitoramento eleitoralpraticado de forma autônoma pelos próprios eleitores. Até agora, amaior parte das denúncias está vinculada à pratica do spam eleitoral, o envio de mensagens não autorizadas pelo receptor, contendo propaganda de candidatos.
O site publicou denúncias de internautas sobre a venda pelo Twitter de listas com até 40 mil nomes de eleitorespara serem usadas por candidatos nas eleições de outubro. A leieleitoral proíbe a venda e cessão de cadastros para uso por candidatose partidos.
Mas há comunicadosinteressantes como o feito por um morador da cidade de São Luís,capital do Maranhão, revelando que a igreja evangélica Casa da Bençãooferece os votos de três mil fiéis aos candidatos locais em troca daquilo que o pastor local chama de “possível apoio”, um eufemismo para recompensa financeira. 
O projeto do Eleitor 2010 foi criado por dois jornalistas brasileiros com base no software Ushahidi, usado recentemente em monitoramento eleitoral na Índia, México e Moçambique. Paula Goes e Diego Casaes desenvolveram o projeto com o apoio do programa Global Voices, uma rede mundial de 300 blogs criada em 2004 por dois jornalistas americanos vinculados ao Berkman Center, da Universidade Harvard.
Ainda de forma tímida, o Eleitor 2010 sinaliza uma importante mudança no comportamento dos eleitores,à medida em que entramos mais fundo na era digital. De uma atitudepassiva, os eleitores começam a dar sinais de que seu protagonismo nãose limitará apenas ao voto, mas se estenderá ao patrulhamento dacampanha e da votação.
Coloca também a imprensa diante de um novo desafio,o de verificar as denúncias publicadas nos sites de monitoramentoeleitoral. Até agora os jornais tinham um virtual monopólio napublicação das violações e atentados às leis eleitorais. Agora, elespassam a ter que funcionar como observadores dos blogs — o chamado gatewatching (observação do que sai publicado), no jargão jornalístico na web.
É mais um sintoma deuma seqüência de mudanças que estão sendo provocadas pela maiorparticipação dos cidadãos por meio da internet e da web. Amultiplicação de sites preocupados com a transparência dos negócios públicose privados está obrigando os governos e empresas a revisarem suasestratégias de relacionamento com os contribuintes e consumidores.
No caso eleitoral, as mudanças começaram com a introdução da urna eletrônica que, segundo cálculos do cientista político Jairo Nicolau, um especialista em processos eleitorais, incorporou 10 milhões de eleitores só na primeira grande votação digitalizada realizada no país, em 1998.
A fraude foi reduzida a níveis mínimos, virtualmente acabando com o fenômeno do coronelismo eleitoral,embora a urna ainda esteja sujeita a dúvidas sobre a suaconfiabilidade. Aqui no Brasil, a mídia praticamente sepultou todas asrestrições levantadas no exterior, inclusive nos Estados Unidos,especialmente as referentes à impressão de um recibo de voto para oeleitor.
Agrande mudança começa quando o eleitor descobre sua capacidade deinterferir no processo de votação, muito além do ato de apertar umbotão numa urna eletrônica.  
Carlos Castilho

COMENTÁRIOS