Luis Soares
Colunista
Política 12/Ago/2010 às 17:27 COMENTÁRIOS
Política

Dilma tem mais audiência que Serra e Marina no Jornal Nacional

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 12 Ago, 2010 às 17h27
A edição do Jornal Nacional desta quarta-feira (11), com a entrevista do candidato José Serra (PSDB), obteve 32 pontos de audiência, segundo dados preliminares aferidos pelo Ibope na Grande São Paulo em tempo real. No horário, o porcentual de televisores sintonizados na Globo dentro do universo de aparelhos ligados, foi 48%. Cada ponto de audiência na região corresponde a 56 mil domicílios.
A audiência ficou um ponto abaixo da alcançada, na segunda-feira, pela sabatina da candidata Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando. A prévia de audiência da edição do JN na segunda-feira, quando Dilma foi entrevistada, foi de 33 pontos e 50% dos televisores da Grande São Paulo.

Na terça-feira (11), a audiência média do Jornal Nacional na entrevista de Marina Silva (PV), na prévia, foi de 30 pontos. O porcentual de aparelhos ligados na Globo foi de 48%.

Os candidatos tiveram aproveitamento diferente nas entrevistas. Dos três, Marina Silva foi quem falou durante mais tempo: por 9 minutos e 14 segundos. Serra falou durante 8 minutos e 58 segundos, enquanto Dilma ocupou 8 minutos e 42 segundos com suas respostas.

Proporcionalmente, o aproveitamento dos candidatos foi quase igual, entre 70% e 72% do tempo da entrevista. Mas variou, em valores absolutos, porque o tempo total das entrevistas foi diferente. A conversa com Dilma durou 12 minutos e 24 segundos; a com Serra, 12 minutos e 41 segundos, e a com Marina, 13 minutos.

Os dois candidatos de oposição também deram mais respostas, diversificando a pauta da entrevista. Dilma fez nove intervenções, contando a mensagem final. Marina fez 11, e Serra, 14. Os apresentadores William Bonner e Fátima Bernardes tentaram controlar as falas dos entrevistados e os interromperam várias vezes. Mas a reação dos candidatos foi diferente, produzindo resultados distintos sobre o tempo total da entrevista.

Primeira a participar do programa, na segunda-feira, Dilma foi interrompida 15 vezes pelo casal de entrevistadores. Dilma parou suas respostas na maioria das vezes, ou entrou em discussões pontuais com Bonner. O jornalista chegou a ser contido por Fátima em um dos embates com a entrevistada.

Marina sofreu menos interrupções, mas não foram poucas: nove vezes. A candidata do PV não parou de falar quando foi interrompida nas primeiras vezes. Apenas depois de várias tentativas, Bonner insistiu a cortou a fala de Marina, mas acabou dizendo que “devolveria” 30 segundos a ela, pela interrupção. Por isso, foi a entrevista mais longa das três.

Equívocos

Último a ser entrevistado, Serra, na maior parte do tempo, olhou diretamente para o telespectador. Marina, por exemplo, nos nove primeiros minutos de entrevista olhou apenas para os entrevistadores. O tucano também se preocupou em sorrir mais.

Foi interrompido 12 vezes, mas foi mais conciso nas respostas. Dilma, por exemplo, gastou mais de 1 minuto em 5 de suas 9 respostas. Respondendo quase sempre em menos de 1 minuto, Serra acabou falando sobre mais temas do que as adversárias. Apenas nas considerações finais, Serra demorou demais e não conseguiu concluir seu discurso.

Agência Estado

COMENTÁRIOS