Luis Soares
Colunista
Política 23/Jul/2010 às 17:58 COMENTÁRIOS
Política

Eleições legislativas

Luis Soares Luis Soares
Publicado em 23 Jul, 2010 às 17h58
São números grandiosos. A Justiça Eleitoral divulgou que nas próximas eleições estarão aptos a votar 135.804.311 brasileiros (se não me enganei na soma). Escolherão entre 20.839 candidatos a presidente, governadores, senadores (dois por Estado), deputados federais e deputados estaduais.
A atenção se concentra, como é natural, na maior das disputas, que é polarizada por duas candidaturas presidenciais. Em cada Estado, as eleições majoritárias para governadores e senadores se destacam (havendo a possibilidade de segundos turnos para os governadores).

Neste aluvião de números e preocupações quero ressaltar a importância das eleições para as casas legislativas, em especial para a Câmara de Deputados, com cerca de 5.700 candidatos em todo o país.

O próprio presidente da Câmara e candidato a vice-presidente Michel Temer, declarou ao jornal Valor Econômico que “quem tiver a maior bancada terá mais presença no governo” e isto é uma grande verdade. As futuras bancadas partidárias em Brasília reforçarão o peso dos partidos na condução futura do País e serão vitais para o encaminhamento de todas as grandes questões decisivas.

João Guilherme Vargas

COMENTÁRIOS