Redação Pragmatismo
Política 12/Mai/2010 às 15:36 COMENTÁRIOS
Política

Hipocrisia Eleitoreira

Publicado em 12 Mai, 2010 às 15h36

A Câmara aprova 7,7% aos aposentados e o fim do fator previdenciário

Rodrigo Martins

Na terça-feira 4, a Câmara aprovou um reajuste de 7,7% para os aposentados que ganham mais de um salário minimo e o fim do fator previdenciário, que retarda as aposentadorias precoces. O resultado da votação representa grande dor de cabeça para o governo, que havia editado uma medida provisória, em vigor desde janeiro, fixando um aumento de 6,14% nas aposentadorias.

Líder do governo na Câmara, o deputado Cândido Vaccarezza ficou isolado na defesa de um reajuste de até 7%, o teto máximo que o governo considera “aceitável”. De olho nas eleições, tanto parlamentares de partidos da oposição como os da bancada governista votaram a favor do reajuste maior. O próprio PT liberou seus deputados para votar como bem entendessem.

Pelos cálculos de Vaccarezza, a decisão acarretará num rombo de 15 bilhões de reais nas contas da Previdência em 2010. Agora, os governistas têm a tarefa de modificar a medida provisória no Senado. Caso o texto seja aprovado como está, caberá a Lula o ônus de vetar o reajuste maior, como antecipou o ministro Paulo Bernardo, pouco antes da votação na câmara.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS