Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Política 18/May/2010 às 10:07
1
Comentário

Ficha Limpa?

CartaCapital

Freio na Hipocrisia

Correspondência enviada pelo deputado Chico Alencar (PSOL-RJ):
“Você não imagina o festival de ‘autoelogios’ aqui na Câmara, depois da aprovação do ‘Ficha Limpa’. Sim, acabou sendo um raro momento de encontro do Parlamento com a demanda popular, mas o nosso sistema continuará corrompido, enquanto uma reforma substantiva não vier.
Ouvi aqui: ‘Começou a acabar a corrupção e agora o Brasil só terá eleições limpas’.
Não é bem assim. O controle preliminar dos partidos, que quase não há e, em especial, a atenção do eleitor com o voto qualificado, continuam sendo imprescindíveis.
Muitos ‘fichas escondidas’ sujíssimas, continuarão sendo candidatos e, agora, com um aval irreal de chapas partidárias supostamente acima de qualquer suspeita. Só quem pode tirá-los dali é o voto consciente.
Duvido que não deem candidatura a Maluf, Roriz, Jader et caterva. De toda forma, o projeto aprovado deixa um dado positivo: o reconhecimento de que a pressão popular organizada é capaz de vencer a resistência dos que só legislam em causa própria”.
.

Comentários

  1. Aline Santos Postado em 19/May/2010 às 14:06

    É aí que vem a parte mais difícil: o voto consciente. Em dias que a educação é precária ou privatizada e a mercê de interesses pessoais; a mídia mais acessível a todos seleciona cautelosamente (de acordo com suas "amizades") as notícias que dará...

O e-mail não será publicado.