Redação Pragmatismo
Lula 05/Abr/2010 às 20:31 COMENTÁRIOS
Lula

Lula é segundo governante mais bem avaliado do continente, diz levantamento

Publicado em 05 Abr, 2010 às 20h31

Após mais de sete anos no poder, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o segundo governante mais popular das Américas, atrás apenas do presidente salvadorenho, Maurício Funes, segundo dados coletados pela consultoria mexicana Mitofsky.

Como em quase todo seu mandato, que já está acabando, [Lula] aparece no grupo dos mais bem avaliados”, afirma o relatório divulgado neste domingo (4), destacando que o presidente brasileiro tem 76% de aprovação após 88 meses no governo.

O primeiro da lista, Maurício Funes, tem hoje 83% de aprovação, um ano após ter sido eleito para o cargo, que assumiu em junho de 2009.

Em seguida, com avaliação “alta”, aparecem os presidentes Ricardo Martinelli (Panamá), Evo Morales (Bolívia), Álvaro Uribe (Colômbia) e Leonel Fernandez (República Dominicana).

Com 48% de popularidade, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está entre os líderes de aprovação “média”, ao lado do mexicano Felipe Calderón e do paraguaio Fernando Lugo.

Álvaro Colom (Guatemala), Oscar Árias (Costa Rica) e Rafael Correa (Equador) registraram avaliação “baixa”. No pé da lista, com popularidade em 35%, está a presidente Cristina Fernandez de Kirchner (Argentina), que agora deixou o último lugar.

Os governantes com maiores índices de desaprovação são os presidentes Alan Garcia (Peru) e Daniel Ortega (Nicarágua), e o premiê Stephen Harper (Canadá), que dividem o último lugar da lista, com 26% de avaliações positivas.

A maior queda desde o último levantamento foi sofrida pelo panamenho Martinelli, que assumiu o poder com altíssimos 91%, e hoje está com 69% de aprovação.

Segundo as informações da consultora Mitofsky, a popularidade média dos chefes de governo americanos caiu três pontos percentuais desde dezembro de 2009, atingindo a marca de 51% em março de 2010. Em dezembro de 2003, quando foi feito o primeiro levantamento desse tipo, a média de aprovação era de 38%.

A consultoria mexicana elabora os rankings de popularidade a partir de levantamentos feitos por ela mesma e por outros institutos de pesquisa.

Esse tipo de avaliações são apenas uma forma de medir o trabalho realizado por cada um dos presidentes ou primeiro-ministros e que podem ou não mostrar totalmente a eficiência e os sucessos de suas administrações”, afirmam os autores do levantamento no relatório divulgado.

Por falta de dados, alguns governantes não foram incluídos no levantamento, entre os quais o venezuelano Hugo Chávez, o hondurenho Porfírio Lobo, o chileno Sebastián Piñera e o uruguaio José Mujica.
Confira a lista:

1 – Mauricio Funes (El Salvador) ———————– 83%
2 – Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil) ————–— 76%
3 – Ricardo Martinelli (Panamá) ———————- 69%
4 – Evo Morales (Bolívia) —————————- 66%
5- Álvaro Uribe (Colômbia) ———————— 63%
6 – Leonel Fernández (República Dominicana) 57%
7 – Felipe Calderón (México) —————- 53%
8 – Fernando Lugo (Paraguai) ———— 50%
9 – Barack Obama(Estados Unidos) —– 48%
10 – Álvaro Colom (Guatemala) ——— 43%
11 – Óscar Arias(Costa Rica) ———– 42%
12 – Rafael Correa (Equador) ——— 41%
13 – Cristina Kirchner (Argentina) — 35%
14 – Stephen Harper (Canadá) —— 26%
15 – Alan Garcia (Peru) ————– 26%
16 – Daniel Ortega (Nicarágua) — 26%

UOL notícias

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS