Luis Soares
Colunista
Compartilhar
Lula 07/Dec/2009 às 11:59
6
Comentários

Por que FHC se preocupa tanto com Lula?

fhc lula psdb pt esquerda direita

Por que Fernando Henrique Cardoso, tão intelectual e autosuficiente, se preocupa tanto com Lula? O petista, simplesmente, faz a parte que lhe coube na história do país. Se ele chegou à presidência foi porque as regras vigentes permitiram. O príncipe da Sociologia, em permanente crise de identidade, não encontra, nas críticas que faz ao atual governo, a coerência que deveria ser natural num homem que se envaidece com os títulos que possui.

Como levar a sério um intelectual que, depois de tantos ataques ao governo, procura usufruir dos êxitos do mesmo, lembrando os programas sociais e a política econômica? Qualquer pessoa de entendimento médio sabe que, no Brasil, não há espaço para rupturas em qualquer segmento da administração pública. Assim, as políticas adotadas têm que ser aprimoradas, de governo para governo, jamais destruídas.

Desse modo, parece desproposital que um cientista político fique oscilando entre duas vertentes que, em essência, são convergentes. A vaidade pessoal acaba ofuscando a frieza do estudioso, a ponto de ele indagar: “Que diferença existe entre o meu governo e o do Lula?”

A diferença, FHC, está em Lula, que é o único elemento realmente novo que apareceu na política brasileira nos últimos tempos.

*Luis Soares é escritor, colunista e editor de Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Fábio Rodrigues Postado em 07/Dec/2009 às 19:52

    Luis,

    Boa noite.

    Claro que o FHC fica doente com o sucesso do governo Lula.

    Como pode um retirante nordetisno, ex-metalúrgico e sindicalista fazer um governo 10.000 vezes melhor que o "sociólogo intectual"!

    Quem ganha com o êxito do Governo Lula não é apenas o próprio presidente, mas principalmente a população mais pobre, mais humilde.

    Nunca na história do país houve um Bolsa Família, um programa Luz para Todos, um ProUni, um Brasil Sorridente, um Pronaf, um Minha Casa Minha Vida, um PAC, pagamento da dívida para o FMI e mais agora, até empréstimo para o FMI. Tudo isso e muito mais ...

    Trazendo uma nova lógica para nossa sociedade, o pobre também é merecedor de dignidade, e não de farsa eleitoreira. O povo merece mais que esmola, merece trabalho digno, renda justa, lazer de verdade, moradia decente, energia popular, alimentação balanceada.

    O povo pobre não se deixa iludir pela velha mídia (TV e rádio). O povo humilde também quer fazer parte da história como atores principais. A manipulação eleitoral estar perdendo espaço. E isso é muito bom.

    Um novo país estar crescendo, um país verdadeiramente de todas e todos brasileiros.

    Abraço fraterno,

    www.BlogdoFabioRodrigues.com.br

  2. thyago Postado em 08/Dec/2009 às 00:40

    se eu tenho certeza de algo e de que no minimo o Lula deve ter lido o livro do FHC por que esta fazendo tudo o que ele pregava em seus textos, porem a pessoa de Lula se tornou mais do que apenas o presidente do Brasil, se tornou um icone na economia mundial, sendo convidado nos foruns e debates, reuniões com os mais poderosos da economia mundial, o que antes não era pensado sobre o nosso pais, isso deixaria não só FHC mais todos os que passaram pela presidencia preocupados!

    Lula não apenas um homem, um mito!
    pernambucano como eu.

  3. Itamar (japa) Postado em 08/Dec/2009 às 01:12

    Para o desespero de FHC e similares a cada dia que passa Lula se torna mais popular, mais "destacado" no mundo, Lula é o melhor da história deste país coisa que nunca eles iam imaginar...

  4. Eric Postado em 08/Dec/2009 às 19:49

    Apesar das políticas econômicas serem praticamente as mesmas, o aspecto social do Lula é mais explorado. Já há alguns meses estamos tendo de aguentar o maldito tucano velho em tudo que é canto!

  5. revolutas Postado em 10/Dec/2009 às 00:00

    FHC tem o orgulho ferido pq um "analfabeto" fez mais e tem aprovação muito maior do que ele, intelectual renomado. Seus diplomas acadêmicos de nada valeram na hora de governar o país e não é por menos que o seu próprio partido tenta o esconder hoje a todo custo.

  6. Danielle Oliveira Postado em 13/Dec/2009 às 08:17

    Muito interessante o seu blog.. bem original. Já estou seguindo!
    Bjo